Como declarar INSS de empregado doméstico no imposto de renda
Declaração do INSS de empregado doméstico pode garantir um desconto de até R$ 1.200,32 no imposto de renda 2019. Este é o último ano para aproveitar o benefício. Confira como declarar o gasto no IR
Você sabia que a lista de gastos dedutíveis do imposto de renda deve ficar menor em 2020? Isso porque este é o último ano em que INSS de empregado doméstico poderá ser abatido na declaração. A prática costuma garantir um bom desconto diretamente no valor do imposto para aqueles que optam por entregar a declaração completa . Mas antes, é preciso ficar atento aos limites e restrições do Leão. Confira as regras e como declarar INSS de empregado doméstico para aproveitar o benefício possivelmente pela última vez no imposto de renda 2019.
Como declarar INSS de empregado doméstico no imposto de renda 2019
Com os recibos de INSS de empregado doméstico em mãos, acesse a ficha Pagamentos Efetuados do programa do imposto de renda 2019 e selecione o código 50 - "Contribuição patronal paga à Previdência Social pelo empregador doméstico". A dedução é feita diretamente no IR devido.
Em seguida, informe o nome, número do CPF e o número de Inscrição do Trabalhador (NIT) do seu empregado. No campo "valor pago", informe os valores pagos de INSS até o limite de desconto máximo, no valor de R$ 1.200,32, no imposto de renda 2019. O limite já considera inclusive o INSS pago por 13º salário e férias.
- Imposto menor, restituição maior: Revelamos todos os segredos para declarar o Imposto de Renda sem sufoco
No campo "parcela não dedutível", você deve informar os valores de contribuição que tiverem ultrapassado esse limite. Lembre-se de que, para fins de dedução, o salário mensal pago ao empregado não entra na conta.
A Receita só permite ao contribuinte abater o INSS de um único empregado doméstico, que pode ser, por exemplo, um faxineiro, cozinheiro, jardineiro, cuidador de idosos, babá, entre outros tipos de profissionais - desde que trabalhem de carteira assinada, claro.
Apesar desta limitação, é possível que famílias com mais empregados aproveitem o desconto. Para isso, basta que o casal apresente a declaração de ajuste anual de forma separada e que cada um declare o INSS de um empregado diferente.
Saiba tudo sobre como declarar imposto de renda.