🔴 QUER INVESTIR NAS MELHORES CRIPTOMOEDAS DO MOMENTO? SAIBA COMO CLICANDO AQUI

Eduardo do Valle

Eduardo do Valle

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pós-graduado em Novas Tecnologias em Jornalismo (PUCPR) e em Jornalismo Cultural (FAAP/SP). Especialista em cultura e lifestyle com experiência em produção e edição de conteúdo para marcas como a LATAM Airlines e veículos como Rolling Stone Brasil, GQ Brasil e GNT.

APOSTAS ABERTAS

Oscar 2025, o termômetro: as chances de “Ainda Estou Aqui” e o candidato com uma “vantagem” em Melhor Filme

Na torcida pela vitória de “Ainda Estou Aqui”, analisamos o desempenho dos indicados nas principais categorias do Oscar, que acontece neste domingo (2), em outras premiações; confira quem tem brilhado mais e o que apontam as estatísticas

Eduardo do Valle
Eduardo do Valle
1 de março de 2025
8:26 - atualizado às 17:10
Oscar 2025: o termônetro dos indicados
Oscar 2025: o termônetro dos indicados - Imagem: Reprodução: 20th Century Studios/Universal Pictures Brasil/Sony Classics

A invasão de "Fernandas Torres" em blocos de Carnaval nas ruas das metrópoles em 2025 não deixa mentir: esse ano, o Oscar entrou de vez na agenda do brasileiro.

Por todo o país, fãs de cinema devem interromper o feriado para torcer por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, nas três categorias em que concorremos neste domingo (2), como Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional.

Pela primeira vez em mais de 25 anos, o Brasil está também acompanhando a campanha dos artistas em busca dos votos que podem trazer as estatuetas para cá. E isso envolve, também, acompanhar os concorrentes e demais filmes indicados este ano.

Apostar em vencedores, claro, nunca é fácil. Tampouco existe um método confirmado de acertar quem vai vencer, isso é só na hora (e às vezes nem assim, vide a disputa entre Moonlight e La La Land há alguns anos).

O que podemos fazer é conferir como vem sendo o desempenho dos filmes nas demais premiações da temporada. E é isso que trazemos abaixo para você, leitor do Seu Dinheiro: uma análise da temporada 2024/2025 de premiações nas principais categorias (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante e, nesse contexto de Brasil no Oscar, Melhor Filme Internacional).

Desde já assumimos, e vamos reiterar abaixo, a torcida por Ainda Estou Aqui nas três categorias em que concorremos. E adiantamos que as cartas estão na mesa, ao menos na maioria das indicações brasileiras. Mas para os demais, o cenário que se desenha pode ser surpreendente. E nos ensinar ainda mais sobre como funciona Hollywood fora da sala de cinema.

Leia Também

Melhor Atriz coadjuvante

  • Monica Barbaro - Um Completo Desconhecido
  • Ariana Grande - Wicked
  • Felicity Jones - O Brutalista
  • Isabella Rossellini - Conclave
  • Zoe Saldaña - Emilia Pérez

Em 2025, apesar de atuações surpreendentes – estamos falando com você, Isabella Rossellini –, a corrida parece definida entre Zoe Saldaña, de Emilia Pérez, e Ariana Grande, de Wicked.

Zoe Saldaña: destaque por 'Emilia Pérez'
Zoe Saldaña: destaque por 'Emilia Pérez'

Ainda assim, o favoritismo de Saldaña é inegável: a atriz arrebatou a temporada de premiações em 2025, garantindo ao menos uma vitória para Emilia Pérez em quase todas as premiações, mesmo com as crises que se instalaram sobre a campanha após a descoberta de declarações polêmicas da protagonista Karla Sofía Gascón.

A vitória recente de Saldaña, nos Screen Actors Guild Awards (SAG Awards - o prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos) do último domingo (23) - confirma um caminho de sucesso que inclui o BAFTA (o "Oscar" britânico), o Critics' Choice Awards e Globo de Ouro. Além disso, reforça as chances da atriz: nos últimos 30 anos, a vitória da categoria no SAG foi confirmada 22  vezes no Oscar, uma margem de 73% de acerto. Nos últimos 10 anos, a proporção foi de 9/10 acertos.

Melhor Ator coadjuvante

  • Yura Borisov - Anora
  • Kieran Culkin - A Verdadeira Dor
  • Edward Norton - Um Completo Desconhecido
  • Guy Pearce - O Brutalista
  • Jeremy Strong - O Aprendiz

Considerada uma das certezas do Oscar 2025, a categoria de Melhor Ator Coadjuvante deve ir, quase certamente, para Kieran Culkin. O astro de Succession fez uma campanha quase imbatível com seu papel profundamente sensível e carismático como Benji em A Verdadeira Dor.

Kieran Culkin, destaque em A Verdadeira Dor
Kieran Culkin (centro), destaque em A Verdadeira Dor

Sua vitória nos SAG Awards no último domingo (23) parece confirmar a tendência: o vencedor da premiação do Sindicato de Atores na categoria se repetiu no Oscar em 21 dos últimos 30 anos.

Se isso não for suficiente, talvez valha dizer que Culkin também arrebatou a estatueta no Globo de Ouro, no BAFTA, no Critics' Choice Awards e em mais de uma dúzia de festivais locais em 2024. Um caminho para lá de livre em direção ao Oscar.

Melhor Filme Internacional

  • Ainda Estou Aqui (Brasil)
  • A Garota da Agulha (Dinamarca)
  • Emilia Pérez (França)
  • A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha)
  • Flow (Letônia)

Chegando à parte que nos interessa, a corrida fica um pouco mais acirrada. Isso porque, aqui, é possível desenhar um padrão claro de antes e depois.

Pela maior parte da corrida pelo Oscar, Emilia Pérez foi considerado um favorito na premiação: com 13 categorias, o longa tornou-se recordista como o filme de língua não inglesa com mais indicações na história. A aclamação em festivais como o Cannes parecia levar a produção do diretor francês Jacques Audiard em uma trilha de sucesso - o que, de fato, foi, até janeiro.

E aí vieram as polêmicas.

Àquela altura, Emilia Pérez já recebia críticas à encenação da transgeneridade da protagonista; insatisfação com uma representação caricata do México e do narcotráfico; e revolta com a pouquíssima participação de mexicanos na produção. 

O golpe mais duro, no entanto, viria com o fim de janeiro. Uma semana após acusar a equipe de Fernanda Torres de fazer campanha contra ela, Karla Sofía Gascón, a protagonista de Emilia Pérez teve uma série de tweets antigos desenterrados por uma jornalista canadense. Neles, a atriz traçava uma enxurrada de comentários com viés racista, xenofóbico e islamofóbico - sobraram ataques até mesmo à própria Academia de Hollywood, que entrega o Oscar.

Toda a polêmica, que desenrolou nas três semanas que antecipavam o prazo final da votação no Oscar, parece ter afetado em cheio a campanha da produção francesa, que chegou a reduzir a participação de Gascón em peças promocionais.

E é aí que entra Ainda Estou Aqui: na contramão de Emilia Pérez, o longa de Walter Salles ganhou atenção crescente graças a um investimento pesado da Sony Pictures Classics à campanha.

Ainda Estou Aqui: candidato forte a Melhor Filme Internacional
Ainda Estou Aqui: candidato forte a Melhor Filme Internacional

À parte do desempenho de Fernanda Torres na campanha - que incluiu sua vitória importantíssima como Melhor Atriz em Filme Dramático no Globo de Ouro (mais abaixo) -, Ainda Estou Aqui estreou nos EUA a 11 dias do fim da votação, com um público crescente: segundo o site Box Office Mojo, o faturamento da produção no país ultrapassou os US$ 27 milhões (cerca de R$ 157 milhões) nesta semana.

Prêmios importantes de Ainda Estou Aqui, além do Globo de Ouro de Fernanda Torres, incluem o Goya (o "Oscar" espanhol), como Melhor Filme Íbero-Americano; a estatueta de Melhor Roteiro no Festival de Veneza para Murilo Hauser e Heitor Lorega; e o Satellite Awards de Melhor Atriz para Fernanda Torres. Uma atenção merecida ao longa merece nossa aposta (e torcida) como Melhor Filme Internacional.

Melhor Ator

  • Adrien Brody - O Brutalista
  • Timothée Chalamet - Um Completo Desconhecido
  • Colman Domingo - Sing Sing
  • Ralph Fiennes - Conclave
  • Sebastian Stan - O Aprendiz

A vitória de Timothée Chalamet como Melhor Ator no SAG Awards, na última semana, parece ter confundido ainda mais uma das categorias mais incertas da edição 2025 do Oscar. 

Seguindo a estatística cotada em categorias anteriores, os vencedores dos SAG Awards levaram a melhor em 24 das 30 últimas edições do Oscar - uma margem de 80% de correspondência. 

A confusão se dá especialmente devido a uma campanha dominada por Adrien Brody, vencedor do Oscar por O Pianista, que em 2025 parece repetir o sucesso com sua performance em O Brutalista.

Ao longo do último ano, Brody venceu em 8 das principais premiações do cinema, incluindo o BAFTA, o Globo de Ouro e o Critics' Choice Awards.

Se a tendência de acertos dos SAG Awards se confirmarem em 2025, talvez caiba uma surpresa na cerimônia deste domingo (2), com um favorito da indústria sendo ofuscado pela performance reconhecida pelo Sindicato dos Atores. Mas é seguro dizer que Brody ainda tem boas chances de levar a melhor.

Melhor Atriz

  • Cynthia Erivo - Wicked
  • Karla Sofía Gascón - Emilia Pérez
  • Mikey Madison - Anora
  • Demi Moore - A Substância
  • Fernanda Torres - Ainda Estou Aqui

Outra categoria importante para o Brasil no Oscar 2025, a disputa pela estatueta de Melhor Atriz é uma das grandes incertezas da noite.

Isso porque a vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz em Filme Dramático no Globo de Ouro colocou em xeque qualquer favoritismo de nomes da indústria americana. A conquista de janeiro, afinal, foi sobre nomes consagrados da indústria como Angelina Jolie, Tilda Swinton e Kate Winslet.

Dali em diante, Fernanda foi catapultada a um papel de destaque na imprensa dos Estados Unidos. Com seu carisma, ela partiu para uma série de aparições na TV e na mídia, que incluíram entrevistas no talk show do apresentador Jimmy Kimmel e no programa Good Morning America.

Mas nesse caso talvez valha olhar para o lado - especificamente para Demi Moore, a grande concorrente de Fernanda na disputa pelo Oscar.

Demi Moore: destaque por A Substância
Demi Moore: destaque por A Substância

Além de também ganhar o Globo de Ouro como Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical, a protagonista de A Substância vem fazendo excelente campanha, arrebatando estatuetas em premiações como os Critics' Choice Awards e uma dezena de outras disputas menores. Ela também levou os SAG Awards, que confirmou a vitória do Oscar em 70% das edições dos últimos 30 anos.

Correndo por fora da queda de braço entre Fernanda e Demi, há ainda uma terceira possibilidade que ganhou força nos últimos dias: Mikey Madison, a atriz de 25 anos e protagonista de Anora, comédia dramática de Sean Baker, que tem ganhado fôlego nos últimos dias da disputa.

Madison, que já arrebatara mais de 10 prêmios menores pelo papel-título da história, levou o BAFTA de Melhor Atriz no último dia 16 de fevereiro, um dos mais importantes da indústria, ainda que sem relação direta com o Oscar.

Agora, resta saber se a Academia vai premiar a veterana de Hollywood em um de seus papéis mais ousados, a estrangeira carismática com a interpretação dramática mais potente da temporada ou a entrega cheia de energia da novata talentosa.

Sem fechar apostas, talvez valha olhar para a revista especializada The Hollywood Reporter, que ainda este mês publicou uma edição com a brasileira na capa e a chamada: "Fernanda Torres já ganhou". Nós, é claro, concordamos. 

Melhor Direção

  • Sean Baker - Anora
  • Brady Corbet - O Brutalista
  • James Mangold - Um Completo Desconhecido
  • Jacques Audiard - Emilia Pérez
  • Coralie Fargeat - A Substância

Desconsiderando as polêmicas envolvendo Jacques Audiard e Emilia Pérez, essa categoria traz uma das seleções mais fortes de talentos na disputa. O trunfo de cada um são as diferenças de linguagem, que resultaram em filmes muito diferentes entre si.

Na prática, porém, o favoritismo para o vencedor esteve, pela maior parte do tempo, com Brady Corbet, de O Brutalista. Esse, que é apenas seu terceiro longa-metragem, foi celebrado em festivais como o de Veneza e chegou a 2024 arrebatando vitórias, como o Globo de Ouro e o BAFTA. 

Anora, por outro lado, vinha sendo tratado como uma boa surpresa - especialmente após a conquista da Palma de Ouro no Festival de Cannes ano passado.

A virada para Sean Baker, no entanto, veio ainda neste mês de fevereiro, quando, em dois dias, Anora ganhou na categoria de Melhor Filme dos Critics' Choice Awards e Baker levou o Directors Guild of America Awards de Melhor Diretor - o maior prêmio do sindicato de diretores.

Na prática, os vencedores dos DGA Awards foram confirmados pela Academia de Cinema no Oscar em 68 das últimas 76 edições - um total de 90% das vezes, colocando Baker lado a lado com Corbet na luta pela estatueta.

Anora: filme de Sean Baker ganhou força na campanha
Anora: filme de Sean Baker ganhou força na campanha

Melhor Filme

  • Anora
  • O Brutalista
  • Um Completo Desconhecido
  • Conclave
  • Duna: Parte 2
  • Emilia Pérez
  • Ainda Estou Aqui
  • Nickel Boys
  • A Substância
  • Wicked

Se para os atores o que pesa são os SAG Awards e para os diretores o que conta mais são os DGA Awards, a categoria de Melhor Filme é um tanto mais complexa de prever.

Em geral, um bom termômetro é o Producer Guild Awards, ou PGA Awards, que teve margem de acerto de 70% nos últimos 35 anos, confirmando o vencedor do Oscar 25 vezes. E em 2025, quem levou a melhor foi Anora, eleito Melhor Filme na cerimônia do último dia 8 de fevereiro.

Combinada à vitória de Sean Baker como Melhor Diretor do DGA Awards e de Anora como Melhor Roteiro Original nos Writer's Guild of America Awards, o prêmio do Sindicato dos Roteiristas, o longa com Mikey Madison formou uma trinca de boas previsões que pode acabar confirmando o filme - uma produção baratíssima, aliás, de apenas US$ 6 milhões -, como o vencedor.

A única produção na história que ganhou o PGA, o DGA e o WGA e acabou perdendo na categoria de Melhor Filme no Oscar foi O Segredo de Brokeback Mountain, no embate contra Crash em 2006.

Outros destaques da temporada incluem Conclave, que ganhou o BAFTA, O Brutalista, que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático, e Emilia Pérez, que levou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical. O Critics Choics Awards, também foi para Anora, reforçando ainda mais a boa temporada de Mikey Madison e Sean Baker.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAN GOGH PELO MUNDO

Van Gogh: 8 museus e destinos para conferir as obras do artista 

17 de abril de 2025 - 9:02

Pintor holandês não teve notoriedade em vida; atualmente, é um dos artistas mais consagrados da história, com obras espalhadas por todo o mundo

FERIADÃO À VISTA

Como fica a bolsa no feriado? Confira o que abre e fecha na Sexta-feira Santa e no Dia de Tiradentes

17 de abril de 2025 - 8:10

Fim de semana se une à data religiosa e ao feriado em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira para desacelerar o ritmo intenso que tem marcado o mercado financeiro nos últimos dias

IR 2025

Como declarar ETF no imposto de renda 2025, seja de ações, criptomoedas ou renda fixa

17 de abril de 2025 - 7:03

Os fundos de índice, conhecidos como ETFs, têm cotas negociadas em bolsa, e podem ser de renda fixa ou renda variável. Veja como informá-los na declaração em cada caso

DRAGÃO À ESPREITA

É hora de aproveitar a sangria dos mercados para investir na China? Guerra tarifária contra os EUA é um risco, mas torneira de estímulos de Xi pode ir longe 

17 de abril de 2025 - 6:12

Parceria entre a B3 e bolsas da China pode estreitar o laço entre os investidores do dois países e permitir uma exposição direta às empresas chinesas que nem os EUA conseguem oferecer; veja quais são as opções para os investidores brasileiros investirem hoje no Gigante Asiático

OS PLANOS PARA 2025

MRV (MRVE3) detalha planos para voltar a ser a ‘estrela do setor’, mas descarta a venda da Resia ou foco na faixa 4 do Minha Casa Minha Vida

16 de abril de 2025 - 18:29

Em conversa com os investidores no MRV Day, o CEO, Rafael Menin, reconheceu os resultados fracos nos últimos anos e mostrou como pretende mudar esse cenário

DINHEIRO NO BOLSO

Passou: acionistas da Petrobras (PETR4) aprovam R$ 9,1 bilhões em dividendos; veja quem tem direito

16 de abril de 2025 - 16:56

A estatal também colocou em votação da assembleia desta quarta-feira (16) a indicação de novo membros do conselho de administração

MAIS UMA TAÇA? NÃO, OBRIGADO

Consumo de vinho cai ao menor nível em 63 anos; de clima a comportamento, o que causa a queda?

16 de abril de 2025 - 16:35

Dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) apontam vários ‘culpados’ para a desaceleração na indústria vinícola

GATO ESCALDADO?

Nas entrelinhas: por que a tarifa de 245% dos EUA sobre a China não assustou o mercado dessa vez

16 de abril de 2025 - 14:10

Ainda assim, as bolsas tanto em Nova York como por aqui operaram em baixa — com destaque para o Nasdaq, que recuou mais de 3% pressionado pela Nvidia

COMPRAR OU VENDER

Correr da Vale ou para a Vale? VALE3 surge entre as maiores baixas do Ibovespa após dado de produção do 1T25; saiba o que fazer com a ação agora

16 de abril de 2025 - 12:24

A mineradora divulgou queda na produção de minério de ferro entre janeiro e março deste ano e o mercado reage mal nesta quarta-feira (16); bancos e corretoras reavaliam recomendação para o papel antes do balanço

NINGUÉM FICA DE FORA

Nvidia não escapa de Trump, com restrição a exportação de chips; ‘queridinha’ tem preço-alvo cortado pelo BofA e tomba em NY

16 de abril de 2025 - 12:08

Ontem (15), a gigante dos chips informou ao mercado que será atingida por uma decisão do presidente dos EUA, com impacto calculado em US$ 5,5 bilhões

E O EURO NÃO AJUDA...

O destino mais desejado da Europa é a cidade mais cara do mundo em 2025; quanto custa a viagem?

16 de abril de 2025 - 12:02

Seleção do European Best Destinations consultou mais de 1,2 milhão de viajantes em 158 países para elencar os 20 melhores destinos europeus para o ano

HORA DE BATER O MARTELO

Acionistas da Petrobras (PETR4) votam hoje a eleição de novos conselheiros e pagamento de dividendos bilionários. Saiba o que está em jogo

16 de abril de 2025 - 11:44

No centro da disputa pelas oito cadeiras disponíveis no conselho de administração está o governo federal, que tenta manter as posições do chairman Pietro Mendes e da CEO, Magda Chambriard

FOGO BAIXO, SABOR ALTO

Com OCRE, novo restaurante em Gramado, Roberta Sudbrack mostra suas cores

16 de abril de 2025 - 8:02

Roberta Sudbrack desembarca no Wood Hotel, em Gramado, com o OCRE, restaurante profundamente ligado à sua origem

IR 2025

Como declarar ações no imposto de renda 2025

16 de abril de 2025 - 7:37

Declarar ações no imposto de renda não é trivial, e não é na hora de declarar que você deve recolher o imposto sobre o investimento. Felizmente a pessoa física conta com um limite de isenção. Saiba todos os detalhes sobre como declarar a posse, compra, venda, lucros e prejuízos com ações no IR 2025

PARA O ALTO E AVANTE

Por que o Mercado Livre (MELI34) vai investir R$ 34 bilhões no Brasil em 2025? Aporte só não é maior que o de Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3)

16 de abril de 2025 - 6:30

Com o valor anunciado pela varejista online, seria possível comprar quatro vezes Magalu, Americanas e Casas Bahia juntos; conversamos com o vice-presidente e líder do Meli no Brasil para entender o que a empresa quer fazer com essa bolada

NÃO TEM MAIS PARA NINGUÉM?

Mercado Livre (MELI34) vai aniquilar a concorrência com investimento de R$ 34 bilhões no Brasil? O que será de Casas Bahia (BHIA3) e Magalu (MGLU3)?

16 de abril de 2025 - 6:00

Aposta bilionária deve ser usada para dobrar a logística no país e consolidar vantagem sobre concorrentes locais e globais. Como fica o setor de e-commerce como um todo?

PRÉ-BRINDE

50 Best Bars inaugura lista estendida (51-100) dos melhores bares da América do Norte em 2025

15 de abril de 2025 - 21:44

De Calgary a Oaxaca, a lista estendida do 50 Best Bars North America confirma: o futuro do bar é autoral, imersivo — e nem sempre em Nova York

RELATÓRIO OPERACIONAL

Vale (VALE3): produção de minério cai 4,5% no 1T25; vendas sobem com preço quase 10% menor

15 de abril de 2025 - 19:09

A alta nas vendas de minério foram suportadas pela comercialização de estoques avançados formados em trimestres anteriores, para compensar as restrições de embarque no Sistema Norte devido às chuvas

PAGANDO BEM...

Mais de 55% em dividendos: veja as empresas que pagaram mais que a Petrobras (PETR4) em 12 meses e saiba se elas podem repetir a dose

15 de abril de 2025 - 17:02

Ranking da Quantum Finance destaca empresas que não aparecem tanto no noticiário financeiro, mas que pagaram bons proventos entre abril de 2024 e março de 2025

O EFEITO BORBOLETA DO TARIFAÇO

O mundo vai pagar um preço pela guerra de Trump —  a bolsa já dá sinais de quando e como isso pode acontecer

15 de abril de 2025 - 14:34

Cálculos feitos pela equipe do Bradesco mostram o tamanho do tombo da economia global caso o presidente norte-americano não recue em definitivo das tarifas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar