28 de novembro , 2022.
Seu Dinheiro
Mas Tite teve que enfrentar a partida com desfalques de peso. O atacante Neymar e o lateral Danilo foram vetados pelo departamento técnico da seleção brasileira.
A contusão de Neymar, porém, tem outros contornos. O mais óbvio deles é o futuro do Brasil na Copa. Em relação a isso, é possível assegurar que a seleção brasileira já não é mais tão ‘Neymardependente’ como em outras Copas.
Mas existem outros aspectos envolvendo a contusão. E eles extrapolam a Copa e vão muito além do campo. Um deles é a questão financeira. Se a lesão for mais grave do que aparenta e Neymar ficar sem condições de jogo por um tempo prolongado, qual seria o custo disso para o Paris Saint-Germain, clube com o qual o atleta tem contrato?
As pernas de Neymar estão no seguro?
Ao longo dos últimos anos, as altas somas envolvidas nas transações de atletas levaram os principais clubes da Europa a contratarem seguro para seus elencos.
Segundo relatos da imprensa francesa, a fama de baladeiro e as duras faltas das quais Neymar costuma ser vítima jogaram as cotações das seguradoras para algo em torno de 300 milhões de euros (R$ 1,69 trilhão) apenas pelo seguro individual do jogador. A solução encontrada pelo PSG foi contratar um seguro para todo o seu elenco.
De acordo com a Atlas Magazine, publicação mensal especializada no mercado de seguros e que circula na Europa, na Ásia e na África, a apólice contratada pelo PSG junto ao Lloyd’s cobre até 1 bilhão de euros em despesas com ausências prolongadas por contusão no elenco do clube.
Pelas práticas mais comuns no mercado de seguros da Europa, nos casos cobertos pela apólice, o prêmio varia de 0,5% a 1,5% do valor da multa rescisória do atleta.
No que se refere a Neymar, a multa rescisória é estimada em 222 milhões de euros. Com isso, se o seguro precisar ser acionado, cobrirá um valor entre 1,1 milhão e 3,3 milhões de euros. Não cobre nem um salário integral do jogador. Neymar ganha pouco de 4 milhões por mês no PSG.