O mercado bilionário e lucrativo da maconha legalizada na Bolsa
A cannabis legalizada é um investimento que está mudando a medicina e impactando diretamente a economia dos Estados Unidos
Mesmo que seja um mercado inexistente no Brasil, no exterior é uma indústria séria, com empresas listadas na bolsa e considerada uma das mais promissoras para a próxima década.
Esse ativo tem potencial de gerar mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.
Até 2021, o mercado mundial de cannabis deve ter um faturamento de US$ 55,9 bilhões
No começo do ano, as ações do setor tiveram uma alta de 75%, o que se deu pela eleição de Joe Biden, que flerta com a legalização, e a confirmação de um Congresso com maioria democrata, também a favor da erva
Para os investidores, esse é um sinal de que a pauta da legalização pode andar na escala federal, embora 30 estados já tenham legislações favoráveis.
A medida mais aguardada e que pode ser transformadora para o setor é o "Safe Banking Act", decreto que possibilitaria que empresas da indústria pudessem acessar serviços financeiros dos EUA.
Hoje, empresas do setor enfrentam uma série de restrições que limitam o acesso ao setor financeiro, o que causa impacto em posições contábeis.
Empresas do ramo não podem pedir empréstimos para crescer, consumidores não podem comprar com cartão de crédito, dentre outras limitações.
Se aprovada, a medida pode trazer um fluxo de dinheiro exponencialmente maior ao setor e valorizar de forma expressiva algumas ações da indústria.
Enquanto isso não acontece, os papéis ligados à cannabis seguem voláteis. E por isso, o investidor interessado deve pensar a longo prazo ao se expor.
Confira a rentabilidade de alguns ETFs de cannabis nos últimos 12 meses: - YOLO: 94,63% - MSOS 67,65% - CNBS 117,27% - POTX: 25,68%
No Brasil, você pode se expor em reais à maconha legalizada por meio de fundos de investimentos focados no setor, como os da Vitreo, XP Investimentos e do BTG Pactual.
LEIA MAIS NO SEUDINHEIRO.COM
Webstories: Beatriz Azevedo
O site que ajuda você a investir de maneira inteligente.