Por Beatriz de Azevedo
16 de março de 2022
A ‘salvação’ do Ethereum? É urgente, 2ª maior moeda digital do mundo precisa resolver o maior problema da rede e depende dessa cripto para isso; descubra e veja como lucrar
Basicamente, esse trilema se dá pela impossibilidade de criar uma blockchain capaz de ser escalável (ou seja, manter taxas baratas), segura (garantindo que ninguém se apodere dos seus recursos) e descentralizada (comunidade participando das decisões).
O trilema indica que duas faces devem ser priorizadas, em detrimento da uma terceira. As grandes criptomoedas, como bitcoin e ethereum, escolheram focar em segurança e descentralização, sacrificando a escalabilidade.
Mas agora você pode estar se perguntando: ninguém até hoje pensou em uma solução para isso? Afinal, as criptomoedas estão ficando cada vez mais populares e as taxas altas são impraticáveis no longo prazo…
Para responder a essa pergunta, precisamos esclarecer o seguinte: tanto o BTC, quanto o ETH são classificados como soluções de primeira camada (L1) - que funcionam como base para criação de outros protocolos.
Acontece que existem também as soluções de segunda camada (L2) , que servem para trazer a escalabilidade, que, basicamente funcionam a partir da camada 1. E é nesse sentido que um ativo digital pode vir para ‘resolver todos os problemas do Ethereum’.
Basicamente, essas soluções tiram o peso da camada 1, ao mesmo tempo em que 'herdam' a segurança e a descentralização, visto que rodam em cima de blockchains que priorizaram essas duas faces.
Além disso, Bazan explica que o Ethereum depende dessas soluções para continuar crescendo. Assim, quem investir agora tem chances de ganhar um bom dinheiro daqui para a frente. Se quiser descobrir o nome de uma das criptos promissoras que podem colocar dinheiro no seu bolso, clique no link a seguir: