Desde 7 de março, a Receita Federal está recebendo a declaração do imposto de renda 2022. Se você ainda não entregou a sua e está com medo de não dar tempo, veja aqui o prazo final, as consequências de entregar com atraso e as vantagens de entregar mais cedo. Acompanhe…
A entrega da declaração é obrigatória para quem recebeu mais de R$ 28.559,70 ao longo de 2021 e o prazo final para entrega da declaração é dia 29 de abril (sexta-feira). Contudo, você pode — e deve — entregar a sua antes do prazo. A seguir, nós explicamos o porquê.
Multa por atraso
Se você é obrigado a declarar o IR 2022 e perder o prazo ou deixar de declarar, terá que pagar uma multa entre R$ 165,74 e o correspondente a 20% do seu imposto devido. Mas nem tudo são má notícias: veja agora as vantagens de entregar a declaração antecipadamente.
Fila de restituição
Se você tiver restituição para receber da Receita Federal, os lotes de recebimento seguem a ordem de entrega. Portanto, quanto antes você entregar a sua, mais cedo pode receber dinheiro de volta. E não é só isso...
Declaração retificadora
Caso você envie sua declaração e perceba algum erro, é possível reenviar a declaração corrigida ainda dentro do prazo. Dessa forma, você evita a multa de atraso. Mas é importante salientar que, caso você esteja na fila da restituição e envie uma declaração retificadora, você volta para o final da fila.
É importante guardar recibos e notas fiscais, que devem conter nome, endereço, CPF ou CNPJ do prestador do serviço, identificação do responsável pelo pagamento e do beneficiário. A comprovação também pode ser feita com a indicação de cheque nominativo ao prestador do serviço.