Boris Johnson é eleito chefe do partido Conservador e substituirá Theresa May como premiê britânico
Johnson terá como principal tarefa a conclusão do ‘Brexit’, a separação oficial do Reino Unido da União Europeia, uma dificuldade enfrentada por sua antecessora que foi derrotada três vezes no Parlamento britânico
O Reino Unido acaba de definir quem será o substituto oficial de Theresa May. Nesta terça-feira (23), o ex-prefeito londrino e ex-secretário de Assuntos Externos do Reino Unido, Boris Johnson derrotou Jeremy Hunt, atual chefe da diplomacia britânica por 92.153 votos contra 46.656, se tornando o novo presidente do Partido Conservador, se tornando também o novo primeiro-ministro britânico.
Johnson terá como principal tarefa a conclusão do 'Brexit', a separação oficial do Reino Unido da União Europeia, uma dificuldade enfrentada por sua antecessora. Como promessa de campanha, o novo primeiro-ministro britânico colocou como prioridade a conclusão da separação do bloco até o dia 31 de outubro, a data-limite imposta, "com ou sem acordo".
A antecessora de Johnson, Theresa May, renunciou ao cargo após três derrotas de seu acordo do Brexit no Parlamento Britânico.
Os trâmites formais para a troca de poder acontecerá nesta quarta-feira (24), quando Theresa May renunciará formalmente ao cargo, perante a rainha Elizabeth II. Em seguida, Johnson deve se reunir com a monarca e aceitar formar um novo governo.
Em discurso após o resultado, Boris Johnson insistiu que o Reino Unido deve manter uma parceria estreita com a União Europeia(UE) e cumprir o seu desejo por um "autogoverno democrático", com a entrega do Brexit. O novo premiê também ressaltou a promessa de unir o país e derrotar o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn.
*Com Estadão Conteúdo