Três coisas que você precisa ter em mente para continuar lendo este conteúdo: a ação da qual vamos falar é uma das melhores da bolsa atualmente, ela está muito barata e tem tudo para subir 50% no longo prazo.
Trata-se de um dos maiores conglomerados de infraestrutura da América Latina, com diversos ramos de atuação: energia, gás, logística, distribuição de combustíveis, lubrificantes e até mineração.
E o mais interessante: uma empresa com essa capilaridade está sendo negociada a um múltiplo de 10x seu lucro estimado para os próximos 12 meses, o que mostra um desconto de 20% da sua média histórica de 5 anos, que é 13x. Mais adiante você receberá alguns spoilers sobre a ação. Prepare-se: são números impressionantes.
Mas já adianto para quem só está de olho em dividendos: a empresa que descrevemos aqui não é reconhecida por ser uma pagadora de proventos extraordinários, apesar de ser uma boa geradora de caixa. Mas existe um bom motivo: a excelência na alocação de capital.
Ao longo de sua história, a companhia soube bem como usar o fluxo de caixa de suas subsidiárias para fazer novas aquisições por preços atrativos, o que tem se traduzido em uma criação de valor fantástica para os acionistas.
Para você ter uma noção, com uma gestão competente, ela cresceu 10 vezes nos últimos 10 anos, o que reflete no bolso dos investidores: o retorno anual médio nestes últimos 14 anos com o papel foi de 21%, contra pouco menos de 9% do Ibovespa.
Mas agora você pode estar pensando: lucros passados não são garantia de rentabilidade futura. Você está certíssimo. Afinal, é do seu dinheiro que estamos falando. Por isso, vamos para mais alguns detalhes que fazem os analistas da Empiricus, Fernando Ferrer, Larissa Quaresma e Richard Camargo, acreditarem no potencial de alta dos papéis.
Para Ferrer, trata-se de um case com uma grande margem de segurança. Para definir isso, o valuations da companhia foi definido por uma técnica conhecida como “soma das partes”, visto que trata-se de um conglomerado dono e/ou acionista relevante de alguns grupos gigantescos.
Se você é um dos que está pensando: “ah, mas isso é besteira. Por que vocês não revelam logo qual é a ação?”. Simplesmente porque nos preocupamos com o seu patrimônio e não vai ser em um conteúdo rápido como esse que vamos conseguir colocar todas as informações necessárias para tomar uma decisão tão importante de investimento. Estamos dispostos a te dar um relatório completo de graça para que você possa ter consciência de todos os fatos.
E se você é dos que pensam que agora não é o momento de comprar, dada a instabilidade dos mercados, é importante dizer que quem faz market timing na busca pelo momento em que ‘o pior já passou’, pode perder uma chance de ouro, já que quando a turbulência estiver no passado os patamares de preço não serão tão atrativos. É a máxima do mercado: compre ao som de canhões.