À espera do período de terror: lições de GameStop e IRB
O que o short das duas empresas pode ensinar ao mercado?
O passarinho verde trouxe a boa-nova
O Verde rende 18.703% desde sua criação, em janeiro de 1997, e em 24 anos de existência só́ teve um ano no negativo
Lições da vida para os investimentos: O difícil é mais gostoso
Você não vai enriquecer com a dica do fórum; quando você estuda detalhadamente uma empresa fora do radar e enxerga algo que a maioria do mercado não está vendo, tenha certeza que o gostinho de ter acetado em cheio é muito melhor
GameStop: o jogo especulativo que precisa parar
Diante dos acontecimentos recentes envolvendo as ações da GameStop nos EUA e do IRB no Brasil, convidamos Daniel Kalansky e Isac Costa para escrever esta coluna
O Verde vai abrir! Saiba como investir no lendário fundo de Luis Stuhlberger
O Verde rende 18.703% desde sua criação, em janeiro de 1997. Em seus 24 anos de existência, o Verde só fechou no negativo em 2008, auge da crise financeira nos Estados Unidos.
O Quant Trading está morto, longa vida ao fórum trading
Recorrendo a artifícios demasiadamente humanos, Kasparov acusou a IBM de trapaça. Mas isso em nada mudou o resultado das partidas disputadas.
O ano das microcaps?
Podemos ter outro pacote fiscal nos EUA, enfraquecendo o dólar e liberando mais recursos para os mercados emergentes
Vendo Monza 2.0, única dona
Era descolado ter um Monza quando ele chegou ao Brasil. Mas seria ridículo ter um Monza ainda hoje. E tudo bem. O Monza continua com sua marca na história do mercado automobilístico brasileiro.
Tempo: o investimento mais importante da sua vida
Tempo é o recurso mais valioso e escasso do mundo, cada pessoa tem uma quantidade limitada, mas indeterminada, dele. Como você tem usado o seu?
LIVE: Como aproveitar o governo Biden para lucrar nos EUA
João Piccioni, analista da Empiricus especializado em investimentos no exterior, bate um papo com Ana Luísa Westphalen sobre oportunidades que se abrem para o investidor brasileiro no exterior.
Como planejar sua aposentadoria rápida?
Não sei exatamente onde está a melhor resposta para esse tipo de indagação, mas desconfio que não esteja nos livros de economia e finanças.
Por que você está lendo isso?
O falso e platônico herói modelista era economista de um grande banco lá pelo final dos anos 1980, começo dos 1990.
Private equity para pessoas físicas
Há uma frase de que gosto muito no livro “Princípios do Estrategista”: as ideias do Taleb são tão boas que se dessem dinheiro seria sacanagem.
Crescidos e vacinados
Há tempos, me preocupo com a possibilidade de estarmos usando um arcabouço velho para um mundo novo.
Comece (e termine) pelos porquês
Não pude deixar de notar o paradoxo — possível e brilhantemente proposital — que há nas escolhas da Pixar.
Tenho um sonho que se repete toda noite
No espírito do que o Felipe diz — de que não trabalhamos como analistas, mas somos analistas o tempo inteiro —, perguntei a ele como havia sido 2020 para os negócios.
Panela velha é que faz comida boa?
Não há aqui uma sabedoria popular formidável para o momento? Deveríamos comprar a “nova economia” ou nos voltarmos às commodities e bancos?
Quanto ter de bitcoin na carteira?
Enquanto tratarmos investimentos como um filme maniqueísta entre “ter ou não ter cripto”, desprezaremos benefícios da otimização das carteiras
Minha utopia brasileira
A caravana da corte portuguesa, falida, dependente do erário e dos favores do príncipe regente, tinha o tamanho da máquina burocrática americana.
O combo “2 em 1” que você não pode ignorar em 2021
Simplesmente consideramos um absurdo o investidor brasileiro ter pouca ou quase nenhuma diversificação global e exposição a moedas de outros países em sua carteira