🔴 A CRIPTO MAIS BARATA DO MUNDO PODE TRANSFORMAR R$ 3.500 EM ATÉ R$ 1 MILHÃO ENTENDA COMO

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Já trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens. Atualmente, é repórter de lifestyle do Seu Dinheiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.

UM NOVO PATAMAR DE 'PUBLI'

As marcas de luxo estão ‘sedentas’ por White Lotus — como a série virou ‘mina de ouro’ da publicidade para o público de alta renda

Empresas compraram cotas publicitárias e lançaram produtos antes mesmo da estreia da terceira temporada

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
23 de fevereiro de 2025
10:01 - atualizado às 17:32
pôster da série da hbo the white lotus luxo
Pôster da terceira temporada de The White Lotus. - Imagem: Divulgação/JHBO

Não é de hoje que as marcas querem se tornar “parte da conversa”. Do zeitgeist, ou “espírito da época”, melhor dizendo. As técnicas de product placement são velhas conhecidas da rede Globo, por exemplo, que sempre inseriu algum produto ou serviço patrocinado no cotidiano dos protagonistas. Com as redes sociais, as empresas começaram a participar das trends e dos memes, em uma tentativa de surfarem nos assuntos. 

The White Lotus, a série do “horário nobre” da HBO, está levando isso a outro patamar. 

A terceira temporada da série nem precisou comprovar as métricas de audiência para ganhar uma série de patrocinadores de peso antes mesmo da estreia, que ocorreu no domingo passado (16). 

Nomes como American Express, Tanqueray, BMW, Google arranjaram formas de se associarem ao hype da série, investindo uma boa parte do orçamento do marketing para criarem experiências e produtos completamente novos inspirados pela produção.

Isso sem contar outras marcas — de moda, principalmente —- que aproveitaram o timing para lançar produtos licenciados, enchendo os catálogos com peças que remetem ao clima tropical da Tailândia, que é o cenário da nova temporada, e ao fictício “The White Lotus Resort & Spa”. 

A WWD - Women’s Wear Daily mapeou 14 coleções diferentes até o momento. Abercrombie & Fitch, H&M, Banana Republic e diversas outras marcas querem capitalizar em cima do programa, transformando o hype em receita no final do mês. 

Leia Também

Claro, aqui vale um disclaimer: as outras duas temporadas da série foram sucessos de crítica e de audiência. Elas receberam, juntas, 23 indicações para o Emmy Awards (o “Oscar” da televisão) e ganharam 6 prêmios. 

  • White Lotus segue uma lógica de antologias. Isso significa que cada sequência de 10 episódios conta uma história diferente e individual, com protagonistas distintos. Além disso, cada uma se passa em uma unidade diferente do “resort”. Até o momento, a produção já foi para o Havaí, para a Itália e, agora, para a Tailândia. 

Ou seja: não é como se as marcas estivessem apostando em algo totalmente desconhecido e imprevisível. Junto a produções como Succession, Euphoria, The Last of Us e Game of Thrones, White Lotus “fez o seu nome” e se consolidou como uma das séries dominicais queridinhas da HBO.

Por que as marcas estão ‘sedentas’ por White Lotus?

Em uma era de dominância do streaming, com planos de assinatura que eliminam qualquer tipo de anúncio, a venda de espaços comerciais dentro da própria história é uma fonte de renda significativa para as emissoras. 

Com isso, os diretores criativos conseguem “sonhar alto” e bancar produções ambiciosas, já com a renda praticamente “garantida”, antes mesmo da série ir ao ar.  

Já para as empresas anunciantes, a associação com uma produção televisiva de sucesso traz um brand awareness e um poder de marca que não se consegue facilmente — nem ao “gastar os tubos” com anúncios no Instagram

Mais do que isso, o product placement orgânico, associado ao enredo e à atmosfera da história, dá a essas empresas um prestígio cultural — muito mais relevante do que um anúncio que interrompe o episódio e frustra o espectador. 

Um artigo da Forbes norte-americana resume esse fenômeno da seguinte forma: “um produto bem colocado em The White Lotus não fica apenas em segundo plano, ele se integra à fantasia”.

A fala de Pia Barlow, vice-presidente executiva de marketing de originais da HBO e Max, mais do que confirma essa tendência da indústria publicitária:

“"Essas parcerias são cruciais, não apenas porque alcançam nossos públicos de maneiras criativas que, francamente, o dinheiro não pode comprar, mas também aprofundam o engajamento dos fãs.”

Público premium: dentro e fora das telas

O caso de The White Lotus se assemelha ao de Succession por dois motivos principais.

Primeiramente, ambas as séries são consideradas “de prestígio”; tanto pelo fato de serem exibidas no horário nobre da HBO quanto pela boa recepção da crítica. 

Além disso, elas retratam um público muito específico — o 1% do 1%. Esse retrato de pessoas ultra ricas, ainda que de forma satírica e crítica, é uma oportunidade para as marcas premium.

É só pensar que Succession estimulou significativamente a discussão sobre o quiet luxury, o luxo “silencioso”, sem logomanias. 

Dezenas de companhias de luxo, como Zegna, Jacques Marie Mage, Loro Piana, Mercedes e Jaguar, compraram cotas de patrocínio no tempo em que a série esteve no ar, na expectativa de captar parte do público espectador que aspirava o mesmo estilo de vida da família Roy.

O mesmo acontece com The White Lotus agora. 

A American Express, que tradicionalmente busca o público de alta renda através de cartões de crédito ultra premium (como o Centurion), deixou suas intenções bem claras ao criar a “The White Lotus Thailand Experience”, um roteiro temático na Tailândia, exclusivo para portadores dos cartões mais exclusivos. 

Em comunicado oficial, a vice-presidente de mídia global da AmEx, Jill Hamilton, falou que a companhia “via muita sinergia natural com a série, especialmente porque os clientes dos cartões são excepcionalmente apaixonados por viagens.”

  • Koh Samui, a ilha onde se passa a terceira temporada, foi incluída na lista da AmEx de destinos tendência para 2025.

Além disso, a companhia norte-americana também patrocinou conteúdos de bastidores, para os fãs assistirem no streaming Max e nas redes sociais. 

De forma semelhante, a rede Four Seasons, que é parceira da série desde o primeiro episódio, vai fazer um retiro de wellness, em que os hóspedes poderão aproveitar tratamentos de spa e outras experiências que os levarão a vivenciar “uma atmosfera White Lotus”.

A empresa de bebidas Diageo lançou uma campanha temática promovendo o gin Tanqueray e vodka Ketel One. Já o Google apostou em uma minissérie com membros do elenco, visando a promoção das ferramentas Google Pixel e Gemini. 

Na nova era da televisão — e da publicidade —-, White Lotus parece seguir os passos de precursoras como a série Sex & The City, que ensinou ao público o que era uma sandália Manolo Blahnik, e os filmes do 007, que ditaram tendências do setor automobilístico ao de relojoalheria

* Com informações da Forbes, da Variety e da AdAge.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
FINAL DA NFL

Onde assistir ao Super Bowl hoje: veja opções na TV aberta e no streaming para assistir à final da NFL e o show de Kendrick Lamar

9 de fevereiro de 2025 - 11:41

Se você não desembolsou os milhares de dólares necessários para viajar até Nova Orleans e  garantir um assento no Caesars Superdome Stadium, não se preocupe. Existem opções tanto na TV aberta quanto no streaming para assistir ao Super Bowl LIX, a final da liga de futebol americano (NFL). Hoje, a partir de 20h30 (horário de […]

TÃO DIFERENTE E TÃO PARECIDO

Como uma das trocas de jogadores mais polêmicas da história da NBA lembra uma clássica negociação entre Corinthians e Palmeiras

9 de fevereiro de 2025 - 7:53

Transação envolvendo Luka Doncic e Anthony Davis na NBA tem uma série de paralelos com a troca de Ribamar por Neto

VAI QUERER UMA?

A primeira Ferrari elétrica já tem data para ser anunciada – e ela deve usar tecnologia de carros da Fórmula 1

4 de fevereiro de 2025 - 19:51

Após um balanço forte em 2024, montadora italiana anunciou planos para o primeiro modelo elétrico

PLAY EM NOVO ACORDO

Spotify se junta à maior gravadora do mundo e pode ter ainda mais influência na indústria musical 

27 de janeiro de 2025 - 17:24

Empresas afirmam que o acordo vai possibilitar constante inovação no negócio e beneficiar artistas e compositores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não se esqueça: Ibovespa tenta reação em dia de IPCA-15 e reunião ministerial para discutir inflação dos alimentos

24 de janeiro de 2025 - 7:56

IBGE divulga hoje a prévia da inflação de janeiro; em Brasília, Lula reúne ministros para discutir alta dos preços dos alimentos

É DO BRASIL

Totalmente nomeada: ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres recebem 3 indicações ao Oscar; veja os indicados nas principais categorias

23 de janeiro de 2025 - 11:21

Premiação mais importante do cinema mundial acontece no dia 2 de março

RECORDE ATRÁS DE RECORDE

Na conta do Round 6, de Mike Tyson e da NFL: balanço da Netflix supera expectativas do mercado e ação dispara em NY

22 de janeiro de 2025 - 11:38

Número expressivo de novos assinantes ajudou a empresa a registrar lucro operacional recorde e receita 16% maior na comparação anual

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tem certeza que nada presta? Ibovespa tenta recuperação em meio a dados fortes na China, prévia do PIB e inflação nos EUA

13 de janeiro de 2025 - 8:06

Além da agenda de indicadores, mercado já se prepara para o início da temporada de balanços nos Estados Unidos

SUPERANDO CONCORRENTES

Nem a Birkin falsa do Walmart afeta a Hermès: veja por que a marca francesa deve se manter ‘a líder do luxo’ em 2025

12 de janeiro de 2025 - 11:28

Maison francesa, criadora da bolsa mais famosa do mundo, supera LVMH e Kering no ano passado e deve manter a trajetória

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em busca de ar para respirar: Depois de subir pela primeira vez em 2025, Ibovespa busca nova alta, mas não depende apenas de si

7 de janeiro de 2025 - 8:08

Ausência de uma solução para a crise fiscal vem afastando do Ibovespa não só os investidores locais, mas também os estrangeiros

É DO BRASIL

Reparação histórica: Fernanda Torres traz uma das premiações de cinema mais importantes do mundo para o Brasil; tem chance de Oscar?

6 de janeiro de 2025 - 18:02

Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Filme de Drama” aumenta as chances de Torres ser indicada para o prêmio da Academia – mas não é garantia de nada

COMEBACK TRIUNFAL

Não é o fim da história: rede de livrarias físicas abre 13 novas lojas no Brasil em 2024 e ‘desafia’ a dominância da Amazon

6 de janeiro de 2025 - 17:29

Em um cenário de preços competitivos no e-commerce e diminuição da leitura entre brasileiros, esta varejista tem conseguido ‘remar contra a maré’

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hora de jogar na defesa: Ibovespa luta contra tensão política e juros em alta na primeira semana útil de 2025

6 de janeiro de 2025 - 8:07

Investidores aguardam IPCA de dezembro em meio a expectativa de estouro do teto da meta de inflação em 2024

QUEM COMPROU, COMPROU

Rolex fica mais caro em 2025 — e a culpa é desta commodity que foi o 2º melhor investimento do ano passado

3 de janeiro de 2025 - 16:02

Aumento do preço definido pela fabricante de relógio suíça tem a ver com o aumento de preço de um certo metal precioso

DESTINO DE LUXO

‘Noronhe-se’ ficou mais caro: Fizemos as contas de quanto sai uma viagem de 7 dias para Fernando de Noronha após aumento das taxas para turistas

3 de janeiro de 2025 - 7:31

“Fenômeno” entre artistas globais e gringos, o arquipélago a 500 km de Pernambuco não deixa dúvidas: é um destino de luxo, que encarece cada vez mais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dança das cadeiras: Ibovespa começa 2025 em marcha lenta na tentativa de reverter queda de mais de 10% em 2024

2 de janeiro de 2025 - 8:03

Das prefeituras às grandes empresas, ações do passado recente influenciam a busca pelo atingimento de novas metas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Emendas parlamentares, remendos de feriado e investimentos na China: bolsas operam com liquidez ainda menor após Natal

26 de dezembro de 2024 - 9:07

Os investidores acompanham o custo político do bloqueio de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares e os novos estímulos à economia chinesa

TCHAU, BOLSA

De volta às origens: família Nordstrom vai privatizar rede de varejo de luxo em acordo de US$ 4 bilhões

25 de dezembro de 2024 - 18:05

Em tempos de menor demanda por produtos de luxo, a família fundadora da Nordstrom resolveu adquirir, ela mesma, a rede de lojas de departamento de alto padrão. O negócio será feito em parceria com o varejista mexicano Liverpool por quase US$ 4 bilhões, em um acordo totalmente em dinheiro. Com isso, a empresa, então aberta, […]

FORA DO SENSO COMUM

O destino de luxo que provavelmente não está no roteiro da sua viagem pela Europa, mas que tem tudo para ser ‘a próxima Itália’

25 de dezembro de 2024 - 8:15

Este país na região dos Balcãs tem feito fortes investimentos no setor de turismo de alto padrão para atrair turistas já ‘cansados’ das viagens clássicas da Europa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um quarto sem janela: Ibovespa busca recuperação de banho de sangue de olho no PIB dos EUA e no RTI

19 de dezembro de 2024 - 8:16

Roberto Campos Neto e Gabriel Galípolo concedem entrevista coletiva conjunta depois da apresentação do Relatório Trimestral de Inflação

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar