🔴 RENDA FIXA ‘TURBINADA’: CONFIRA 3 TÍTULOS PARA BUSCAR RETORNOS COM A SELIC A 14,25% – ACESSE DE GRAÇA

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Já trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens. Atualmente, é repórter de lifestyle do Seu Dinheiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.

ARTE IMPRESSIONISTA

Claude Monet: os 12 melhores museus para ver as obras do artista (um deles fica no Brasil)

Pintor francês, um dos expoentes do Impressionismo, tem obras por toda a Europa e até aqui no Brasil – mas Louvre não está na lista

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
25 de março de 2025
7:28 - atualizado às 6:52
claude monet obra de arte impressionismo
Parte da coleção Nymphéas. Claude Monet. - Imagem: Wikimedia Commons

Ao passear pelos corredores do Museu do Louvre, você pode encarar a fila para ver a Mona Lisa, a Vênus de Milo ou as múmias egípcias. Mas, se o objetivo é ver as pinturas mais famosas de Claude Monet, esqueça o Louvre. É explorando outros espaços artísticos em Paris que você vai encontrar as obras-primas daquele que foi considerado o maior artista do Impressionismo. 

A capital francesa é, de longe, o melhor destino para ver as obras do francês. Mas não é o único. Espalhados pela Europa, pelos Estados Unidos e até pelo Japão, os quadros marcam presença em alguns dos museus mais importantes do mundo. 

E até mesmo aqui no Brasil, você pode ter um “gostinho” de Monet. 

claude monet arte impressionismo museu frança
Impression, Soleil Levant, 1872. Claude Monet. Fonte: Musée d'Orsay/Divulgação.

Onde ver obras de Monet em Paris: os 3 museus além do Louvre 

Enquanto o Louvre oferece, no máximo, três quadros mais desconhecidos de Monet, o Musée de L’Orangérie tem aquelas que são consideradas as obras-primas do artista: as Water Lilies (Nenúfares, em português, e Nymphéas, em francês). 

Basta atravessar o Jardim das Tulherias — que, diga-se de passagem, é um atrativo por si só — e pagar os 12,50 euros do ingresso para acessar o espaço.

Em duas salas extremamente imersivas, com formato oval que remete ao símbolo do infinito, estão os gigantescos painéis em tons azulados e esverdeados, que representam o jardim de flores do próprio pintor, em Giverny. 

Leia Também

A série completa das Nymphéas, na verdade, compreende mais de 200 pinturas feitas por Monet, mas é no L’Orangérie que estão as mais célebres, que você provavelmente já viu em algum livro, post do Instagram ou guia de viagens. 

  • Curiosidade: os oito quadros que estão expostos foram um presente do artista para a França, após o armistício que acabou com a Primeira Guerra Mundial. 
nymphéas claude monet arte impressionismo museu frança
Parte da série Nymphéas. Fonte: Musée de l'Orangerie/Divulgação.

Atravessando a Pont de la Concorde, está o emblemático Musée d’Orsay, que se destaca por ser um verdadeiro oásis para o Impressionismo. Além de Monet, você encontra obras também de Edgar Degas, Pierre-Auguste Renoir, Édouard Manet e outros artistas consagrados de outros movimentos artísticos, como Van Gogh e Paul Gauguin.

Lá, estão quadros célebres do pintor francês, como O Campo de Papoulas perto de Argenteuil e A estação Saint-Lazare.

A última parada em Paris é um museu fora do circuito turístico clássico da capital: o Musée Marmottan-Monet, ao lado do parque Bois de Boulogne.

Com uma pegada bem mais intimista, o espaço dedicado ao artista é uma casa com diversas salas diferentes. O subsolo é o destaque indiscutível, expondo também outros quadros da série Nymphéas. É lá que está localizada a obra que inaugurou o Impressionismo: Impression, Soleil levant.

O ‘santuário’ a uma hora da capital 

O tour Monet pela França, na verdade, só fica completo fazendo uma parada em Giverny, a uma hora da capital francesa.

Este é um dos “pit stops” mais interessantes porque ele foge completamente da ideia tradicional de museus. Ao invés de ver quadros, você verá a verdadeira inspiração de Monet: a natureza.

No jardim, que parece saído de uma pintura (porque realmente foi), você identifica e entende melhor as principais inspirações do francês. Dizer que o lugar é fotogênico é subestimá-lo, no mínimo. 

Prepare-se para um grande fluxo de pessoas, principalmente durante os meses mais quentes do ano.

frança giverny casa claude monet impressionismo arte obras
Casa de Claude Monet, em Giverny. Fonte: iStock.com/folgt.

A casa onde o pintor viveu e morreu também é aberta para visitação. Preenchida com móveis e decorações cheias de personalidade, ela te transporta diretamente para a vida bucólica de Monet. 

Em Giverny, também é possível visitar a lápide do artista que, diferentemente de outras grandes personalidades francesas, não está enterrado no célebre cemitério Père-Lachaise.

O único museu brasileiro com obra de Monet

Mas não é preciso ir até a França para ter um “gostinho” de Monet.

Aqui mesmo no Brasil, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) tem duas obras do pintor impressionista no acervo fixo: A ponte japonesa sobre a lagoa das ninféias em Giverny e A canoa sobre o Epte.

Mas esse número vai aumentar este ano. Pelo menos, temporariamente.

Isso porque, como parte do eixo temático de 2025 — Histórias da ecologia —, o Masp vai apresentar uma exposição exclusiva de Monet, A Ecologia da Monet, entre os dias 16 de maio e 24 de agosto

A mostra, que tem como um dos curadores o diretor artístico do Masp, Adriano Pedrosa, visa explorar o o vínculo entre o impressionista e o meio ambiente.

“A relação do pintor impressionista com a natureza abrange toda a sua obra, tornando-se mais complexa ao longo dos anos. O artista se dedicou à pintura de paisagem desde sua produção inicial, das cenas marítimas na Normandia, ao norte da França, ou da Floresta de Fontainebleau, até suas pinturas em série realizadas a partir de seu jardim em Giverny durante suas últimas décadas de vida”, diz a instituição, em comunicado. 

A canoa sobre o Epte, Circa 1890
monet arte masp museu claude monet impressionismo obra
A canoa sobre o Epte, Circa 1890. Claude Monet. Fonte: Museu de Arte de São Paulo/Divulgação.

Outros Monets por aí 

Claude Monet foi um pintor muito “produtivo”, por assim dizer. Portanto, o artista tem centenas de quadros espalhados pelo mundo. Você encontra, ao menos, uma obra dele nos principais museus da atualidade. 

Na Europa, dois países se destacam por terem instituições artísticas com um acervo fixo bem robusto do impressionante: a Suíça e a Inglaterra.

Em Zurique, o lugar para ver o trabalho de Monet é o museu Kunsthaus; já em Londres, a pedida é explorar a National Gallery, que já é um ponto turístico consagrado na capital inglesa.

Nos Estados Unidos, as principais metrópoles também abrigam um bom número de pinturas em museus que você provavelmente já visitaria, de passagem alguma delas. São eles: 

  • Museum of Fine Arts, em Boston;
  • The Art Institute, em Chicago;
  • The Metropolitan Museum of Art, o MET, em Nova York;
  • National Gallery of Art, em Washington D.C.

O francês também tem várias obras no Museu Nacional de Arte Ocidental, em Tóquio, no Japão.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
FATIA DE SUCESSO

Chef gaúcho chegou ao topo das pizzas da Europa — e agora quer surpreender de novo

26 de março de 2025 - 8:01

Após fazer história em Barcelona com a Sartoria Panatieri, eleita a melhor pizza da Europa fora da Itália, chef brasileiro Rafa Panatieri se prepara para disputar o primeiro lugar enquanto organiza a abertura de seu novo endereço 

O TEMPERO DE MUSK

Restaurante futurista da Tesla começa a ganhar forma em Los Angeles; as polêmicas sobre ele também

25 de março de 2025 - 12:35

Em meio a fase amarga da Tesla, incursão de marca de Elon Musk em ramo de restaurantes segue firme – mas não livre de polêmicas

DIA 64

Trump diante do espelho: o retrato de um inesperado lapso de segurança

25 de março de 2025 - 11:20

Enquanto implica com retrato em galeria de presidentes, Trump lida com escândalo de vazamento de informação sobre planos militares

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Eles perderam a fofura? Ibovespa luta contra agenda movimentada para continuar renovando as máximas do ano

24 de março de 2025 - 8:05

Ata do Copom, balanços e prévia da inflação disputam espaço com números sobre a economia dos EUA nos próximos dias

A HORA É AGORA

Febre entre viajantes, turismo no Japão pode encarecer com ‘volta por cima’ do iene

22 de março de 2025 - 7:31

Turismo foi ‘carta na manga’ para o PIB japonês, diante da recessão econômica que o país enfrenta há décadas

EFEITO CASCATA

Aeroporto de Londres cancela todos os voos devido a incêndio e 220 mil passageiros devem ser afetados

21 de março de 2025 - 11:15

Aeroporto de Heathrow, em Londres, é o quarto mais movimentado do mundo e cancelamento deve gerar efeito cascata em malha aérea global pelos próximos dias; causa de incêndio ainda é desconhecida

MÉXICO PARA INSIDERS

Riviera Maya fora do hype: quatro roteiros na região, além de Tulum e Cancún

21 de março de 2025 - 8:02

Próximo ao agito de Cancún e às ruínas de Tulum, esses quatro destinos menos óbvios incluem praias tranquilas, reservas naturais e cenotes para um roteiro menos óbvio no paraíso mexicano

LEGADO EM CENA

Entre o fim e o legado, ‘Milton Bituca Nascimento’ acerta ao encontrar lado humano do ídolo

20 de março de 2025 - 18:40

Ao Seu Dinheiro, diretora e roteirista contam como transformaram documentário sobre turnê final de Milton Nascimento em testemunho sobre humanidade do cantor

O MELHOR DE DOIS MUNDOS

Kraken adquire NinjaTrader por US$ 1,5 bilhão e avança no mercado de futuros e derivativos

20 de março de 2025 - 18:02

O acordo marca a entrada da exchange cripto no mercado de futuros e derivativos nos EUA, ampliando sua base de usuários e fortalecendo a conexão com mercados tradicionais

METAL (DE VERDADE!)

Peças de avião do Iron Maiden, Ed Force One, viram item de colecionador

19 de março de 2025 - 20:30

Aeronave pilotada pelo vocalista Bruce Dickinson durante a turnê ‘The Book of Souls’, de 2016, foi desmontada e teve peças transformadas em tags e chaveiros

DISCO DE OURO

Música no Brasil bate recorde: indústria cresce 21,7% e fatura R$ 3,4 bilhões

19 de março de 2025 - 17:45

Faturamento acima da média global consolida indústria da música brasileira entre as 10 maiores do mundo; altas em todas as frentes vêm impulsionadas por streaming, com 87,6% da receita total 

LA PREMIÈRE

O upgrade da Air France: primeira classe ganha pijamas Jacquemus, transfer Porsche e mais

19 de março de 2025 - 14:01

Após investir 5 bilhões de euros, companhia francesa acirra a competição com British Airways e Lufthansa para conquistar o turista de luxo; voo ‘mais barato’ sai a partir de R$ 35 mil 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De volta à Terra: Ibovespa tenta manter boa sequência na Super Quarta dos bancos centrais

19 de março de 2025 - 8:35

Em momentos diferentes, Copom e Fed decidem hoje os rumos das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não é um pássaro (nem um avião): Ibovespa tenta manter bom momento enquanto investidores se preparam para a Super Quarta

18 de março de 2025 - 8:16

Investidores tentam antecipar os próximos passos dos bancos centrais enquanto Lula assina projeto sobre isenção de imposto de renda

HORA DE ACELERAR O PACE

Corre que dá tempo: um guia para as maratonas do segundo semestre — datas, inscrições, preços e mais

18 de março de 2025 - 7:51

Diante do fenômeno de popularização da corrida, as provas de 42 km têm inscrições cada vez mais disputadas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O rugido do leão: Ibovespa se prepara para Super Semana dos bancos centrais e mais balanços

17 de março de 2025 - 7:59

Além das decisões de juros, os investidores seguem repercutindo as medidas de estímulo ao consumo na China

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Super Quarta vem acompanhada por decisões de juros no Reino Unido, China e Japão e a temporada de balanços segue em pleno vapor

17 de março de 2025 - 7:03

Além dos balanços e indicadores que já movimentam a agenda dos investidores, uma série de decisões de política monetária de bancos centrais ao redor do mundo promete agitar ainda mais o mercado

ESPANHA SOB MEDIDA

Barcelona ou Madrid: qual cidade da Espanha tem mais a sua cara?

15 de março de 2025 - 8:59

De um lado, a energia vibrante e descolada de Barcelona; de outro, o charme clássico e cosmopolita de Madrid: as duas cidades mais populosas da Espanha têm identidades diferentes; aqui, fizemos um guia para entender qual combina mais com seu perfil

BARILOCHE NA GELADEIRA

Bariloche ficou caro depois de Milei? Veja quanto custa uma viagem de 5 dias durante a alta temporada

15 de março de 2025 - 7:49

Valorização artificial do peso e inflação ainda alta fizeram com que os serviços de turismo e a hotelaria tivessem um aumento significativo de preços

LUXO E ESPORTE

Tênis amador e Venus Williams como treinadora: Four Seasons promove torneio com Armani, veja como participar

14 de março de 2025 - 16:11

Duplas serão treinadas por tenistas renomados em quatro propriedades da rede; etapas finais serão realizadas em clube privado ultra-exclusivo em Londres

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar