O que é ETF? No meio da sopa de letrinhas do mercado financeiro, esta é uma sigla de 'Exchange Traded Funds'. Na prática, são fundos de investimento, que buscam seguir um determinado índice, negociados em bolsa. Como exemplo de ETF, podemos observar o BOVA11, um fundo que busca replicar o IBOVESPA (índice das ações da bolsa brasileira).
No universo dos criptoativos, temos alguns exemplos desses fundos, como o CRPT11, que busca índice ‘Teva Criptomoedas Top20’, um nome auto explicativo. O surgimento deste tipo de fundo causou certa comoção no meio dos entusiastas, com alegações de não serem aplicações em cripto ativos de verdade.
Para a aquisição de criptoativos há a necessidade de se localizar a exchange que o opere, abrir uma conta, aprender a como operacionalizar a plataforma, transferir os fundos e adquirir o bem. Por mais simples que pareça, a interface não é amigável para pessoas “comuns”.
Mesmo assim, os fundos não escaparam do banho de sangue que o mercado está vivendo. Assim como o mercado, os ETFs estão em queda vigorosa. Por isso, o Seu Dinheiro conversou com Cauê Mançanares, CEO da Investo, para entender se os fundos de índice serão capazes de sobreviver após a tormenta. Clique no link a seguir e veja a entrevista completa: