Sabedoria para bem decidir
Presidente tem que “bem decidir” como fazer a “nova política” e rápido
O presidente Jair Bolsonaro segue em viagem a Israel e postou que assim como Salomão, pediu a Deus sabedoria, mas também coragem para “bem decidir em nome de vocês”. Bolsonaro volta na quarta-feira e já teve a sabedoria de dar fim à troca de caneladas com o Legislativo. Falta agora “bem decidir” como vai fazer a “nova política” com o Congresso para levar adiante sua reforma da Previdência e o restante de sua agenda.
A sensação é de paralisia e vemos boa parte do mercado e do empresariado se dando conta de que 2019 pode ser mais um ano “desperdiçado” em termos de crescimento econômico. Projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) que estavam na casa de 2,5% já recuaram para baixo de 2% e devem seguir recuando, enquanto um contingente de desempregados evidencia nossa miséria.
Também no “Twitter”, Bolsonaro e o secretário especial da Receita, Marcos Cintra, falaram de outro tema caro, a reforma tributária, mas ela também depende de a Previdência deixar de ser um debate parlamentar.
Reforma Tributária está no forno. Após a Previdência esperem uma enxurrada de boas notícias.
— Marcos Cintra (@MarcosCintra) March 30, 2019
Foi reavivada a discussão do plano de governo de reduzir imposto das empresas e taxar lucros e dividendos. A mudança não é trivial e deve acontecer em etapas. Cintra também fala em reduzir os tributos sobre a folha de pagamento, mas isso teria de andar junto com o estimado modelo de capitalização para as novas gerações.
Por ora, o governo caminha para completar 100 dias sem nenhum projeto de sua autoria aprovado pelo Congresso.
Lula e Bolsonaro querem ‘mexer’ no salário líquido — veja se você faz parte do grupo de pessoas impactadas
Bolsonaro defende estratégia que apenas um grupo específico de pessoas poderá se beneficia; e Lula pretende adotar medidas para outras classes — saiba quais são