🔴 AÇÕES, FIIs, DIVIDENDOS, BDRs: ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

DIA 74

Trump foi (literalmente) longe demais: o dia em que os EUA taxaram pinguins

O arquipélago da Ilha Heard e Ilhas McDonald é um dos locais mais remotos do planeta, mas não para o presidente norte-americano

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
3 de abril de 2025
20:53 - atualizado às 6:34
Imagem criada por inteligência artificial mostra Donald Trump de terno escuro e gravata vermelha cerca de pinguins
Imagem de Donald Trump criada por inteligência artificial - Imagem: Qwen

Pouco do que aconteceu nesta quinta-feira (3) foi inesperado: as bolsas mundo afora recuaram, o dólar perdeu força, os investidores buscaram abrigo no Treasury, alguns alvos das tarifas de Donald Trump anunciaram retaliações enquanto outros pediram exceção. 

A surpresa veio da própria Casa Branca: o governo norte-americano impôs tarifas para pinguins — não, você não leu errado. 

Localizado a 3.850 quilômetros do ponto mais a sudoeste da Austrália, o arquipélago da Ilha Heard e Ilhas McDonald é um dos locais mais remotos do planeta, mas não para Trump. 

Desde 1997 na lista da Unesco de Patrimônio Mundial, o local é desabitado, lar exclusivo de pinguins, elefantes-marinhos, lobos-marinhos, focas e outras espécies.

Mas, como Trump havia avisado, ninguém escaparia das tarifas e o arquipélago apareceu na lista de territórios externos da Austrália, sujeito a uma taxa 10% sobre os seus produtos — pelo menos a alíquota é a mínima!

O mais curioso é que dados do Banco Mundial mostram que os EUA importaram US$ 1,4 milhão em produtos do arquipélago em 2022 — quase tudo em maquinário e equipamentos eletrônicos, apesar de a região ser conhecida como zona de pesca.

Nos cinco anos anteriores, o volume é ainda mais irrisório: US$ 15 mil — não à toa, as piadas nas redes sociais não demoraram a aparecer. 

Nem o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, perdoou a “falha” do governo norte-americano e disparou: “nenhum lugar na face da Terra está livre de Trump”.

E ele não está brincando quando diz isso.

O arquipélago da Ilha Heard e Ilhas McDonald é um dos locais mais remotos do mundo.

Situa-se a mil quilômetros ao norte da Antártida. Suas ilhas são acessíveis apenas por uma viagem de barco de pelo menos dez dias e não há residentes permanentes por lá.

Não é exagero dizer que Trump foi longe demais. Literalmente.

Se você quiser saber detalhes do que o republicano anunciou na véspera, o Seu Dinheiro fez um resumo para você aqui.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar