🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Matheus Doliveira

Matheus Doliveira

Formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), é repórter de lifestyle há cinco anos e já passou por veículos como Exame, Neofeed e UOL. Atualmente, faz mestrado de Gerenciamento de Marcas de Luxo na Paris School of Business e colabora com diversos veículos de estilo de vida do Brasil.

A 'CICATRIZ' DE PARIS

A história do único (e mais odiado) arranha-céu de Paris acaba de ganhar um novo capítulo

O conselho municipal da capital francesa aprovou no mês passado um protocolo de acordo para relançar a reforma da Torre Montparnasse, um polêmico prédio dos anos 1970 que ficou conhecido como a “cicatriz” da cidade

Matheus Doliveira
Matheus Doliveira
12 de agosto de 2025
8:16 - atualizado às 17:25
Tour Montparnasse
Tour Montparnasse - Imagem: Diego Martin Lopez

Os quase 50 milhões de turistas que Paris recebe todo ano são a prova de que a cidade mais visitada do mundo também tem uma das arquiteturas mais bonitas entre as grandes metrópoles globais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O visual da capital francesa permanece praticamente intocado desde a grande reforma urbana do século 19, quando Paris adotou o estilo haussmanniano, com avenidas arborizadas largas e edifícios de feitos em pedra bege claro, com fachadas padronizadas cheias de adornos.

O resultado é uma aparência homogênea que ainda define Paris e a torná facilmente identificável. Existe, porém, um “estranho no ninho”. O Edifício Montparnasse, prédio mais emblemático da cidade, é um espigão de aço de 210 metros de altura que desagrada por sua aparência “agressiva” e destoante quando comparado às outras construções.

Tour Montparnasse
Tour Montparnasse

Já faz décadas que os parisienses reclamam do prédio, que destaca-se por suas janelas pretas foscas, um paradigma da arquitetura moderna e brutalista. Em 2017, um consórcio de escritórios de arquitetura venceu um concurso para reformar o lugar, mas nada saiu do papel.

No mês passado, porém, a polêmica história ganhou mais um capítulo. O conselho municipal de Paris aprovou um acordo para finalmente relançar a reforma do Montparnasse. A previsão inicial é de que os trabalhos começarão até o final do próximo ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que esse é considerado o prédio mais feio de Paris?

Os locais torcem o nariz para a Torre Montparnasse porque o prédio simplesmente não se “encaixa” no horizonte compartilhado com a Torre Eiffel, o Panteão, a Catedral de Notre-Dame e outros inúmeros ícones arquitetônicos.

Leia Também

O principal motivo dessa inadequação é a altura. Na Paris intramuros, somente a Torre Eiffel, que tem 330 metros da base ao topo, supera o edifício Montparnasse em altura.

Edifício Montparnasse
Edifício Montparnasse

Logo após o arranha-céu ter sido erguido, em 1973, ele foi apelidado de a “cicatriz” de Paris. Quatro anos depois, a cidade proibiu novos prédios com mais de 6 andares e 37 metros de altura, a fim de garantir a harmonia visual que é tão importante para os parisienses.

O desgosto pelo Montparnasse não é exclusivo. Os habitantes de Paris são historicamente conhecidos por se oporem a grandes mudanças na cidade. A Torre Eiffel, construída em 1889 para a Expo Paris, também foi recebida com críticas. O mesmo aconteceu na década de 1980, quando o Museu do Louvre instalou suas famosas pirâmides de vidro, acusadas de serem “radicais” naquela época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tour Montparnasse, Paris
Tour Montparnasse, Paris

Como vai ser a reforma do único arranha-céu de Paris?

Com 59 andares de escritórios que já acolheram executivos e gabinetes políticos, incluindo o do presidente Emmanuel Macron, a reforma do Montparnasse acontecerá em todos os pisos – especialmente na parte de fora do edifício, uma “maquiagem” esperada há décadas.

O escritório de arquitetura responsável é o Nouvelle AOM, que promete transformar a torre em um “ícone da revolução energética”. Para isso, as 7.200 janelas opacas escuras serão trocadas por vidraças claras e transparentes, melhorando o visual da torre, mas também ajudando a poupar energia devido à economia no uso de ar condicionado.

Projeto de reforma da torre
Projeto de reforma da torre

Outra mudança é que o prédio ganhará novos espaços de uso, como hotéis, restaurantes e lojas. O novo centro comercial tem como objetivo atrair os parisienses que têm virado as costas para a torre há pelo menos 50 anos.

Em vez do famoso observatório no topo do prédio, que tem uma das vistas mais bonitas de Paris por 24 euros (cerca de R$ 150 na cotação atual), a reforma trará uma imensa estufa verde, com diversos tipos de plantas e árvores – espaço também aberto à visitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Projeto de reforma da torre
Projeto de reforma da torre

Prédios altos estão fora de moda na Europa?

Se para muitos países os arranha-céus são sinônimo de modernidade e ao progresso, na Europa, eles não fazem tanto sucesso.

De acordo com o Tall Buildings and Urban Habitat, uma associação independente dos Estados Unidos que define os prédios mais altos do mundo, a prevalência de torres quilométricas no mundo se concentra nos Estados Unidos, em alguns reinos do Oriente Médio e em países asiáticos como China e Japão.

Por outro lado, a Europa demonstra certa aversão em relação à verticalização extrema. Apenas sete dos mil edifícios mais altos do planeta ficam na União Europeia. Já na lista dos 100 mais altos, os exemplares europeus vêm da Rússia e Turquia.

A presença de inúmeros monumentos históricos é um dos motivos que fez a Europa não ter adotado uma arquitetura tão verticalizada. O velho continente é conhecido por preservar sua arquitetura secular, e não faria sentido “esconder” o Panteão de Roma ou a Acrópole de Atenas atrás de prédios espelhados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A legislação europeia também é bem rígida em relação à verticalização. Mesmo em Londres, uma das metrópoles mais modernas do mundo, repleta de prédios altíssimos, existem leis que proíbem a construção de edifícios que prejudiquem a visão de seus monumentos mais famosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GUIA COMPLETO

Rota 66 completa 100 anos: veja o que fazer e onde se hospedar na estrada mais famosa dos Estados Unidos

14 de janeiro de 2026 - 8:16

Conheça a gastronomia, arquitetura e as principais paradas históricas e naturais para a sua road trip na icônica estrada americana

RIVIERA FRANCESA

Já sabemos o hotel da 4ª temporada de The White Lotus – e você pode se hospedar nele a partir de R$ 16 mil

12 de janeiro de 2026 - 16:20

Gravações de The White Lotus se passarão em castelo em Saint-Tropez do século 19; palácio foi presente de casamento de comerciante para filha

NOBRES & OUTSIDERS

Além de Versalhes: 3 castelos para visitar na França a menos de duas horas de Paris

6 de janeiro de 2026 - 8:16

Visitar o castelo mais célebre da França é quase obrigatório para turistas de primeira viagem, mas o país tem outras milhares de opções para os viajantes que querem fugir do clássico

A ERA DOS ESTREMOZ

Michele Marques: a brasileira que transformou 500 euros e um sonho em um refúgio de luxo no Alentejo

3 de janeiro de 2026 - 8:00

Como a intuição de uma carioca transformou um negócio fora do eixo em uma marca reconhecida pelo Guia Michelin

NEW YORK, NEW YORK

Nova York além de Manhattan: o que mantém a cidade no radar imobiliário dos brasileiros

30 de dezembro de 2025 - 8:16

Corretores analisam como geografia, política habitacional e rotina urbana influenciam o comprador brasileiro na Big Apple

LUXO NA FLORESTA

Entre cruzeiros e serviços cinco estrelas, Amazônia redefine o luxo na era das experiências

25 de dezembro de 2025 - 8:45

Floresta brasileira atrai viajantes do mudo todo que buscam conexão com a natureza sem abrir mão do conforto

OS FUTUROS QUERIDINHOS

Analisamos as listas de destinos em alta para 2026 e questionamos: o que é tendência para o brasileiro?

22 de dezembro de 2025 - 8:16

Especialistas afirmam que os viajantes do Brasil “estão escolhendo lugares que parecem especiais e oferecem algo que nunca viveram antes”; confira quais localidades oferecem isso

DEBATE QUENTE

Turismo de última chance: é certo visitar destinos que estão desaparecendo?

19 de dezembro de 2025 - 8:16

Da Grande Barreira de Corais da Austrália às geleiras da Antártica, muitos destinos turísticos estão sucumbindo por causa das mudanças climáticas – se devemos ou não visitá-los é um debate cada vez mais quente

EXPERIÊNCIA COMPLETA

Agora, hóspedes do Rosewood São Paulo têm acesso VIP ao Terminal BTG; veja preços e como reservar

18 de dezembro de 2025 - 15:40

Hóspedes do hotel três chaves Michelin poderão usufruir de entrada reservada, check-in e despacho de bagagem sem filas e transfer privativo até o hotel

SEM DESLIZES

Esqui nos Alpes: destinos, tendências e o que anda quente na temporada de inverno 2025/2026

18 de dezembro de 2025 - 8:16

Jogos Olímpicos de Inverno, hotéis históricos renovados e experiências que vão além do esqui prometem marcar a temporada 

VIAGEM

Vai viajar? Esses são os 5 aeroportos mais movimentados do Brasil e do mundo

17 de dezembro de 2025 - 15:57

Volume global de passageiros ultrapassa níveis pré-pandemia; além disso, Brasil foi o país que liderou o crescimento no tráfego aéreo mundial

LUXO NAS MONTANHAS

Não é Aspen: qual a cidade mais cara para esquiar nos Estados Unidos — e por que os preços são tão altos?

15 de dezembro de 2025 - 15:21

Apesar de Aspen ser o principal cartão postal quando se pensa em turismo de luxo no inverno, não é ela a cidade mais cara para esquiar; veja o ranking dos quatro principais destinos americanos

PARAÍSOS SUBMERSOS

Turismo de mergulho deve dobrar até 2030, mas será que é para você? 5 destinos para entrar de cabeça na tendência

15 de dezembro de 2025 - 8:16

O desejo de experimentar e proteger os oceanos, bem como equipamentos mais seguros e confortáveis, têm impulsionado a busca por essas experiências; especialistas indicam pontos ideais para iniciantes e mergulhadores mais experientes

ROTA DE FUGA

48 horas na Chapada dos Veadeiros: um bate-volta entre a natureza e o luxo no destino brasileiro

13 de dezembro de 2025 - 8:00

Um guia para uma escapada rápida (ou uma combinação de destinos) pela Chapada dos Veadeiros, sem abrir mão de conforto, boa mesa e experiências memoráveis

LUXO CARIOCA

Four Seasons retornará ao Brasil com hotel no Leblon; o que chegada da rede de Bill Gates diz sobre o cenário da hotelaria no Rio? 

10 de dezembro de 2025 - 15:45

Hospedagem da rede hoteleira controlada por Bill Gates será instalada no ao antigo Hotel Marina Palace, com spa premiado, bar e piscina na cobertura; escolha de terreno de frente para o mar reflete raridade na hotelaria carioca hoje

DEMORADOS E CAÓTICOS

Aeroporto americano é eleito o mais estressante do mundo; Lisboa fica com 2º lugar; veja os destaques do ranking 

9 de dezembro de 2025 - 8:00

Estudo da plataforma de comparação de seguros de viagem iSelect avalia critérios como atrasos e cancelamentos de voos, bem como tempo de espera para o check-in, controle de segurança, imigração, alfândega, e restituição de bagagem

BELO E RECEPTIVO

Ranking aponta o melhor país para se aposentar em 2026 e o campeão é…

3 de dezembro de 2025 - 15:35

Descubra os destinos ideais para aposentados, combinando contato com a natureza, vida social, bem como vistos de residência descomplicados e custos de vida favoráveis

SEM MURALHAS

China sem visto: como planejar sua primeira viagem ao gigante asiático

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Com a burocracia suspensa até 2026, especialista ensina como dominar os aplicativos, o transporte e os custos para desbravar o país sem perrengues

DESTAQUE PARA O "CONDADO"

Faria Lima estreia no ranking das ruas mais caras das Américas; veja as outras brasileiras na lista

1 de dezembro de 2025 - 16:45

Com um aluguel de cerca de R$ 5.710 por m² ao ano, o endereço dos “faria limers” entra na lista como um reflexo da valorização acelerada da região; Oscar Freire é a única rua brasileira no ranking global este ano

NOVA ERA?

Roteiro de viagem feito por IA? Entenda como a Inteligência Artificial Generativa pode ajudar o turista, de fato

1 de dezembro de 2025 - 10:46

A IA vai mesmo mudar a forma como viajamos? Especialistas discutem as oportunidades, os limites e a importância do elemento humano, especialmente no turismo de alto padrão

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar