Assim, o dono do MEI segue os critérios comuns de obrigatoriedade em declarar o imposto de renda. Ou seja, ele precisa ter recebido uma renda anual tributável de mais de R$ 28.559,70 ou renda isenta superior a R$ 40.000,00. Sendo assim, veja o que é necessário ter atenção para declarar o imposto de renda como MEI...
No campo “Bens e Direitos”, categoria "03 - Participações Societárias", adicione sua empresa e o CNPJ, esclarecendo que se trata de um MEI. Depois, declare as parcelas isentas e tributáveis dos seus ganhos. Para isso, preste atenção nos seguintes detalhes…
A parcela isenta dos seus rendimentos, corresponde a um percentual de todos os ganhos de 2021. Nesse caso, 8% para empresas do comércio, indústria e transporte de carga, 16% para o setor de transporte de passageiros e 32% para o ramo de serviços. E não para por aí…
Por fim, o valor obtido é o que você deve declarar em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica'', incluindo o CNPJ e o nome do seu MEI nesse campo. Se você tiver um contador (é opcional), você pode pedir para ele fazer esta conta para você.