O pior do covid já passou…
Para o fundador da Microsoft, os piores efeitos do coronavírus já desapareceram à medida que grandes faixas da população global ganharam algum nível de imunidade. Ele também afirma que “a gravidade [da doença] também diminuiu com a última variante, a Ômicron”.
A humanidade foi extremamente lenta no combate ao coronavírus...
Além disso, Gates acredita que o próprio vírus foi o grande responsável pela diminuição da letalidade. Na visão dele, isso se deu pois, após a infecção de uma certa parcela da população, atingiu-se a chamada “imunidade de rebanho”.
O vírus fez um trabalho melhor em chegar à população mundial do que as vacinas. A chance de doença grave, que está principalmente associada a ser idoso e ter obesidade ou diabetes, esses riscos agora são drasticamente reduzidos por causa dessa exposição à infecção
"
"
Até porque Gates enxerga que já é tarde para bater a meta de vacinar 70% da população global ainda em 2022. Porém, de acordo com dados da OMS, cerca de 61% das pessoas no mundo já tomaram ao menos uma dose.
É tarde para vacinar a maioria das pessoas?
A humanidade precisa se preparar para a próxima pandemia
“Da próxima vez que tentarmos fazer isso, em vez de dois anos, devemos fazer mais seis meses. O custo de estar pronto para a próxima pandemia não é tão grande. Não é como as mudanças climáticas. Se formos racionais, sim, da próxima vez pegaremos mais cedo.”