Existe uma forma mais barata para você comprar dólar. Estou falando de uma maneira ‘escapar’ de impostos absurdos na hora de adquirir não só a moeda norte-americana, como também o euro e outras divisas.
Há alguns anos, esse serviço era restrito somente aos endinheirados atendidos pelas áreas mais exclusivas das instituições financeiras.
Hoje, qualquer brasileiro pode ter acesso e ‘se dar bem’ com essas vantagens. Estou falando das contas em moeda estrangeira, que são serviços gratuitos que podem reduzir com força os custos do câmbio.
As contas globais são uma forma mais barata de comprar e fazer pagamentos em moeda estrangeira, quando comparadas com a compra de papel-moeda, cartões pré-pagos ou gastos em cartão de crédito internacional.
Isso porque essas contas digitais gratuitas utilizam a cotação comercial das moedas estrangeiras e estão sujeitas a um IOF de apenas 1,1%, a cotação utilizada normalmente é mais alta que a comercial; já no caso do cartão pré-pago, além da cotação turismo, paga-se o mesmo IOF dos cartões de crédito no valor de 6,38%.
Todas as contas utilizam o dólar comercial e sofrem a mesma cobrança de IOF - 1,1% para transferir recursos para conta e 0,38% para trazê-los de volta. Mas o valor do spread ou tarifa cobrado para fazer a conversão de câmbio varia.
Mas há duas exceções: a conta do Inter e a Wise, que são bem mais baratas que as demais. O spread máximo do Inter é de 1%, e pode até cair abaixo disso, dependendo da relação do cliente com o banco. Quase todas cobram algo em torno de 2%, sendo que no caso Avenue e da Nomad essa taxa pode cair até perto de 1%, dependendo da relação do cliente com a instituição.
Mas se compararmos as cotações mais baratas possíveis para um cliente comum — alguém que acabou de abrir a conta, por exemplo —, veremos que quase todas as contas acabam trabalhando com a mesma cotação.
Mas há duas exceções: a conta do Inter e a Wise, que são bem mais baratas que as demais. O spread máximo do Inter é de 1%, e pode até cair abaixo disso, dependendo da relação do cliente com o banco.
Em uma publicação na nossa página do Instagram, nós revelamos mais detalhes sobre as contas em moeda estrangeira. Clique no botão abaixo para conferir e aproveite para nos seguir por lá. Assim você também recebe diariamente alertas com insights de investimento, análises de mercado decisivas para o seu bolso e a opinião dos principais analistas e gestores do Brasil.