Conheça 12 ideias para nortear seus investimentos em ações americanas em 2025, segundo o BTG Pactual
Mesmo com cenário atual desafiador, o ‘excepcionalismo americano’ deve falar mais alto e pode-se esperar bons lucros das principais empresas da bolsa, segundo o banco de investimentos; veja recomendações
As primeiras semanas de 2025 mexeram com as expectativas de mercado mundo afora, com olhos voltados para os Estados Unidos.
Donald Trump assumiu a presidência dos EUA já cumprindo promessas como a de impor tarifas robustas sobre produtos importados de países como Canadá, China e México.
Medidas que, somadas a uma economia aquecida, podem desencadear uma pressão inflacionária por lá. Isso levou o Fed (Banco Central dos EUA) a estabilizar a taxa de juros entre 4,25% e 4,5%, após um ciclo de cortes iniciado no ano passado.
Além disso, o fenômeno inesperado da DeepSeek abalou ações de big techs como Nvidia e Microsoft. Os criptoativos também entraram em correção em meio às incertezas.
Todos estes fatores acumulados podem trazer receio aos investidores – e serem até desanimadores para quem tem patrimônio alocado em ações americanas e visão mais ancorada no curto prazo.
Porém, há o prognóstico de que o “excepcionalismo americano” fale mais alto ao longo de 2025 – e isso é um bom sinal. Quem afirma são os analistas do time de Global Equity Strategy do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.
Economia americana pode impulsionar S&P 500 a 6.500 pontos e empresas a lucrarem, segundo BTG Pactual
Em relatório recente, os analistas do BTG Pactual utilizam o termo “excepcionalismo americano” para traçar expectativas para os EUA em 2025, e afirmaram: “projeta-se que a economia dos EUA continue a superar seus pares em 2025, com o crescimento do PIB ultrapassando outras economias desenvolvidas e diminuindo a diferença em relação aos mercados emergentes”.
O termo possui raízes históricas, sendo usado para definir o país como “fora da curva” desde os primórdios de sua fundação.
No mercado financeiro, é usado para afirmar que sua economia segue resiliente mesmo quando o cenário macroeconômico não conspira a favor. É um ponto de vista positivo para empresas e seus papéis na bolsa, mesmo com pressão inflacionária em potencial. Logo, o excepcional.
Segundo os analistas, esse crescimento trará um efeito positivo sobre as ações do índice S&P 500 – projetando um preço-alvo de 6.500 pontos para o índice este ano, aumento de 8% sobre os níveis atuais.
E, com isso, os investidores podem esperar lucros a partir das próximas temporadas de resultados das grandes empresas:
“Essa previsão se baseia em vários fatores. Primeiro, a atividade econômica está superando as expectativas; [...] O cenário microeconômico é igualmente promissor, destacado pela quinta maior surpresa da recente temporada de lucros em doze trimestres e pelas revisões consensuais positivas de lucros durante o ano, de modo que a estimativa de lucros para 2025 e 2026 é maior do que a esperada no início de 2024.”
As 12 ideias mais promissoras para investir em ações americanas em 2025, segundo o BTG Pactual
A partir daqui, vale ressaltar que o ideal não é investir em todo e qualquer ativo norte-americano apenas pela premissa da excepcionalidade econômica.
Levando em conta os “sustos” recentes, como o efeito DeepSeek nas big techs, é importante selecionar estrategicamente ativos que possam se beneficiar ao máximo do contexto atual, considerando fatores como as propostas de Donald Trump e a política monetária.
Com isso, no mesmo relatório, os analistas do BTG Pactual selecionaram o que eles chamam de “12 ideias” para nortear investimentos em ações americanas em 2025.
São 12 diretrizes que, considerando o cenário de 2024 e o contexto inicial de 2025, dão “pistas” aos investidores para que tomem as melhores decisões. Dentre elas:
- O que esperar do setor de tecnologia este ano, após o boom em 2024;
- Os setores preferidos dos analistas para investir, entre ações do índice S&P 500;
- Segmentos econômicos que mais podem se beneficiar das propostas de Donald Trump.
E a boa notícia é que o Seu Dinheiro conseguiu o acesso a este conteúdo na íntegra como cortesia para seus leitores, em parceria com o BTG Pactual – você pode clicar aqui para obter o seu acesso.
Mas este relatório não vem “sozinho”: ele faz parte de uma nova curadoria especial do Seu Dinheiro que, semanalmente, disponibilizará algumas das recomendações de investimento do time de research do banco de investimentos.
Esta é a sua oportunidade de não pagar um centavo a mais para ter acesso às principais ideias da research mais premiada da América Latina.
Para acessar a curadoria, basta clicar neste link, ou no botão abaixo, e seguir as instruções: