Chef gaúcho chegou ao topo das pizzas da Europa — e agora quer surpreender de novo
Após fazer história em Barcelona com a Sartoria Panatieri, eleita a melhor pizza da Europa fora da Itália, chef brasileiro Rafa Panatieri se prepara para disputar o primeiro lugar enquanto organiza a abertura de seu novo endereço

Em 2024, sete entre os top 10 do prêmio The Best Pizza Awards eram endereços italianos; dois eram japoneses; e um era catalão. Um olhar distraído talvez passasse reto para o fato de que, entre os nomes listados, teve também um brasileiro presente, quase no topo da lista, o gaúcho Rafa Panatieri, da Sartoria Panatieri.
Na vice-liderança do The Best Pizza Awards, Rafa dividiu o pódio com o sócio Jorge Sastre com seu endereço em Barcelona. Juntos, eles ficaram apenas atrás do chef Franco Pepe, do Pepe in Grani, de Caiazzo, na Itália.

Para a dupla, é uma evolução de quatro posições em relação ao mesmo prêmio em 2023, quando figuraram na sexta posição. Mas para Rafa é mais uma entre as realizações que o levaram de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, onde nasceu, ao topo de uma operação vencedora, que hoje se prepara para ganhar mais um endereço na capital catalã.
Desvio de rota
Vindo de uma tradicional família de médicos do Rio Grande do Sul — seu bisavô foi Luciano Raul Panatieri, primeiro médico negro formado no Sul do Brasil —, Rafa parecia destinado a seguir o ofício familiar. No caminho, chegou a considerar uma carreira na Veterinária. Mas o fascínio pelo fogo o levaria a uma vida totalmente diferente daquela.
Estabelecido há mais de uma década em Barcelona, Panatieri construiu sua carreira em algumas das cozinhas mais prestigiadas da cidade. Sem sucesso em conquistar uma vaga no lendário El Bulli, fechado em 2011, Rafa acabou cruzando o caminho dos irmãos Josep e Jordi do triestrelado Celler de Can Roca.
De estagiário, passaria a chef executivo do premiado e já extinto Roca Moo. Por lá, conheceria Sastre em 2016, hoje seu sócio e braço direito em todos os empreendimentos. À dupla, quem se juntou foi Ana Carolina, esposa de Rafa, que responde pelo equilíbrio financeiro e estratégico do negócio.
Leia Também
Roma de dia, Roma de noite: dois mundos em uma cidade — e como vivê-los ao máximo
A parceria, que nasceu em um restaurante estrelado e começou como uma amizade profissional, é hoje uma sociedade sólida que já deu origem a duas marcas de peso e três endereços próprios na cidade — com um quarto logo em vista.
A fórmula do sucesso
Em um cenário em que a gastronomia de excelência se tornou um dos setores mais sofisticados e atrativos para investimentos, Panatieri desponta como um exemplo claro de empreendedorismo inteligente, gestão eficiente e produto de altíssima qualidade. Mais que uma pizzaria, a Sartoria Panatieri representa um modelo de negócio que vai muito além da cozinha e que se destaca no competitivo mercado europeu.
Essa história começa pouco antes da pandemia, em 2018. Contrariando o destino de muitos negócios na época, porém, a Sartoria Panatieri cresceu, se consolidou e tornou-se referência absoluta na cena gastronômica de Barcelona e da Europa.
Seu destaque vai para a produção artesanal própria, como explica o chef ao Seu Dinheiro:
- Todos os embutidos servidos nas casas são produzidos por eles mesmos, com técnicas apuradas de cura e maturação;
- O mesmo vale para a burrata e a stracciatella, essenciais nas pizzas mais famosas da casa — elas também são feitas artesanalmente pela equipe;
- Além disso, todos os produtos são adquiridos de fornecedores locais cuidadosamente selecionados, reforçando um compromisso do espaço com sustentabilidade, frescor e rastreabilidade.

Hoje, são dois espaços com o nome da Sartoria, mas cada um com uma identidade própria e o compromisso com os critérios acima. No endereço original do bairro de Gràcia, o que brilha são pizzas clássicas, com receitas tradicionais e foco em autenticidade. Já o localizado na calle Provença, no elegante bairro do Eixample, aposta em pizzas autorais, ousadas e premiadas, com combinações que dialogam diretamente com o universo da alta gastronomia.
Há ainda um movimento para abrir uma terceira casa em breve, mas o chef é rigoroso com detalhes, que não adianta nada tão facilmente:
"Queremos surpreender com algo diferente, pizzas como ainda não se viu por aqui. Um conceito novo, mas com a mesma qualidade e rigor que o público já conhece das outras casas", adianta o chef-empresário.

Brasileiro no topo
Não tardou até que as premiações começassem a bater na porta de Panatieri. Em 2023 viria o já citado sexto lugar no The Best Pizza Awards. No mesmo ano, a Sartoria Panatieri também venceria o prêmio 50 Top Pizza, que elege a melhor pizza da Europa fora da Itália. O título acabou colando e hoje é assim que o empreendimento é reconhecido por muitos.
Em 2024, Rafa e Jorge galgariam a segunda posição do The Best Pizza Awards — agora sim, confirmando o favoritismo da dupla, que, se não supera totalmente a tradição italiana, chega muito perto disso. Em 2025, a premiação ganha nova edição no fim de junho, em Milão, onde a única evolução possível os levaria ao topo da lista:
"Esperamos sim levar o prêmio esse ano. Mas o mais importante é manter o trabalho constante, a comunicação ativa com o público, e seguir inovando. Os prêmios ajudam, mas são momentâneos. O que fica é o trabalho sólido e consistente", afirma Rafa Panatieri, com a segurança de quem já conquistou espaço, mas sabe que o desafio é contínuo.
Brabo: o templo do fogo e das brasas
Deixando os discos de pizza de lado, mas sem nunca esquecer o fogo, Rafa e Jorge ainda possuem outro endereço em Barcelona. Esse último, com pouco mais de um ano, chama-se Brabo e é dedicado à cozinha de fogo.
Lá, carnes curadas, o famoso peixe turbot, vegetais na brasa e o icônico pão artesanal assado diretamente nas brasas se tornaram protagonistas.
Esse pão, em especial, virou item obrigatório para quem visita o restaurante e simboliza a essência do projeto: técnica refinada, respeito ao produto e experiência única para o cliente.
Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo
Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC
Um café e a conta: o que abertura do Blue Box Café da Tiffany em São Paulo diz sobre o novo mercado de luxo
O café pop-up abre hoje (27) e fica até o dia 30 de abril; joalheria segue tendência mundial de outras companhias de luxo
Restaurante futurista da Tesla começa a ganhar forma em Los Angeles; as polêmicas sobre ele também
Em meio a fase amarga da Tesla, incursão de marca de Elon Musk em ramo de restaurantes segue firme – mas não livre de polêmicas
Claude Monet: os 12 melhores museus para ver as obras do artista (um deles fica no Brasil)
Pintor francês, um dos expoentes do Impressionismo, tem obras por toda a Europa e até aqui no Brasil – mas Louvre não está na lista
Eles perderam a fofura? Ibovespa luta contra agenda movimentada para continuar renovando as máximas do ano
Ata do Copom, balanços e prévia da inflação disputam espaço com números sobre a economia dos EUA nos próximos dias
Febre entre viajantes, turismo no Japão pode encarecer com ‘volta por cima’ do iene
Turismo foi ‘carta na manga’ para o PIB japonês, diante da recessão econômica que o país enfrenta há décadas
Aeroporto de Londres cancela todos os voos devido a incêndio e 220 mil passageiros devem ser afetados
Aeroporto de Heathrow, em Londres, é o quarto mais movimentado do mundo e cancelamento deve gerar efeito cascata em malha aérea global pelos próximos dias; causa de incêndio ainda é desconhecida
Riviera Maya fora do hype: quatro roteiros na região, além de Tulum e Cancún
Próximo ao agito de Cancún e às ruínas de Tulum, esses quatro destinos menos óbvios incluem praias tranquilas, reservas naturais e cenotes para um roteiro menos óbvio no paraíso mexicano
Nem todos podem ter uma Ferrari – e não estamos falando de dinheiro
O valor de uma marca que vai muito além dos volumes e lucro: confira o que é preciso para ter ou não acesso à marca
Peças de avião do Iron Maiden, Ed Force One, viram item de colecionador
Aeronave pilotada pelo vocalista Bruce Dickinson durante a turnê ‘The Book of Souls’, de 2016, foi desmontada e teve peças transformadas em tags e chaveiros
O upgrade da Air France: primeira classe ganha pijamas Jacquemus, transfer Porsche e mais
Após investir 5 bilhões de euros, companhia francesa acirra a competição com British Airways e Lufthansa para conquistar o turista de luxo; voo ‘mais barato’ sai a partir de R$ 35 mil
Corre que dá tempo: um guia para as maratonas do segundo semestre — datas, inscrições, preços e mais
Diante do fenômeno de popularização da corrida, as provas de 42 km têm inscrições cada vez mais disputadas
Luxo na F1: Louis Vuitton assina case de troféu de Lando Norris no GP da Austrália
Casa francesa de luxo assinou baú Trophy Trunk Louis Vuitton, que carregou a taça conquistada pelo britânico na corrida de abertura da temporada 2025 da Fórmula 1
Ferrari under 40? Quase metade dos compradores da italiana tem menos de 40 anos
Mesmo com acesso financeiro aos veículos de luxo, clientes precisam criar um relacionamento de longo prazo com a marca para conseguirem os modelos mais selecionados
O rugido do leão: Ibovespa se prepara para Super Semana dos bancos centrais e mais balanços
Além das decisões de juros, os investidores seguem repercutindo as medidas de estímulo ao consumo na China
Barcelona ou Madrid: qual cidade da Espanha tem mais a sua cara?
De um lado, a energia vibrante e descolada de Barcelona; de outro, o charme clássico e cosmopolita de Madrid: as duas cidades mais populosas da Espanha têm identidades diferentes; aqui, fizemos um guia para entender qual combina mais com seu perfil
Bariloche ficou caro depois de Milei? Veja quanto custa uma viagem de 5 dias durante a alta temporada
Valorização artificial do peso e inflação ainda alta fizeram com que os serviços de turismo e a hotelaria tivessem um aumento significativo de preços
Tênis amador e Venus Williams como treinadora: Four Seasons promove torneio com Armani, veja como participar
Duplas serão treinadas por tenistas renomados em quatro propriedades da rede; etapas finais serão realizadas em clube privado ultra-exclusivo em Londres
Gucci, Versace e o que significa a “dança das cadeiras” na direção das gigantes do luxo
Legado, criatividade e faturamento: o que está por trás das mudanças de direção criativa que Gucci e Versace anunciaram, quase simultaneamente, nesta quinta-feira (13)
Uma joia na xícara: experimentamos o café de 30 euros em Tóquio
Variedades premiadas, ambiente hermético e apenas seis lugares; por dentro do Cherry Lab, o pequeno templo dos obcecados por café em Taitō, Tóquio