Entenda
Warren Buffett está traindo seus princípios ao investir no Nubank?
Buffet segue o value investing, estratégia de longo prazo que foca em empresas "baratas" em relação a seu valor intrínseco, com boa geração de caixa.
Mas essa filosofia clássica não se aplica ao Nubank, banco digital no qual Warren Buffet aportou US$ 500 milhões.
A empresa operou no vermelho desde sua fundação, em 2013, e registrou o primeiro resultado positivo no primeiro trimestre de 2021 - um modesto lucro de R$ 6,8 milhões.
O Nubank, assim como outras empresas com forte apelo tecnológico, não caem bem no value investing de Buffett, porque queimam caixa para crescer. Então por que Buffett investiu na fintech?
Noberto Zaiet, sócio da gestora Picea Value Investors, explica que o "value investing é uma teoria que não ficou parada no tempo". Veja a explicação no próximo slide.
"Em qualquer setor da economia, os intangíveis começam a ter mais valor. Assim, a estratégia do value investing está se adaptando para acompanhar essa evolução".
Com Buffett aos 90 anos, e seu sócio, Charlie Munger, aos 97, a geração mais ortodoxa de value investors está prestes a se aposentar.
Um outro fator que pesa
Na última reunião da Berkshire Hathaway, Buffett anunciou ter um sucessor em mente. Assim, é de se imaginar que a voz da nova geração tenha mais peso nas decisões.
PASSANDO O TRONO
LEIA MAIS NO SEUDINHEIRO.COM
Webstory: Caio Nascimento
Reportagem: Larissa Vitória
O site que ajuda você a investir de maneira inteligente.
Siga o nosso Instagram Leia a reportagem completa Veja outros webstories todos os direitos preservados