🔴 QUER INVESTIR NAS MELHORES CRIPTOMOEDAS DO MOMENTO? SAIBA COMO CLICANDO AQUI

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Já trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens. Atualmente, é repórter de lifestyle do Seu Dinheiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.

TOUROS E URSOS #210

O DeepSeek é o fim das big techs? O que muda para gigantes como Nvidia, Meta e OpenAI com a China no jogo da inteligência artificial

No episódio do Touros e Ursos, João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, fala sobre as repercussões causadas pela IA chinesa no mundo da tecnologia

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
6 de fevereiro de 2025
7:01 - atualizado às 21:16
deepseek nvidia podcast touros e ursos ia tecnologia big techs inteligência artificial
Thumb do podcast Touros e Ursos sobre DeepSeek e inteligência artificial. - Imagem: Divulgação/Youtube.

Em um evento semelhante ao que o iPhone fez com o BlackBerry nos smartphones, um player “inesperado” no ramo da inteligência artificial (IA) causou alvoroço e preocupação entre as grandes empresas de tecnologia, especialmente as norte-americanas, nas últimas duas semanas. 

O DeepSeek fez gigantes como Nvidia e Microsoft amargarem perdas intensas na bolsa de Nova York, na casa do trilhão de dólares. 

Não só elas, mas também outras empresas de segmentos ligados indiretamente à IA – como o de energia e o de infraestrutura – também sofreram com a queda das ações. 

Embora muitas já tenham se recuperado do baque inicial, a IA chinesa deixou uma pulga atrás da orelha dos investidores, que começaram a se questionar se este seria o fim das big techs.

A vantagem competitiva das big techs

Por apresentar resultados semelhantes – e até melhores, em alguns casos – aos do ChatGPT, com menos custo e demanda energética, o DeepSeek também pôs em xeque uma questão fundamental em relação à IA. 

É tão importante assim ter chips de altíssima capacidade e data centers gigantescos para fazer a tecnologia rodar?

Leia Também

Para o CIO da Empiricus Gestão, João Piccioni, é importante pensar no número de usuários e na demanda pela tecnologia

Para a IA chinesa, é mais fácil gastar menos atendendo um milhão de clientes, por exemplo, do que seria para a Meta, que precisa acomodar cerca de 3,3 bilhões de usuários.

“O ponto é que a gente não está colocando na conta o volume de uso que a gente vai precisar quando o mercado realmente começar a usar a tecnologia. A IA vai fazer mais parte da nossa vida do que a gente está achando”, diz. 

Nesse sentido, a maior vantagem competitiva das big techs está no poder computacional que elas têm para atender a um grande número de pessoas. 

“Definitivamente não é o fim das big techs”, afirma Piccioni. 

Assista ao episódio completo clicando no player abaixo ou procure por “Touros e Ursos” na sua plataforma de áudio de preferência:

Andando sobre o ombro de gigantes

Para Piccioni, o DeepSeek colocou os concorrentes em uma “sinuca de bico”, mas ele não foi totalmente transformador. 

Isso porque, apesar de fazer uma seleção de dados mais inteligente e demandar menos energia para um processamento mais veloz, ele se apoiou em tecnologias já existentes

Portanto, os desenvolvedores chineses economizaram os milhões de dólares em treinamentos que empresas como OpenAI e Meta tiveram que usar para treinar seus respectivos modelos. 

Em um processo chamado “distillation” (cuja tradução não é muito exata para o português), os novos modelos de linguagem aprendem com os passados

“Não dá para falar que o DeepSeek não se apropriou desse aprendizado passado. É natural, é o que se espera de um processo evolutivo”, comenta o gestor. 

As tendências para a tecnologia

Falando do que se pode esperar para o futuro da IA e da tecnologia no geral, o CIO da Empiricus Gestão vê um aumento da demanda por unidades de processamento (GPU) para atender os serviços de computação em nuvem e a chegada de novos players. 

As empresas que estão desenvolvendo ferramentas de inteligência artificial devem se posicionar em diferentes áreas e segmentos. 

Seja como for, ele acredita que o modelo ideal de IA é um que seja open source, ou seja, com código aberto – tal como o Llama da Meta e o próprio DeepSeek –, já que esse tipo de programação facilita a implementação em empresas e o uso dos desenvolvedores. 

Nesse contexto, o mais ameaçado é o ChatGPT, que tem código fechado e precisa repensar o modelo de negócios para se manter relevante em uma indústria que vê novos players surgindo a cada segundo.

O desafio agora é não se tornar o “Blackberry da IA”.

É hora de cair fora do setor de tecnologia?

Seguindo à risca a máxima do mercado de “comprar ao som dos canhões e vender ao som dos violinos”, o CIO da Empiricus Gestão revelou que aproveitou a queda das techs para tomar mais risco e aumentar a parcela de ações em algumas carteiras

“O evento da Nvidia abriu tantas oportunidades em outras ações que não dava para ficar de fora”, comenta.

Ele citou o aumento da exposição no setor de infraestrutura, em energia e em semicondutores, com destaque para a TSM e para a Micron Technology. 

Piccioni também reforça que não vê nenhum sinal de bolha no ramo da inteligência artificial e assume estar otimista. 

“Citando Howard Marks, quando você não tem nada inteligente a se fazer, o mais inteligente é não fazer nada. Querer encontrar uma bolha nesse segmento que está super otimista me parece querer ser inteligente demais nesse momento”, diz. 

Na segunda parte do episódio, o convidado e os apresentadores Vinícius Pinheiro e Julia Wiltgen elegeram os touros (destaques positivos) e ursos (destaques negativos) da semana.

Entre os ursos, a Apple e a Microsoft, por conta dos balanços um pouco decepcionantes do quarto trimestre de 2024; o Canadá e o México, por conta das taxações de Donald Trump; e os fundos imobiliários, que estão sofrendo com o cenário macro. 

Do lado dos touros, Mark Zuckerberg, pelo bom balanço da Meta; o dólar; e os novos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: PIB da China, política monetária na Europa e IGP-10 são destaques em semana de balanços nos EUA

14 de abril de 2025 - 6:30

Após dias marcados pelo aumento das tensões entre China e Estados Unidos, indicadores econômicos e os balanços do 1T25 de gigantes como Goldman Sachs, Citigroup e Netflix devem movimentar a agenda desta semana

AOS NÚMEROS

Guerra comercial: 5 gráficos que mostram como Trump virou os mercados de cabeça para baixo

13 de abril de 2025 - 15:50

Veja os gráficos que mostram o que aconteceu com dólar, petróleo, Ibovespa, Treasuries e mais diante da guerra comercial de Trump

SEU DINHEIRO EXPLICA

Trump virou tudo do avesso (várias vezes): o resumo de uma das semanas mais caóticas da história — como ficaram dólar, Ibovespa e Wall Street

12 de abril de 2025 - 11:28

Donald Trump virou os mercados do avesso várias vezes, veja como ficaram as bolsas no mundo todo, as sete magníficas, Ibovespa e dólar

STATUS DA INDÚSTRIA

Mercado de arte viveu mais um ano de desaceleração, com queda de 12% das vendas, aponta relatório

12 de abril de 2025 - 8:02

A indústria vive um período de transformação, que envolve mudanças no comportamento e no perfil dos colecionadores de arte

ATRAVESSANDO A TEMPESTATE

Bitcoin (BTC) em tempos de guerra comercial: BTG vê janela estratégica para se posicionar na maior criptomoeda do mundo

11 de abril de 2025 - 19:29

Relatório do BTG Pactual analisa os impactos das tarifas no mercado de criptomoedas e aponta que ainda há espaço para investidores saírem ganhando, mesmo em meio à volatilidade

DEU PARA SOBREVIVER

Após semana intensa, bolsas conseguem fechar no azul apesar de nova elevação tarifária pela China; ouro bate recorde a US$ 3.200

11 de abril de 2025 - 18:50

Clima ainda é de cautela nos mercados, mas dia foi de recuperação de perdas para o Ibovespa e os índices das bolsas de NY

DIAS DE LUTA

Vítima da guerra comercial, ações da Braskem (BRKM5) são rebaixadas para venda pelo BB Investimentos

11 de abril de 2025 - 18:08

Nova recomendação reflete o temor de sobreoferta de commodities petroquímicas no cenário de troca de farpas entre Estados Unidos e o restante do mundo

MAIS UM DIA "TRANQUILO"

China dá ‘palavra final’ aos EUA sobre taxas: a partir de agora, Trump será ignorado; Wall Street reage

11 de abril de 2025 - 11:13

Índices de NY operam em alta ao longo desta tarde

WALL STREET VAI CONSEGUIR SEXTAR?

China bate de frente com Trump mais uma vez e mercados tremem — bancões vão segurar as pontas em Wall Street?

11 de abril de 2025 - 10:00

JP Morgan, Wells Fargo e Morgan Stanley reportaram resultados fortes no primeiro trimestre de 2025 e as ações estão em alta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Senta que lá vem mais tarifa: China retalia (de novo) e mercados reagem, em meio ao fogo cruzado

11 de abril de 2025 - 8:15

Por aqui, os investidores devem ficar com um olho no peixe e outro no gato, acompanhando os dados do IPCA e do IBC-Br, considerado a prévia do PIB nacional

DIA 81

O pior está por vir — e não é mais tarifa: o plano de Trump que pode expulsar as empresas chinesas da bolsa

10 de abril de 2025 - 19:40

Circula nos corredores da Casa Branca e do Congresso norte-americano um plano que pode azedar de vez a relação entre as duas maiores economias do mundo

PARCERIA RENOVADA

Obrigado, Trump: China aumenta compra de soja brasileira e Santander vê uma empresa bem posicionada para se beneficiar da maior demanda

10 de abril de 2025 - 15:40

A guerra de tarifas entre China e Estados Unidos nem esfriou e as empresas asiáticas já começaram os pedidos de soja brasileira: 2,4 milhões de toneladas nesta primeira semana

MERCADOS HOJE

Tarifa total de 145% dos EUA sobre a China volta a derrubar bolsas — Dow perde mais de 1 mil pontos e Ibovespa cai 1,13%; dólar sobe a R$ 5,8988

10 de abril de 2025 - 12:29

A euforia da sessão anterior deu lugar às incertezas provocadas pela guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo; Wall Street e B3 devolvem ganhos nesta quinta-feira (10)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dia de ressaca na bolsa: Depois do rali com o recuo de Trump, Wall Street e Ibovespa se preparam para a inflação nos EUA

10 de abril de 2025 - 8:12

Passo atrás de Trump na guerra comercial animou os mercados na quarta-feira, mas investidores já começam a colocar os pés no chão

DIA 80

A trégua que todo mundo espera vem aí? Trump diz que não vê mais aumento de tarifas sobre a China

9 de abril de 2025 - 19:53

Presidente norte-americano afasta também a possibilidade de a guerra sair do campo comercial e escalar ainda mais

ESCAPOU… POR ENQUANTO

Nem a China vai conseguir parar os EUA: bancão de Wall Street revê previsão de recessão após trégua de Trump nas tarifas

9 de abril de 2025 - 19:15

Goldman Sachs volta atrás na previsão para a maior economia do mundo depois que o presidente norte-americano deu um alívio aos países que não retaliaram os EUA

DO INFERNO AO CÉU

Bitcoin (BTC) dispara e recupera patamar de US$ 82 mil — alívio nas tarifas reacende o mercado cripto

9 de abril de 2025 - 15:09

Após o presidente Donald Trump anunciar uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas, o bitcoin subiu 6,10% e puxou alta de todo o mercado de criptomoedas

BOTA CASACO, TIRA CASACO

Mercados disparam e dólar cai a R$ 5,84 com anúncio de Trump: presidente irá pausar por 90 dias tarifas de países que não retaliaram 

9 de abril de 2025 - 14:46

Em sua conta na Truth Social, o presidente também anunciou que irá aumentar as tarifas contra China para 125% 

COMPRAR OU VENDER?

Vale (VALE3) sente os efeitos das tarifas de Trump, mas ação da mineradora pode não sofrer tanto quanto parece

9 de abril de 2025 - 14:11

A companhia vem sentindo na pele efeitos da troca da guerra comercial entre EUA e China, mas o Itaú BBA ainda aposta no papel como opção para o investidor; entenda os motivos

SEU MENTOR DE INVESTIMENTOS

Ivan Sant’Anna: Trumponomics e o impacto de um erro colossal

9 de abril de 2025 - 14:01

Tal como sempre acontece, o mercado percebeu imediatamente o tamanho da sandice e reagiu na mesma proporção

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar