Nova diretoria do Banco Central começa a ser formada
Carlos Viana, atual diretor de Política Econômica, vai permanecer no cargo
O Banco Central (BC) divulgou nota informando que os atuais diretores se colocaram à disposição do presidente indicado Roberto Campos Neto. O atual diretor de Política Econômica, Carlos Viana de Carvalho, já chegou a entendimento e vai “permanecer no cargo por tempo considerável”.
Campos Neto foi indicado ontem pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. Seu nome ainda precisa ser formalmente apresentado ao Senado, que vai realizar sabatina e votação.
A diretoria de Política Econômica é a responsável por pilotar o intricado modelo matemático que gera as projeções do BC para as principais variáveis econômicas, como inflação, câmbio e PIB, que determinam as decisões sobre a taxa básica de juros.
Viana é doutor em economia pela Universidade de Princeton, já trabalhou no Federal Reserve (Fed), banco central americano e tem vasta produção acadêmica.
Segundo um ex-servidor do BC, outro nome relevante que poderia seguir com o novo presidente, é Otávio Damaso, atual diretor de Regulação, em função da sua vasta experiência e bom relacionamento com o mercado.