🔴 ACOMPANHE OS RESULTADOS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES DA TEMPORADA DE RESULTADOS DO 4T24 VEJA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.

ONDE INVESTIR

Tesouro Direto e títulos isentos de IR: Itaú BBA recomenda renda fixa para fevereiro, e retorno líquido chega a 8,50% a.a. + IPCA

Banco recomenda pós-fixados e indexados à inflação, mas vê oportunidade até mesmo em prefixados com prazos até três anos

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
12 de fevereiro de 2025
18:32 - atualizado às 17:15
Fachada de prédio com o logo da BRF (BRFS3)
CRAs da BRF estão entre indicações do Itaú BBA para fevereiro. - Imagem: Shutterstock

Os títulos de renda fixa disponíveis no mercado atualmente embutem previsões de inflação acima do projetado pelo Itaú BBA. Com isso, a seleção de ativos do banco para fevereiro inclui papéis prefixados e indexados à inflação com taxas gordas.

Na visão dos analistas Lucas Queiroz, Paula Toute, Clara Lustosa e Arthur Almeida Neto, os títulos pós-fixados — aqueles indexados à Selic ou ao CDI — continuarão com rentabilidade elevada em meio ao ciclo de alta da taxa básica de juros, sendo os melhores instrumentos para investidores com horizonte de investimento inferior a dois anos.

Porém, há oportunidades para quem tem objetivos de prazos mais longos nos títulos indexados à inflação, e até mesmo nos prefixados, que vêm sendo preteridos na maior parte das recomendações, dado o risco de a inflação escapar para cima.

Segundo o Itaú BBA, os investidores continuam a embutir nos títulos prefixados uma inflação ao redor de 7,5% para um ano à frente e 6,5% ao ano ao longo dos próximos cinco anos.

Para o banco, entretanto, o IPCA em 2025 deve ficar em 5,8%, recuando para 4,5% em 2026, taxas bem inferiores às que vêm sendo precificadas nos prefixados, o que indica que há certa "gordura para queimar" — ou seja, há espaço para as remunerações dos títulos caírem e eles, consequentemente, se valorizarem.

Assim, o Itaú BBA vê com bons olhos títulos prefixados com prazo de até três anos.

Leia Também

Já entre os papéis atrelados à inflação, a recomendação foca-se nos papéis mais longos, com prazos a partir de cinco anos.

"Projetamos arrefecimento da economia à frente, possibilitando recuo da Selic ao longo de 2026. Além disso, projetamos inflação abaixo dos níveis precificados no mercado", observam os analistas.

As escolhas do Itaú BBA no Tesouro Direto

Assim, entre os títulos públicos, o Itaú BBA recomenda as seguintes compras no Tesouro Direto:

  • Tesouro Selic 2028: os juros elevados devem manter a rentabilidade dos pós-fixados atrativa tanto em termos reais (acima da inflação) quanto nominais ao menos até o fim de 2026. O papel cumpre a função de prover liquidez à carteira, amortecer a volatilidade e continuar a rentabilizar o capital acima da taxa de inflação.
  • Tesouro Prefixado 2028: a precificação de que a Selic superará 15% ao ano em 2025, se mantendo acima de 14,5% ao ano nos anos seguintes gera atratividade aos prefixados de vencimentos próximos a três anos, dado que o banco acredita numa trajetória mais branda para a taxa básica de juros a partir de 2026. Com retorno de 14,91% ao ano para quem o adquirir na tarde desta quarta-feira (12), o papel com vencimento em 2028 é recomendado para quem tem horizonte de investimento superior a dois anos.
  • Tesouro IPCA+ 2040: embora seja esperada continuidade do cenário de Selic elevada nos próximos trimestres, em horizontes mais longos o retorno dos títulos pós-fixados deve convergir para o nível de equilíbrio ao redor de 5,0% ao ano acima da inflação, patamar inferior ao oferecido pelos títulos indexados ao IPCA de prazos equivalentes, dizem os analistas. Hoje, o Tesouro IPCA+ 2040 remunera 7,37% ao ano + IPCA para quem o levar ao vencimento.

ONDE INVESTIR EM FEVEREIRO: Ações, criptomoedas, pagadoras de dividendos, FIIs e BDRs para este mês

Crédito privado: a seleção de títulos isentos de imposto de renda

Entre os títulos de renda fixa privada incentivados, isto é, isentos de imposto de renda, o Itaú BBA selecionou três papéis para os investidores em geral, sendo dois Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e uma debênture incentivada de infraestrutura.

Uma delas, emitida pela Rio+ Saneamento, tem o maior retorno no vencimento (mas também o maior prazo) dentre os títulos indicados, 8,50% ao ano + IPCA, isento de imposto de renda.

Já os investidores qualificados — que possuem a partir de R$ 1 milhão em aplicações financeiras —, contam com mais cinco recomendações isentas, sendo um CRA, quatro debêntures incentivadas e um Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI).

Confira as indicações:

Público geral

TítuloRetorno anual*VencimentoRating médio
CRA Atacadão/Carrefour Brasil (CRA022008SZ)IPCA + 7,20%16/08/2027AAA
CRA BRF (CRA0240066K)IPCA + 7,60%15/06/2034AAA
Debênture Rio+ Saneamento (SABP12)IPCA + 8,50%15/11/2043AAA
(*) Em 7 de fevereiro
Fonte: Itaú BBA

O Carrefour Brasil é considerado um emissor com sólida capacidade de geração de caixa pelo Itaú BBA, apesar da alavancagem acima dos patamares desejáveis. Combinada às iniciativas de eficiência e otimização do portfólio, tal capacidade deve contribuir para a sua gradual desalavancagem, acreditam os analistas.

Já a BRF apresenta sólido perfil de crédito, suportado por baixo endividamento, robusta posição de caixa e melhora na eficiência operacional. "A companhia endereçou os principais pontos de atenção na sua história de crédito, que eram a estrutura de capital excessivamente alavancada e as despesas financeiras que consumiam parte importante da sua geração de caixa", diz o banco.

Finalmente, a Rio+ Saneamento — consórcio que venceu a concessão do Bloco 03 do leilão de privatização da Cedae, empresa de saneamento do Rio de Janeiro — tem um perfil de dívida alongado, apesar do amplo plano de investimentos que precisa executar. Além disso, opera em um setor essencial, que costuma ser resiliente ao longo dos ciclos econômicos, dizem os analistas.

Investidor qualificado

TítuloRetorno anual*VencimentoRating médio
CRA BRF (CRA020002GZ)IPCA + 7,60%15/07/2027AAA
CRI Grupo Mateus (22C1362141)IPCA + 7,70%15/04/2034AAA
Debênture Intervias (IVIAA0)IPCA + 8,00%15/05/2038AAA
Debênture Águas do Rio (RIS412)IPCA + 8,20%15/01/2034AA+
Debênture Águas do Rio (RIS422)IPCA + 8,40%15/01/2042AA+
(*) Em 7 de fevereiro
Fonte: Itaú BBA

Sobre o Grupo Mateus, o Itaú BBA avalia que a companhia apresenta sólido perfil de crédito, com boa geração de caixa operacional (suficiente para financiar boa parte dos seus investimentos em expansão) e posição robusta de liquidez.

Também avaliado como sólido é o perfil de crédito da Intervias, concessionária que opera 380,3km de trechos de rodovias na região centro-norte do estado de São Paulo, importante corredor de escoamento de produtos agrícolas e importação de produtos industrializados. Na visão dos analistas, a empresa opera com elevadas margens, robusta geração de caixa e perfil de dívida alongado.

Finalmente, a Águas do Rio, que opera as concessões responsáveis pelo saneamento de 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, tem apresentado, na visão do Itaú BBA, uma forte melhora em seus resultados operacionais, apesar do extenso plano de investimentos, que deve pressionar a alavancagem da companhia. Isso, combinado com a resiliência do setor e a dívida alongada da empresa, fortalece o perfil de crédito da emissora.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DAQUI NÃO SAIO…

Daqui ninguém me tira? Powell desafia Trump e diz que vai continuar no comando do Fed

12 de fevereiro de 2025 - 14:02

Em meio a uma relação tensa com o republicano, o presidente do BC dos EUA fala abertamente sobre a possibilidade de renunciar ao cargo antes do final do mandato

NO VERMELHO

Bolsa ladeira abaixo, dólar morro acima: o estrago que o dado de inflação dos EUA provocou nos mercados

12 de fevereiro de 2025 - 13:01

Os investidores ainda encararam o segundo dia de depoimentos do presidente do Fed, Jerome Powell, ao Congresso e uma declaração polêmica de Trump sobre os preços

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais uma chance na vida: Ibovespa tenta manter bom momento em dia de inflação nos EUA e falas de Lula, Galípolo e Powell

12 de fevereiro de 2025 - 8:14

Investidores também monitoram reação a tarifas de Trump sobre o aço e o alumínio; governo brasileiro mantém tom cauteloso

ALÉM DAS AÇÕES

O desconto na bolsa que poucos falam: fundos isentos de infraestrutura (FI-Infra) negociam com desconto de até 43% na B3

12 de fevereiro de 2025 - 6:46

De 21 FI-Infras na bolsa que aplicam em títulos de crédito, como debêntures, nada menos que 19 operam com cotas abaixo do valor patrimonial, segundo levantamento da Empiricus

BALDE DE ÁGUA FRIA

Juros nos EUA: o que Powell disse que fez o mercado adiar a aposta no corte das taxas neste ano

11 de fevereiro de 2025 - 12:37

Presidente do Federal Reserve concede depoimento ao Senado nesta terça-feira (11) e reforçou uma mensagem que vem sendo repetida pelas autoridades de política monetária nas últimas semanas

ALÍVIO PERO NO MUCHO

Inflação desacelera a menor nível para janeiro desde o Plano Real, mas não vai impedir Galípolo de continuar subindo os juros

11 de fevereiro de 2025 - 12:02

Inflação oficial desacelerou de +0,52% para +0,16% na passagem de dezembro para janeiro, mas segue fora da meta no acumulado em 12 meses

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Isso não é 2015, nem 1808

10 de fevereiro de 2025 - 20:00

A economia brasileira cresce acima de seu potencial. Se a procura por camisetas sobe e a oferta não acompanha, o preço das camisetas se eleva ou passamos a importar mais. Não há milagre da multiplicação das camisetas.

DINHEIRO NA CONTA

Dividendos e JCP: Itaúsa (ITSA4) vai distribuir mais de R$ 8 bilhões em proventos e anuncia aumento de capital

10 de fevereiro de 2025 - 19:39

Do montante anunciado, a primeira parcela será paga no dia 17 de março de 2025 para quem estiver na base acionária da companhia na próxima segunda-feira (17)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um rolezinho no shopping: Ibovespa reage a tarifas de Trump em semana de testemunhos de Powell e IPCA

10 de fevereiro de 2025 - 8:06

Enquanto isso, banco BTG Pactual dá andamento à temporada de balanços com lucro recorde em 2024

VAI DAR PRA 'REPETIR' A DOSE?

Itaú (ITUB4), Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4) têm lucros 22% maiores em 2024, mas ‘elemento mágico’ que fez os bancões lucrarem tanto pode não existir em 2025

8 de fevereiro de 2025 - 16:39

Com a previsão de alta dos juros e desaceleração econômica, os bancos esperam colocar pé no freio em determinadas linhas de negócio

DEVO, NÃO NEGO…

Itaú (ITUB4) e outros credores obtêm vitória na Justiça contra a AgroGalaxy (AGXY3) em processo de recuperação judicial; entenda a decisão

7 de fevereiro de 2025 - 15:40

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) determinou que créditos garantidos por cessão fiduciária de recebíveis e bens móveis não se submetem à reestruturação da varejista de insumos agrícolas

MERCADOS HOJE

Dólar nas mínimas do dia: o dado de emprego dos EUA que derrubou a moeda norte-americana aqui e lá fora

7 de fevereiro de 2025 - 12:13

As bolsas tanto aqui como lá fora reagiram pouco ao payroll, que trouxe dados mistos sobre a saúde do mercado de trabalho norte-americano em janeiro; saibam como ficam os juros na maior economia do mundo após esses relatórios

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tabuada na bolsa: Ibovespa reage ao balanço do Bradesco enquanto investidores aguardam payroll nos EUA

7 de fevereiro de 2025 - 8:17

Participantes do mercado olham para o payroll em busca de sinais em relação aos próximos passos do Fed

TODO MUNDO VAI SOFRER

O raio-x da Moody’s para quem investe em empresas brasileiras: quais devem sofrer o maior e o menor impacto dos juros altos

6 de fevereiro de 2025 - 18:50

Aumento da Selic, inflação persistente e depreciação cambial devem pressionar a rentabilidade das companhias nacionais em diferentes graus, segundo a agência de classificação de risco

GUIDANCE MAIS TÍMIDO

O Itaú (ITUB4) está muito conservador para 2025? CEO revela por que o banco vai tirar pé do acelerador — mas sem abrir mão dos dividendos

6 de fevereiro de 2025 - 12:21

Junto com balanço, banco anunciou proventos extraordinários e recompras de R$ 18 bilhões, além de bonificação em ações; mas guidance para este ano foi considerado tímido pelos analistas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Uma renda nem tão fixa assim: Ibovespa reage a balanços enquanto investidores monitoram Trump e decisão de juros na Inglaterra

6 de fevereiro de 2025 - 8:16

Itaú reporta lucro líquido maior do que se esperava e anuncia dividendos extraordinários e recompra de ações multibilionária

RENDA FIXA DO MÊS

Onde investir na renda fixa em fevereiro? Veja títulos isentos de IR e opções no exterior, de emissores como Vale, Eletrobras e até BNDES

6 de fevereiro de 2025 - 6:10

Banco do Brasil, BTG e XP indicam debêntures incentivadas, CRIs, CRAs, LCDs, LCAs, bonds e outros títulos de renda fixa para o mês

SEGUE O LÍDER?

Itaú (ITUB4) lucra R$ 10,88 bilhões no 4T24 e anuncia dividendos extraordinários e recompras de R$ 18 bilhões

5 de fevereiro de 2025 - 19:00

Sem surpresas, principais linhas do balanço do bancão vieram em linha com o esperado por analistas, e valor da distribuição extra ficou um pouco abaixo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um (dilema) Tostines na bolsa: Ibovespa reage a balanços e produção industrial em dia de aversão ao risco lá fora

5 de fevereiro de 2025 - 8:08

Santander Brasil é o primeiro bancão a divulgar balanço do quarto trimestre de 2024; Itaú publica resultado depois do fechamento

AÇÃO DO MÊS

Itaú no topo outra vez: ITUB4 é ação favorita dos analistas para investir em fevereiro, com dividendos extras e balanço do 4T24 no radar

5 de fevereiro de 2025 - 6:09

O gigante do setor financeiro acumulou sete recomendações entre as 12 corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro; veja o ranking de indicações para este mês

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar