🔴 QUER INVESTIR NAS MELHORES CRIPTOMOEDAS DO MOMENTO? SAIBA COMO CLICANDO AQUI

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

NO DETALHE

Donald Trump volta à Casa Branca nesta segunda-feira; confira os preparativos e como acompanhar a posse do presidente dos EUA

A cerimônia de posse de Donald Trump contará com apresentações, discursos e a presença de líderes internacionais. Porém, até lá, o republicano participa de diversos outros eventos

Dani Alvarenga
19 de janeiro de 2025
18:54 - atualizado às 7:52
Homem de terno com a bandeira dos EUA ao fundo
Donald Trump - Imagem: Divulgação

Donald Trump já está em Washington, capital dos EUA. O 47º presidente do país norte-americano retornará à Casa Branca amanhã (20), porém o republicano já vem realizando algumas comemorações.

Ainda no sábado, Trump participou de um jantar em seu clube de golfe, na Virgínia, que contou com fogos de artifício. 

Já neste domingo, ele, a família e o vice-presidente eleito J.D. Vance visitaram o cemitério Arlington, em Washington, onde deixaram coroas de flores na lápide do soldado. O local é um símbolo de serviço e sacrifício ao país.

Além disso, Trump realiza um comício nesta tarde, na Capital One Arena, que tem capacidade para 20 mil pessoas. Antes do evento, ele havia definido a cerimônia como “um comício que você jamais esquecerá”.

Apelidado de “Make America Great Again Rally” (Comício Torne a América Grande De Novo, em tradução livre), o evento começou às 18h (horário de Brasília). 

Donald Trump realizará um discurso durante o evento, que deve indicar o tom que o republicano vai adotar durante os próximos anos.

Leia Também

Como será a posse de Donald Trump?

Na segunda-feira (20), a agenda de Trump começa com um serviço na Igreja Episcopal de São João, em frente à Casa Branca. A participação do presidente eleito faz parte de uma tradição no país.

Além disso, antes da cerimônia de posse, Joe Biden e a primeira-dama, Jill Biden, recebem Donald Trump e sua esposa, Melania Trump, na Casa Branca para tomar chá.

É apenas após o encontro que a cerimônia de posse do 47º presidente dos EUA começa. O evento está marcado para às 12h, segundo horário local (14h no horário de Brasília). 

Contudo, as apresentações musicais e os discursos de abertura da cerimônia de posse acontecem ainda antes e estão previstos para às 9h30, no horário local (11h30 no horário de Brasília).

O evento contará com as apresentações de Carrie Underwood, ex-estrela do programa de talentos American Idol; do grupo The Village People, banda que fez sucesso no fim dos anos 1970; do cantor country Lee Greenwood, um amigo de longa data de Trump; e o cantor de ópera Christopher Macchio.

Após as apresentações, Donald Trump e J.D. Vance farão o juramento de posse. O presidente dos EUA também realizará um discurso.

Em geral, o evento ocorre em locais abertos. Contudo, devido à previsão de frio em Washington, a cerimônia será realizada em área interna. 

A mudança do local pode ajudar também o trabalho dos seguranças de Trump. Vale lembrar que o republicano foi vítima de um atentado em julho de 2024.

O último presidente a ser empossado em ambientes fechados foi Ronald Reagan em 1985. A decisão também foi em razão do clima frio na região.

Com o fim do evento, Trump irá para o salão no Congresso reservado para presidentes, onde deve assinar nomeações e outros atos oficiais. Além disso, o presidente atenderá um almoço oferecido pelo comitê do Poder Legislativo, responsável por cerimônias de posse.

 Já à tarde, o presidente participará do desfile presidencial, que, tradicionalmente, ocorre na Avenida Pensilvânia. Porém, o evento também foi transferido para ambiente fechado, na arena Capital One.

Depois, Trump irá para a Casa Branca onde atenderá uma cerimônia para assinatura de atos oficiais no Salão Oval.

 À noite, está previsto que Trump participe de três bailes da posse: o Commander in Chief Ball, o Liberty Inaugural Ball e o Starlight Ball. Ele deverá falar nos três eventos.

Quem estará presente?

Em geral, as cerimônias de posse dos presidentes não contam com a presença dos governantes de outros países por questões de segurança. No entanto, Trump quebrou esse protocolo e convidou líderes estrangeiros.

Segundo a mídia internacional, o presidente argentino, Javier Milei, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, devem comparecer ao evento. 

Além disso, Trump também convidou o presidente da China, Xi Jinping. Porém, o líder chinês não comparecerá ao evento. Contudo, o governo enviará o vice-presidente, Han Zheng, como representante especial.

Já por aqui, a seleção dos convidados vem repercutindo por uma situação inusitada. 

Isso porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi convidado, mas enviará a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, como já é de costume. 

No entanto, Donald Trump chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está com o passaporte retido pela Justiça brasileira.

Ele até tentou: os advogados de Bolsonaro apresentaram um recurso para a revisão da determinação que o impede de sair do país, mas Alexandre de Moraes, presidente do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido.

Apesar de não comparecer, Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, e Eduardo Bolsonaro, filho e deputado federal, vão comparecer ao evento.

Além disso, segundo a imprensa internacional, estarão presentes na posse de Trump os empresários Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg. O ex-presidente Barack Obama também participará, porém a ex-primeira-dama Michelle Obama não vai comparecer.

Outra importante figura que estará na cerimônia é o atual presidente norte-americano, Joe Biden. Ele destacou que a transmissão pacífica de poder fortalece a democracia

Vale lembrar que Trump optou por não transmitir o cargo para Biden em 20 de janeiro de 2020, a primeira ausência de um presidente na cerimônia de posse em 152 anos.

Como acompanhar o evento?

Para os brasileiros que queiram acompanhar a posse de Donald Trump, há diversos canais que transmitirão o evento.

A Casa Branca fará uma transmissão ao vivo da posse. Além disso, a BBC News também realizará a cobertura ao vivo em seu site em inglês. No Brasil, o veículo de notícias G1 fará a transmissão do evento no site do jornal.

*Com informações da BBC News, do Estadão Conteúdo, G1 e Reuters

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LAS RETENCIONES VOLVERÁN

“Liquidem agora”, ordena Milei. A decisão da Argentina que deve favorecer o Brasil

17 de abril de 2025 - 13:34

A determinação do governo argentino pode impactar os preços globais de commodities agrícolas e beneficiar as exportações brasileiras no curto prazo

UM BRINDE, UM HIT

Malbec World Day: 10 rótulos para apreciar o vinho favorito dos brasileiros 

17 de abril de 2025 - 12:01

De passaporte francês e alma argentina, a uva ainda é uma das mais cultivadas da Argentina e ganha cada vez mais adeptos por aqui

conteúdo EQI

Dólar volta a recuar com guerra comercial entre Estados Unidos e China, mas ainda é possível buscar lucros com a moeda americana; veja como

17 de abril de 2025 - 10:00

Uma oportunidade ‘garimpada’ pela EQI Investimentos pode ser caminho para diversificar o patrimônio em meio ao cenário desafiador e buscar lucros de até dólar +10% ao ano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Que telefone vai tocar primeiro: de Xi ou de Trump? Expectativa mexe com os mercados globais; veja o que esperar desta quinta

17 de abril de 2025 - 8:36

Depois do toma lá dá cá tarifário entre EUA e China, começam a crescer as expectativas de que Xi Jinping e Donald Trump possam iniciar negociações. Resta saber qual telefone irá tocar primeiro.

FERIADÃO À VISTA

Como fica a bolsa no feriado? Confira o que abre e fecha na Sexta-feira Santa e no Dia de Tiradentes

17 de abril de 2025 - 8:10

Fim de semana se une à data religiosa e ao feriado em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira para desacelerar o ritmo intenso que tem marcado o mercado financeiro nos últimos dias

DRAGÃO À ESPREITA

É hora de aproveitar a sangria dos mercados para investir na China? Guerra tarifária contra os EUA é um risco, mas torneira de estímulos de Xi pode ir longe 

17 de abril de 2025 - 6:12

Parceria entre a B3 e bolsas da China pode estreitar o laço entre os investidores do dois países e permitir uma exposição direta às empresas chinesas que nem os EUA conseguem oferecer; veja quais são as opções para os investidores brasileiros investirem hoje no Gigante Asiático

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Escute as feras

16 de abril de 2025 - 20:00

As arbitrariedades tarifárias de Peter “Sack of Bricks” Navarro jogaram a Bolsa americana em um dos drawdowns mais bizarros de sua longa e virtuosa história

DIA 87

Status: em um relacionamento tóxico com Donald Trump

16 de abril de 2025 - 19:46

Governador da Califórnia entra com ação contra as tarifas do republicano, mas essa disputa vai muito além do comércio

SE A MODA PEGA…

Taxa das blusinhas versão Trump: Shein e Temu vão subir preços ainda este mês para compensar tarifaço

16 de abril de 2025 - 17:50

Por enquanto, apenas os consumidores norte-americanos devem sentir no bolso os efeitos da guerra comercial com a China já na próxima semana — Shein e Temu batem recordes de vendas, impulsionadas mais pelo medo do aumento do que por otimismo

APERTEM OS CINTOS

Por essa nem o Fed esperava: Powell diz pela primeira vez o que pode acontecer com os EUA após tarifas de Trump

16 de abril de 2025 - 17:34

O presidente do banco central norte-americano reconheceu que foi pego de surpresa com o tarifaço do republicano e admitiu que ninguém sabe lidar com uma guerra comercial desse calibre

WINTER IS COMING

O frio voltou? Coinbase acende alerta de ‘bear market’ no setor de criptomoedas

16 de abril de 2025 - 15:40

Com queda nos investimentos de risco, enfraquecimento dos indicadores e ativos abaixo da média de 200 dias, a Coinbase aponta sinais de queda no mercado

AO VENCEDOR, AS BATATAS

Guerra comercial EUA e China: BTG aponta agro brasileiro como potencial vencedor da disputa e tem uma ação preferida; saiba qual é

16 de abril de 2025 - 15:05

A troca de socos entre China e EUA força o país asiático, um dos principais importadores agrícolas, a correr atrás de um fornecedor alternativo, e o Brasil é o substituto mais capacitado

GATO ESCALDADO?

Nas entrelinhas: por que a tarifa de 245% dos EUA sobre a China não assustou o mercado dessa vez

16 de abril de 2025 - 14:10

Ainda assim, as bolsas tanto em Nova York como por aqui operaram em baixa — com destaque para o Nasdaq, que recuou mais de 3% pressionado pela Nvidia

NINGUÉM FICA DE FORA

Nvidia não escapa de Trump, com restrição a exportação de chips; ‘queridinha’ tem preço-alvo cortado pelo BofA e tomba em NY

16 de abril de 2025 - 12:08

Ontem (15), a gigante dos chips informou ao mercado que será atingida por uma decisão do presidente dos EUA, com impacto calculado em US$ 5,5 bilhões

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Até tu, Nvidia? “Queridinha” do mercado tomba sob Trump; o que esperar do mercado nesta quarta

16 de abril de 2025 - 8:37

Bolsas continuam de olho nas tarifas dos EUA e avaliam dados do PIB da China; por aqui, investidores reagem a relatório da Vale

DIA 86

EUA ou China: o uni-duni-tê de Donald Trump não é nada aleatório

15 de abril de 2025 - 20:25

O republicano reconheceu nesta terça-feira (15) que pode chegar ao ponto de pedir que os países escolham entre EUA e China, mas a história não é bem assim

RELATÓRIO OPERACIONAL

Vale (VALE3): produção de minério cai 4,5% no 1T25; vendas sobem com preço quase 10% menor

15 de abril de 2025 - 19:09

A alta nas vendas de minério foram suportadas pela comercialização de estoques avançados formados em trimestres anteriores, para compensar as restrições de embarque no Sistema Norte devido às chuvas

TOUROS E URSOS #219

Tarifaço de Trump pode não resultar em mais inflação, diz CIO da Empiricus Gestão; queda de preços e desaceleração global são mais prováveis

15 de abril de 2025 - 18:24

No episódio do podcast Touros e Ursos desta semana, João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, fala sobre política do caos de Trump e de como os mercados globais devem reagir à sua guerra tarifária

BEM-VINDO, EPIC UNIVERSE

Disney que se cuide: Universal anuncia maior parque temático da Flórida em décadas; veja preços

15 de abril de 2025 - 18:01

Epic Universe começa a funcionar no dia 22 de maio, com cinco mundos temáticos diferentes, incluindo uma área especial para Harry Potter

CRIPTOMOEDAS

Com chuva de incertezas, nova stablecoin atrelada ao CPI dos EUA busca oferecer proteção inflacionária

15 de abril de 2025 - 17:44

A USDi acompanha o poder de compra do dólar, ajustando-se pela variação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA a partir de dezembro de 2024

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar