18 de novembro , 2022.
Seu Dinheiro
Nas últimas semanas o mercado financeiro vinha sonhando com o fim da política de covid zero na China, mas as notícias que chegam do gigante asiático mostram que essa realidade ainda está longe de ser alcançada.
Os novos surtos afastam a perspectiva de um alívio nas restrições impostas nos grandes centros industriais e financeiros da China, aumentando a preocupação dos investidores com o futuro da economia chinesa.
Enquanto boa parte do mundo ocidental passa por um aperto monetário, a economia chinesa ainda é amparada por medidas governamentais, já que os lockdowns frequentes desaceleram a atividade e colocam em risco a demanda por commodities.
Com isso, as empresas mais ligadas à economia chinesa — como as commodities metálicas, dominam as perdas do dia. Não é só isso. Além das produtoras de commodities, o dia também é de queda para as exportadoras.
O alívio no câmbio vem da melhora da perspectiva do mercado para o cenário fiscal, após o senador Tasso Jereissati (PSDB) apresentar uma alternativa ao texto da PEC de transição, com custos menores ao governo e reestruturação fiscal.