Vendas do comércio no varejo reduzem ritmo e sobem 0,1% em outubro
Esse é o sexto mês consecutivo de crescimento; no varejo ampliado, o volume de vendas cresceu 0,8% em relação a setembro de 2019
As vendas do comércio varejista avançaram 0,1% em outubro ante setembro, informou nesta quarta-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar na redução de ritmo, é o sexto mês consecutivo de crescimento, com um acréscimo de 2,7% no período. O índice de média móvel trimestral, após acréscimo de 0,6% no trimestre encerrado em setembro, mostrou perda de ritmo no trimestre encerrado em outubro (0,4%).
Na avaliação da gerente da pesquisa do IBGE, Isabella Nunes, o varejo está encerrando 2019 melhor do que iniciou. “Isso por conta do quadro conjuntural mais favorável ao consumo, com uma melhora no mercado de trabalho, apesar de predominar a informalidade, e na massa de rendimentos", afirma.
A especialista ainda credita o resultado a liberação do FGTS e a inflação controlada. "Além disso, houve um aumento na concessão de crédito para pessoa física, o que estimula a aquisição de bens duráveis”.
Varejo ampliado
No varejo ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 0,8% em relação a setembro de 2019, oitava expansão seguida, acumulando 5,2% no período.
Com isso, a média móvel do trimestre encerrado em outubro (0,7%) mantém o ritmo das vendas do trimestre móvel anterior (0,7%). Frente a outubro de 2018, o comércio varejista ampliado avançou 5,6%, sendo a sétima taxa positiva consecutiva.
O indicador acumulado de janeiro a outubro de 2019 registrou aumento de 3,8%, enquanto o indicador acumulado nos últimos 12 meses se manteve estável ao registrar avanço de 3,8% até outubro.
Período / Volume de vendas no varejo
- Outubro/Setembro: 0,1%
- Média móvel trimestral: 0,4%
- Outubro 2019 / outubro 2018: 4,2%
- Acumulado em 2019: 1,6%
- Acumulado em 12 meses