🔴 ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES DE GRAÇA – ACESSE AQUI

Bruna Furlani

Bruna Furlani

Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Fez curso de jornalismo econômico oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem passagem pelas editorias de economia, política e negócios de veículos como O Estado de S.Paulo, SBT e Correio Braziliense.

O segundo passo

Binance e Bittrex, duas exchanges estrangeiras de criptomoedas para chamar de sua

Entenda por que vale a pena abrir conta em uma corretora de fora e veja quais são as principais diferenças entre as duas casas sugeridas por especialistas com grande experiência no mercado

Bruna Furlani
Bruna Furlani
16 de novembro de 2019
5:30 - atualizado às 22:03
Imagem: Shutterstock

Miota, Tron, EOS, Cosmos, Tezos. À primeira vista, esses nomes parecem nos lembrar personagens do universo de Star Wars. Mas quem acompanha o mercado de criptomoedas sabe bem que eles são apenas exemplos de criptoativos para além dos mais tradicionais, como o bitcoin, o ethereum ou o litecoin.

Depois de aprender a investir nas exchanges brasileiras nesta matéria, se você quiser dar o próximo passo rumo a uma diversificação ainda maior e estiver de olho nos ativos que eu mencionei acima, o melhor a fazer é abrir conta em uma exchange estrangeira.

A razão é simples: as casas de fora possuem uma variedade muito maior de criptoativos. Só que, em meio a várias opções disponíveis hoje no mercado, como escolher? Para isso, conversei com alguns analistas experientes no mercado e te conto hoje as duas recomendações de exchanges estrangeiras para você investir.

A recomendação é fundamental, especialmente porque algumas corretoras foram autuadas depois de realizar atividades suspeitas. E eu não falo apenas de exchanges brasileiras: as autoridades norte-americanas também estão de olho nesse tipo de empresa.

E não é à toa. Segundo o estudo "Division of Enforcement" feito pela U.S Securities and Exchange Commision (SEC) — um órgão semelhante à CVM —, foram protocolados cerca de 33 processos envolvendo ativos digitais nos últimos dois anos. Um salto em relação ao resultado de 2017, quando foram registradas apenas cinco queixas.

O que são exchanges

São intermediárias para a compra e venda de bitcoin e outros criptoativos — algo semelhante às corretoras de valores, que fazem a intermediação de compra e venda de ativos como ações, renda fixa e fundos imobiliários.

Leia Também

Mas uma das diferenças em relação às casas tradicionais está no nome. As corretoras de criptomoedas são normalmente chamadas de exchanges, mesmo no Brasil.

E há mais um ponto. Entre as particularidades do mercado de moedas digitais está o fato de que o cliente de uma exchange não consegue negociar criptomoedas com os clientes de outras corretoras, apenas com usuários da sua própria exchange

Já em termos de semelhanças, podemos citar o fato de que você nunca deve deixar dinheiro parado na conta da exchange, para não ficar exposto ao risco da corretora. Essas instituições devem ser usadas unicamente para a compra e venda de criptoativos.

A razão é simples: elas são muito mais visadas do que o investidor pessoa física ou pessoa jurídica na hora de ataques virtuais. A orientação vale não só para a moeda convencional como para as próprias criptomoedas.

O melhor a se fazer é depositar seus bitcoins ou outros criptoativos quaisquer em carteiras digitais, mais conhecidas como wallets. Eu vou falar mais dessas opções de carteira nas próximas semanas aqui no Seu Dinheiro.

Por que optar por uma casa gringa?

E se há a opção de investir por exchanges brasileiras, por que o investidor deveria buscar corretoras estrangeiras? Como já falei, o motivo é um só: variedade de criptoativos.

Só que nada é perfeito. Apesar de oferecer maior diversidade de moedas, as casas estrangeiras costumam aceitar depósitos apenas em bitcoin ou em outros criptoativos, como bitcoin cash, ethereum, litecoin, entre outras opções. Além disso, há casas como a Bittrex e Binance, por exemplo, que aceitam depósitos em dólar e até mesmo em euros.

Mas, para não ter problema, a dica dos especialistas é que você compre bitcoins, por exemplo, em uma exchange brasileira e faça a transferência para uma corretora estrangeira para comprar o criptoativo desejado. Dessa forma, evita-se que você tenha que fazer a conversão de reais para dólares ou euro, e vice versa.

Além disso, as exchanges brasileiras recomendadas possuem conta nos principais bancos, o que dispensa a necessidade de pagar DOC ou TED para a transferência de recursos. É o caso das brasileiras BitcoinTrade e Mercado Bitcoin.

As exchanges recomendadas por analistas

Em meio a um infinidade de nomes para investir, a sugestão é seguir a dica de pessoas com bastante experiência no mercado que podem te mostrar as opções mais seguras e melhores em termos de ativos.

Por essa razão, conversei com alguns analistas experientes para ver quais eram as exchanges "gringas" mais recomendadas para se investir. As selecionadas foram a Binance e Bittrex.

Ambas possuem taxas atrativas, tanto em termos de negociação quanto no quesito depósitos, além de apresentarem grande variedade de criptoativos. No caso da Binance, por exemplo, há 175 criptomoedas disponíveis para serem transacionadas, além de 573 pares de negociação.

Além da alta oferta de ativos, outro ponto forte das duas é a segurança. Ainda que a Binance tenha sofrido ataque de hackers em maio deste ano, a companhia conduziu uma ampla e extensiva revisão para garantir a segurança dos códigos e dados.

A Bittrex, por sua vez, também foi alvo de um processo na justiça. Um de seus clientes alega que a exchange teria falhado ao não ter prevenido o roubo de US$ 1 milhão em bitcoins de sua conta.

Mesmo com alguns problemas, o número de denúncias comprovadas sobre ambas é menor do que as demais casas e ambas aumentaram os procedimentos de segurança desde o ocorrido.

De olho em cada uma

Na hora de escolher a sua exchange preferida para abrir uma conta, a dica é olhar a quantidade de ativos negociados e se a corretora atende as suas necessidades. Um layout intuitivo, bom atendimento e histórico são aspectos que podem fazer bastante diferença na hora de investir.

A Binance, por exemplo, é uma das mais famosas. Ela foi fundada em Hong Kong em julho de 2017. A plataforma é conhecida por ser a principal exchange do mundo e a que possui maior liquidez real comprovada.

Entre as principais vantagens da Binance estão o fato de que o site da companhia tem tradução para o português. Outro ponto é que a plataforma tem expandido a sua atuação e está trabalhando em outras frentes. Hoje, há a  binance futures, que funciona como uma bolsa de negociação de futuros, e há também uma criptomoeda própria chamada binance coin (BNB).

A Bittrex, por sua vez, é mais antiga. Ela foi criada em 2014 nos Estados Unidos, mas não possui tantos criptoativos disponíveis em sua plataforma nem tantas funções como a Binance. Além disso, o volume de negociações dela costuma ser bem menor.

Hora de testar

E no quesito abertura de conta? Para entender melhor como funcionam os procedimentos para se cadastrar e negociar nas plataformas, decidi testá-las.

Como asexchanges não exigem pagamento de qualquer tipo de mensalidade nem cobram taxa de custódia, o ideal é que você abra uma conta em mais de uma instituição e faça um "test-drive". Assim, será capaz de verificar qual é a casa que mais se encaixa em seu perfil e é mais fácil de utilizar.

Na hora de abrir uma conta, verifiquei que há uma certa diferença entre as duas. Por exemplo, a abertura foi muito mais rápida e simples na Binance. Depois de fazer o cadastro, enviar um documento com foto e criar uma autorização de dois passos (2FA) para aumentar a segurança da conta, eu recebi uma confirmação no mesmo dia.

Já no caso da Bittrex, eu demorei mais de um dia para finalizar o cadastro e abrir a conta porque a foto que enviei da carteira de motorista foi negada mais de uma vez. Nas respostas, a corretora colocava que eles não tinham conseguido verificar a imagem enviada.

Para evitar problemas como esses, a dica das exchanges é que o usuário envie uma foto do seu passaporte, ainda que tanto a Binance quanto a Bittrex aceitem o envio da parte da frente e do verso da carteira de motorista ou da identidade.

Taxas

Além das diferenças na demora para abrir uma conta, outra particularidade das casas costuma ser a taxa cobrada pelos serviços de negociação.

No caso da Binance, por exemplo, não há cobrança de taxas para depósito, independente do criptoativo que você estiver transferindo ou retirando da exchange.

Já a taxa cobrada para realizar as negociações de compra e venda dentro da plataforma com moedas sem ser a da própria Binance, que é a BNB, costumam variar de acordo com o volume transacionado.

As taxas começam em 0,1%/0,1% por operação executada/executora e podem baixar até 0,02%/0,04% por operação executada/executora. Mas, se você tiver usado a criptomoeda da própria Binance, poderá receber um desconto de 50% em suas negociações.

No quesito saques, a Binance possui taxas dinâmicas e que se ajustam de forma automática com base nas cotações do mercado.

A Bittrex, por sua vez, diz em seu site que não cobra taxas para os depósitos da maioria das criptomoedas, mas que, dependendo da opção, pode ser cobrado um valor pela transação. Para isso, você precisa entrar na plataforma e fazer uma simulação de como ficaria a operação.

Em termos de negociações, ao contrário da Binance, a Bittrex cobra uma taxa fixa de 0,25% sobre as transações feitas em sua plataforma. Logo, dependendo do volume negociado, ela pode não ser uma boa opção.

Olho nos detalhes

Além de ter atenção com as taxas cobradas, há outros fatores que o investidor deve ficar de olho antes de investir por uma exchange. Um dos pontos é o volume diário de negociações. Quanto maior o volume negociado, maior a chance de encontrar compradores e vendedores, facilitando as negociações.

Outro ponto para ter cuidado é com as ofertas mirabolantes que prometem ganhos estrondosos com criptomoedas. Caso esteja em dúvida, o melhor a fazer é buscar sites como o da SEC e verificar se há alguma reclamação contra determinada casa.

E por último, preste atenção aos e-mails supostamente enviados por corretoras. Grandes exchanges, como a Binance, possuem páginas que mostram como detectar mensagens de hackers. Verifique sempre se o site da corretora está correto e, em caso de dúvida, entre em contato com a exchange. Segurança é primordial na hora de investir em criptomoedas.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

SEXTOU COM O RUY

Não existe almoço grátis no mercado financeiro: verdades e mentiras que te contam sobre diversificação

28 de março de 2025 - 6:11

A diversificação é uma arma importante para qualquer investidor: ajuda a diluir os riscos e aumenta as chances de você ter na carteira um ativo vencedor, mas essa estratégia não é gratuita

EFEITO COLATERAL

Tarifas de Trump derrubam montadoras mundo afora — Tesla se dá bem e ações sobem mais de 3%

27 de março de 2025 - 16:38

O presidente norte-americano anunciou taxas de 25% sobre todos os carros importados pelos EUA; entenda os motivos que fazem os papéis de companhias na América do Norte, na Europa e na Ásia recuarem hoje

ROXINHO EXPRESS

110% do CDI e liquidez imediata — Nubank lança nova Caixinha Turbo para todos os clientes, mas com algumas condições; veja quais

27 de março de 2025 - 15:22

Nubank lança novo investimento acessível a todos os usuários e notificará clientes gradualmente sobre a novidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Buy the dip, e leve um hedge de brinde

26 de março de 2025 - 19:58

Para o investidor brasileiro, o “buy the dip” não só sustenta uma razão própria como pode funcionar também como instrumento de diversificação, especialmente quando associado às tecnologias de ponta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ato falho relevante: Ibovespa tenta manter tom positivo em meio a incertezas com tarifas ‘recíprocas’ de Trump

26 de março de 2025 - 8:22

Na véspera, teor da ata do Copom animou os investidores brasileiros, que fizeram a bolsa subir e o dólar cair

DESTAQUES DA BOLSA

É hora de comprar a líder do Ibovespa hoje: Vamos (VAMO3) dispara mais de 17% após dados do 4T24 e banco diz que ação está barata

25 de março de 2025 - 12:42

A companhia apresentou os primeiros resultados trimestrais após a cisão dos negócios de locação e concessionária e apresenta lucro acima das projeções

TÁ NA ATA

Sem sinal de leniência: Copom de Galípolo mantém tom duro na ata, anima a bolsa e enfraquece o dólar

25 de março de 2025 - 12:10

Copom reitera compromisso com a convergência da inflação para a meta e adverte que os juros podem ficar mais altos por mais tempo

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Dedo no gatilho

24 de março de 2025 - 20:00

Não dá pra saber exatamente quando vai se dar o movimento. O que temos de informação neste momento é que há uma enorme demanda reprimida por Brasil. E essa talvez seja uma informação suficiente.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Eles perderam a fofura? Ibovespa luta contra agenda movimentada para continuar renovando as máximas do ano

24 de março de 2025 - 8:05

Ata do Copom, balanços e prévia da inflação disputam espaço com números sobre a economia dos EUA nos próximos dias

PÍLULA DE VENENO

Sem OPA na Oncoclínicas (ONCO3): Empresa descarta necessidade de oferta pelas ações dos minoritários após reestruturação societária

23 de março de 2025 - 14:05

Minoritários pediram esclarecimentos sobre a falta de convocação de uma OPA após o Fundo Centaurus passar a deter uma fatia de 16,05% na empresa em novembro de 2024

COM GATILHO

Ação da Petz (PETZ3) acumula queda de mais de 7% na semana e prejuízo do 4T24 não ajuda. Vender o papel é a solução?

21 de março de 2025 - 18:27

De acordo com analistas, o grande foco agora é a fusão com a Cobasi, anunciada no ano passado e que pode ser um gatilho para as ações

PONTO DE VIRADA

Hora de comprar: o que faz a ação da Brava Energia (BRAV3) liderar os ganhos do Ibovespa mesmo após prejuízo no 4T24

21 de março de 2025 - 12:23

A empresa resultante da fusão entre a 3R Petroleum e a Enauta reverteu um lucro de R$ 498,3 milhões em perda de R$ 1,028 bilhão entre outubro e dezembro de 2024, mas bancos dizem que o melhor pode estar por vir este ano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não fique aí esperando: Agenda fraca deixa Ibovespa a reboque do exterior e da temporada de balanços

21 de março de 2025 - 8:21

Ibovespa interrompeu na quinta-feira uma sequência de seis pregões em alta; movimento é visto como correção

SEXTOU COM O RUY

Deixou no chinelo: Selic está perto de 15%, mas essa carteira já rendeu mais em três meses

21 de março de 2025 - 5:42

Isso não quer dizer que você deveria vender todos os seus títulos de renda fixa para comprar bolsa neste momento, não se trata de tudo ou nada — é até saudável que você tenha as duas classes na carteira

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Nova York vai às máximas, Ibovespa acompanha e dólar cai: previsão do Fed dá força para a bolsa lá fora e aqui

19 de março de 2025 - 17:18

O banco central norte-americano manteve os juros inalterados, como amplamente esperado, mas bancou a projeção para o ciclo de afrouxamento monetário mesmo com as tarifas de Trump à espreita

O DRAGÃO VOLTOU

A bolsa da China vai engolir Wall Street? Como a pausa do excepcionalismo dos EUA abre portas para Pequim

19 de março de 2025 - 13:32

Enquanto o S&P 500 entrou em território de correção pela primeira vez desde 2023, o MSCI já avançou 19%, marcando o melhor começo de ano na história do índice chinês

REAÇÃO AO RESULTADO

Vivara (VIVA3) brilha na B3 após praticamente dobrar lucro no 4T24 e anunciar expansão de lojas em 2025. É hora de comprar as ações?

19 de março de 2025 - 12:15

Junto ao balanço forte, a Vivara também anunciou a expansão da rede de lojas em 2025, com a previsão de 40 a 50 aberturas de unidades das marcas Vivara e Life

DEPOIS DO BALANÇO…

Yduqs nas alturas: YDUQ3 sobe forte e surge entre as maiores altas do Ibovespa. O que fazer com a ação agora?

18 de março de 2025 - 13:15

A empresa do setor de educação conseguiu reverter o prejuízo em lucro no quarto trimestre de 2024, mas existem pontos de alerta nas linhas do balanço

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar