Microempreendedores digitais: como alavancar seus negócios sem investir muito?
Os microempreendedores digitais são aqueles que usam a internet para criar e vender produtos ou serviços, seja como fonte principal ou complementar de renda.
Dessa forma,eles podem atuar em diversos segmentos, como e-commerce, marketing digital, educação online, consultoria, entre outros.
Mas afinal, como fazer o seu negócio digital crescer sem gastar muito dinheiro? A seguir, vamos dar algumas dicas para você alavancar o seu empreendimento online de forma simples e eficiente. Fique com a gente até o final e confira!
Dicas para os microempreendedores digitas alavancar seus negócios
Hoje em dia, o mercado digital está cada vez mais concorrido, com novos microempreendedores digitais, novas lojas, sites e marketplaces a cada dia.
Sendo assim, para os microempreendedores digitais, crescer nesse meio pode ser um desafio e tanto.
Pensando nisso, a seguir, listamos algumas dicas práticas, para ajudar você que deseja crescer na internet, mas não dispõe de um grande capital para investimento. Confira mais detalhes a seguir!
1. Defina o seu público-alvo e o seu diferencial
Para os microempreendedores digitais, antes de mais nada, é preciso saber para quem você está vendendo e o que você oferece de diferente dos seus concorrentes. Afinal, isso vai ajudá-lo a definir a sua proposta de valor e a sua estratégia de comunicação.
Para isso, faça uma pesquisa de mercado e identifique as características, necessidades, dores e desejos do seu público-alvo.
E, em seguida, analise os seus concorrentes e veja o que eles estão fazendo de certo e de errado. A partir daí, você pode criar uma oferta única e atrativa para o seu cliente ideal.
2. Aposte nas redes sociais para microempreendedores digitais
Para os micro empreendedores digitais, as redes sociais são ferramentas poderosas para divulgar o seu negócio, gerar tráfego para o seu site ou blog, construir relacionamento com o seu público e aumentar as suas vendas.
Por isso, você deve estar presente nas principais plataformas onde o seu público-alvo se encontra, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn, etc.
Mas não basta apenas criar perfis e postar conteúdos aleatórios. Você precisa ter uma estratégia de marketing nas redes sociais, que envolve:
- Definir os seus objetivos e as suas métricas de sucesso;
- Criar um calendário editorial com os temas, formatos e frequências das suas publicações;
- Produzir conteúdos relevantes, originais e de qualidade para o seu público;
- Interagir com os seus seguidores, respondendo comentários, mensagens e dúvidas;
- Monitorar os resultados e ajustar a sua estratégia conforme necessário.
3. Invista em um bom editor de vídeo para microempreendedores digitais
Um dos formatos de conteúdo mais consumidos na internet é o vídeo. Por isso, os microempreendedores digitais que querem alavancar o seu negócio, precisam investir em vídeos de qualidade para as suas redes sociais, site, blog e canal no YouTube.
Mas como produzir vídeos profissionais sem gastar muito? A resposta é: usando um bom editor de vídeo, como o CapCut Online.
Afinal de contas, o pacote criativo do CapCut é uma ferramenta online e gratuita que permite editar vídeos de forma fácil e rápida, sem precisar baixar nenhum programa ou ter conhecimentos técnicos.
Sendo assim, com esse poderoso editor de vídeo, você pode:
- Cortar, recortar, girar, redimensionar e ajustar a velocidade dos seus vídeos;
- Adicionar efeitos, filtros, transições, textos, transformar foto em desenho, além de colocar narrações aos seus vídeos;
- Exportar os seus vídeos em alta qualidade e em diferentes formatos, como MP4, MOV, AVI, etc;
- Compartilhar os seus vídeos diretamente nas suas redes sociais ou salvar no seu computador.
Ademais, para usar o CapCut Online, basta seguir estes passos:
- Acesse o site do CapCut Online e clique em "Começar agora";
- Faça o upload do seu vídeo ou escolha um dos modelos disponíveis;
- Edite o seu vídeo como quiser, usando as opções do menu lateral;
- Clique em "Exportar" e escolha o formato e a qualidade do seu vídeo;
- Clique em "Baixar" ou "Compartilhar" e pronto!
4. Crie uma lista de e-mail
Outra forma dos microempreendedores digitais alavancarem o seu negócio sem investir muito é criando uma lista de e-mail.
Afinal, o e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes para se comunicar com o seu público, gerar valor, criar confiança e aumentar as suas conversões.
Para criar uma lista de e-mail, você precisa oferecer algo em troca para o seu visitante, como um e-book, um curso, um webinar, um cupom de desconto, etc.
Esse é o chamado lead magnet, ou seja, um imã de leads, que vai atrair as pessoas para se cadastrar na sua lista.
Depois de captar os e-mails, você precisa enviar mensagens periódicas para o seu público, com conteúdos relevantes, dicas, novidades e ofertas.
Mas cuidado para não ser invasivo ou spammer. Ou seja, você deve respeitar a frequência, o horário e o interesse do seu público, e sempre dar a opção de descadastro.
5. Microempreendedores digitais devem fazer parcerias estratégicas
Por fim, uma dica para alavancar o seu negócio digital sem investir muito é fazer parcerias estratégicas com outros empreendedores ou influenciadores do seu nicho.
E essas parcerias podem ser de vários tipos, como troca de conteúdo, em que você produz um conteúdo para o site, blog ou canal do seu parceiro, e ele produz um conteúdo para o seu.
Assim, vocês podem divulgar o seu trabalho para uma nova audiência e gerar mais tráfego e autoridade.
Também é possível fazer troca de divulgação. Nesse caso, você divulga o produto ou serviço do seu parceiro nas suas redes sociais, e ele divulga o seu. Sendo assim, vocês podem ampliar o seu alcance e gerar mais vendas.
Outra possibilidade é a co-produção, em que você e o seu parceiro criam um produto ou serviço em conjunto, como um e-book, um curso, um evento, etc. Com isso, vocês podem oferecer mais valor para o seu público e dividir os custos e os lucros.
Para fazer parcerias estratégicas, você precisa procurar por pessoas ou empresas que tenham um público-alvo semelhante ao seu, mas que não sejam concorrentes diretos.
Além disso, você precisa ter uma proposta clara e vantajosa para ambas as partes, e manter uma boa comunicação e relacionamento com o seu parceiro.
Conclusão
Como você viu, existem várias formas dos microempreendedores digitais alavancarem o seu negócio sem investir muito.
Ou seja, você só precisa ter criatividade, planejamento e dedicação. E, seguindo as dicas que listamos acima, você pode aumentar a sua visibilidade, a sua credibilidade e as suas vendas online. Até a próxima!