A declaração de imposto de renda pode resultar tanto em pagamento quanto em restituição para o contribuinte. Então, se você pagou mais imposto que deveria e agora tem dinheiro a receber, nós explicamos aqui como funciona a restituição.
O calendário de restituição do imposto de renda obedece à ordem de processamento das declarações. Ou seja, quanto mais rápido você enviar a sua declaração, mais rápido recebe o dinheiro de volta. Mas tem um porém…
Caso você precise enviar a declaração retificadora, sua ordem de prioridade na lista de restituição é alterada e você retorna ao fim da fila. Nesse caso, o prejuízo não é tão grande, já que o valor da restituição é reajustado com juros e rendimento da Selic mês a mês. Veja a seguir como isso funciona:
As restituições são pagas em 5 lotes, um a cada mês, com início em maio. Assim, o primeiro lote recebe o valor restituído mais juros de 1%. Nos meses seguintes, o valor é somado aos juros de 1% e ao rendimento da Selic desde maio. Por exemplo…
Ao entregar a declaração, você pode optar pelo modelo simplificado ou pelo modelo completo. O simplificado é mais vantajoso se os 20% de desconto na base de cálculo do IR for inferior às despesas dedutíveis - gastos como educação e saúde - que você declarou. Por outro lado…