O diabo é velho — e sedutor
Todos querem acreditar que podemos saber se é para comprar tudo, porque não haverá uma segunda onda importante de coronavírus no mundo, a vacina está logo aí e as eleições norte-americanas não trarão grandes problemas.
Contágio
O Banco Central tentou acalmar o mercado e encontrou como resposta ainda mais estresse e preocupação.
#SomosTodosDesqualificados
Quer diversificar sua carteira com um fundo que investe 100% no exterior? E que tal um veículo que compra empresas que não são listadas em Bolsa, os fundos de private equity? Essas duas categorias não estarão disponíveis para o Neivaldo, que tem menos de R$ 1 milhão investidos.
Cuidado, excesso de cuidado à frente!
Nossos heróis demasiado humanos não podem falhar nem mesmo no olho do furacão?
Cartão vermelho (para a coesão)
Acredito que, na ausência de algum evento extremo, o ministro Paulo Guedes continua no governo pelo menos até o fim do primeiro mandato Bolsonaro.
Noivo neurótico (e rico), noiva nervosa
O controle das pulsões é, de algum modo, civilizatório — e também fruto das neuroses freudianas, uma espécie de preço a se pagar pela adequação.
Hocus Pocus: ecos de março de 1951
Rituais são necessários para uma determinada história se tornar crível e fazer com que as pessoas sigam uma determinada religião, filosofia ou doutrina.
Quanto vale um almoço grátis
Menos apontadas do que os benefícios – justamente por serem mais difíceis de medir –, mas também existem desvantagens em uma diversificação exagerada.
A história do fim da história
Pode parecer estranho à primeira vista, mas fome, doenças e guerras deixaram de ser manifestações imponderáveis para se tornarem desafios gerenciáveis.
O que é antifrágil hoje no mundo dos investimentos?
Precisamos saber sobre nós e sobre o mundo, num momento em que, diferentemente do passado, há excesso de informação disponível. Depois do Google, todo mundo é inteligente.
A era da pós-verdade e das fake news: por favor, não me covid
Há uma infinidade de novos participantes em Bolsa. Em poucos meses, investir em ações virou moda. Como lidar com a ignorância típica dos neófitos?
Seu portfólio em um tabuleiro de WAR
A partir deste mês ficará mais fácil tornar-se sócio de empresas estrangeiras, com a flexibilização do acesso a todos os tipos de BDRs para o investidor de varejo
WYDSIATI
Inspirado por uma velha piada grega, eu gosto de fazer um exercício análogo quando estou analisando ações e fundos imobiliários.
Os pilares do investidor essencial
Sempre acreditei que a pessoa física, devidamente orientada e com seus próprios méritos individuais a partir da dedicação e do esforço, poderia inclusive ter resultados superiores aos profissionais
Wakanda Forever: 10 milhões de panteras negras
O que significa encarar o investimento em ações com responsabilidade e profundidade?
Algo escapou a Luis Stuhlberger e Rogério Xavier?
Quem inventou que a pessoa física não deve ser municiada de orientação profissional e precisa seguir seu caminho sozinha? Não confundir com confiança cega num determinado guru qualquer, mas, para jogar a Champions League, você precisa de hábitos semelhantes àqueles dos grandes craques.
Podcast Puro Malte: Paixão no casamento e Jorge & Mateus
Confira mais um episódio do podcast Puro Malte – com Felipe Miranda, Bia Nantes e Ricardo Mioto.
O avesso dos pontos corridos
E o que isso tem a ver com investimentos e, especialmente, com análise e seleção de fundos?
O pior emprego do mundo
Recomendo a leitura do livro do Traumann, no qual o cargo de ministro da Fazenda (ou superministro da Economia, tanto faz) é precisamente classificado como o pior emprego do mundo.
Ações menos arriscadas do que renda fixa
Em certo sentido, diante de um eventual choque inflacionário súbito e inesperado, o melhor seria ter ativos reais. Contraintuitivamente, ações podem estar menos arriscadas do que a renda fixa agora