🔴 ONDE INVESTIR 2025: CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DO EVENTO ASSISTA AGORA

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens antes de entrar no mercado financeiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.
DE OLHO NO SUBSTITUTO

O TikTok deve ser banido dos Estados Unidos em três dias e usuários encontram um app substituto — o problema é que ele também é chinês

Chamado de Xiaohongshu ou RedNote, o app foi o mais baixado na Apple Store nos EUA no começo desta semana

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
16 de janeiro de 2025
15:43 - atualizado às 14:17
SÓ USO EDITORIAL rednote app tiktok china rede social
Imagem: iStock.com/Tao Wang

Donald Trump até tentou impedir o banimento do TikTok nos Estados Unidos, mas tudo indica que a rede social vai mesmo sair do ar no país neste domingo, 19 de janeiro — um dia antes da posse do republicano. 

Na verdade, não é que o app vai simplesmente “evaporar” do celular dos norte-americanos assim que o relógio bater meia-noite. Ele deve ser removido das lojas de aplicativo, mas ainda não há muita clareza sobre como vai funcionar o banimento para quem já tiver o app instalado. 

Seja como for, muitos usuários já estão buscando redes sociais para ocupar o lugar do TikTok. Um desses substitutos foi o app mais baixado na Apple Store dos EUA nesta segunda (13): o Xiaohongshu.

Sim, um app também chinês, que apesar de não ter um nome oficial em inglês, está sendo chamado RedNote pelos norte-americanos.

Curiosamente, no segundo lugar do ranking de mais baixados, está outro chinês: o Lemon8, que também pertence à ByteDance, a empresa dona do TikTok.

A questão é que estes apps também podem sofrer o mesmo destino da rede social que tentam substituir.

Leia Também

A Suprema Corte dos EUA baseia a decisão de banimento no Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act que, em português, se traduz em “Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros”. Ela foi sancionada pelo presidente em final de mandato, Joe Biden, em abril do ano passado. 

O principal argumento da justiça norte-americana é que a Byte Dance ameaça a segurança nacional por potencialmente coletar dados sensíveis dos usuários. 

Embora o Xiaohongshu não seja propriamente um dos alvos da legislação, nada impede que seja banido no futuro, já que a medida define que qualquer “aplicação controlada por adversário” está sujeita às regras de banimento.

Os “refugiados” do TikTok têm motivações diferentes para baixar o RedNote. 

Enquanto alguns buscam uma nova rede social para manter as conexões com os seguidores e fazer postagens, outros estão criando a conta em outro app chinês como forma de protesto contra o governo dos EUA. 

Essa tentativa de “vingança” não é uma missão fácil. Isso porque o Xiaohongshu não foi pensado para os usuários não-chineses. Para se ter noção, o app não tem tradução de muitas das funcionalidades. 

Ainda assim, a rede social viu milhares de norte-americanos entrarem no ecossistema nos últimos dias. Alguns sites já divulgam tutoriais de como começar a usar o app. 

Como funciona o Xiaohongshu, ou RedNote — o app que pode ser o ‘novo TikTok’ nos Estados Unidos

Conhecida pelos conteúdos de viagem e lifestyle, o RedNote é mais parecido com o Instagram do que com o TikTok. Apesar de permitir o upload de vídeos de curta duração, ele se destaca pelos posts em carrossel.

O feed do app, que usa inteligência artificial e segue um formato de grade, tornou-se um sucesso na China, a ponto de big techs como a Tencent e a própria ByteDance copiarem o design em alguns apps. 

O Lemon8, por exemplo, é visto como uma “inspiração” no Xiaohongshu.

rednote
tiktok
rede social
china
app
aplicativo 
 Xiaohongshu
Fonte: Google Play/Montagem: Maria Eduarda Nogueira.

Com mais de 300 milhões de usuários, a rede social foi fundada em 2013 e faz sucesso também entre pessoas que falam chinês, mas não moram na China. 

O app tem uma relevância até para o setor de turismo, já que muitos viajantes recorrem ao RedNote para procurar dicas de restaurantes, hotéis e pontos turísticos ao redor do mundo, compartilhadas por outros chineses. 

“É o aplicativo mais popular da China que ninguém fora da China já ouviu falar”, resumiu a publicação Wired.

* Com informações da Wired.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar