🔴 SAVE THE DATE: 29/01 – A PRIMEIRA SUPER QUARTA DE 2025 VEJA COMO INVESTIR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
DIÁRIO DOS 100 DIAS - DIA 4

A metralhadora de Trump não perdoa inimigos e nem amigos: as declarações contundentes do republicano em 24h — e uma saia justa

A primeira entrevista para a Fox News, o discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos e uma conversa com a imprensa no Salão Oval — nada escapa à língua afiada o presidente dos EUA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
23 de janeiro de 2025
19:45
Presidente dos EUA, Donald Trump; Facebook; Mark Zuckerberg
Imagem: Shutterstock

O terceiro dia de Donald Trump terminou com um papo entre amigos — mas o quarto dia foi repleto de declarações para lá de controversas, para dizer o mínimo. 

Em uma entrevista concedida à Fox News no fim da noite de quarta-feira (22), o presidente norte-americano direcionou sua metralhadora giratória aos “inimigos internos”.

Horas depois de perdoar um criminoso condenado à prisão perpétua por narcotráfico, Trump criticou os perdões “preventivos” concedidos por Joe Biden nos estertores de seu mandato.

Um dos beneficiados por Biden foi o ex-secretário de saúde, Anthony Fauci, criticado por Trump desde a pandemia por contrariar seu negacionismo em relação ao novo coronavírus.

“Uma pena que ele não tenha perdoado a si mesmo”, disse Trump sobre Biden antes de acrescentar que “não descarta” a possibilidade de investigar seu antecessor.

A Fox News é conhecida dentro e fora dos EUA por seu apoio irrestrito a Trump. Essa fama se consolidou no primeiro mandato do republicano.

A entrevista conduzida por Sean Hannity foi a primeira exclusiva concedida por Trump a partir do Salão Oval desde sua posse, na segunda-feira (20).

No melhor esquema “levanta que eu chuto”, Trump ameaçou condicionar qualquer ajuda de Washington à Califórnia por causa dos recentes incêndios florestais a uma mudança das políticas locais de manejo dos recursos hídricos.

Ele acusou o governador californiano, Gavin Newson (democrata, claro), de reter a água em reservatórios no norte do Estado para proteger peixes “inúteis” ao invés de usá-la para apagar os incêndios.

Isso, segundo Trump, teria feito secar a água dos hidrantes. Em grande medida, porém, a escassez de água deveu-se a cortes no fornecimento de energia elétrica provocados pelos incêndios.

Também falou em punir as cidades situadas em regiões de fronteira que não cooperarem com sua agenda anti-imigrantes.

Trump prometeu ainda liberar arquivos confidenciais referentes ao assassinato de John Kennedy. A morte do ex-presidente norte-americano é envolta em incontáveis teorias da conspiração.

Sobre a polêmica em torno de um suposto uso do TikTok para que a China espione usuários norte-americanos, Trump deu a entender que a preocupação sobre o tema seria exagerada.

Mas o crème de la créme viria mesmo nesta quinta-feira (23). 

Trump tinha um compromisso oficial: participar, remotamente, do Fórum Econômico Mundial de Davos. E foi usando o palco suíço que o republicano disse que o príncipe saudita Mohammad bin Salman “era um cara legal”.

A declaração (de amor?) aconteceu horas depois de a Arábia Saudita anunciar que pretende investir US$ 600 bilhões nos Estados Unidos nos próximos quatro anos. 

Mas, nem assim, Trump perdoou o príncipe. Em dado momento do discurso, o republlicano pediu que “o cara legal” ajudasse a baixar os preços e custos do petróleo, apresentando um plano para aumentar a produção norte-americana. 

O morde e assopra do presidente norte-americano acabou rendendo um comentário cheio de ironia do CEO da Blackstone, Stephen Schwarzman, que também estava no mesmo painel de Trump em Davos. 

“Tenho certeza que o príncipe saudita ficará feliz com seus comentários”, disse Schwarzman, arrancando um sorriso sem graça de Trump. 

Mas, como dizem, o melhor sempre fica para o final — pelo menos o final do dia para quem acompanha o Diário dos 100 dias de Trump

Relembrando o que fazia no primeiro mandato, o presidente norte-americano assinou uma série de decretos no Salão Oval da Casa Branca —  um deles sobre o mercado de ativos digitais, que você pode conferir aqui — e, como de costume, falou com os repórteres. 

Questionado sobre outro assunto espinhoso, a taxa de juros nos EUA, Trump não titubeou: “Eu sei mais de juros do que o Fed”. 

A declaração pode ser inusitada para alguns, mas é um sinal de alerta para o mercado, que teme intervenções da Casa Branca e a instabilidade da política monetária norte-americana. 

Defensor de juros baixos e crítico contumaz de Jerome Powell, Trump acendeu o fogo da panela de pressão do Fed — que realiza em cinco dias a primeira reunião do ano. 

Agora, é esperar para ver se essa relação vai passar do ponto. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Grandes demais para quebrar

Bancões americanos ganham mais com área de investimento e gestão de ativos do que com juros

16 de julho de 2024 - 15:04

BofA teve queda na receita com juros de 3%, enquanto o Morgan Stanley amargou redução de 17% nesse item

Diário de Bordo

Tudo indica um cenário favorável para mais bull market nos mercados internacionais

24 de janeiro de 2024 - 10:21

O guitarrista do “The Who” Pete Townshend tinha uma expectativa elegante ao compor a música “Won’t get fooled again”, nos idos de 1971. A música, que mais tarde se tornaria um dos ícones da banda, começava com um som sintetizado que havia sido construído a partir de batidas do coração, ondas cerebrais e mapas astrológicos de […]

É TUDO SOBRE OS JUROS DOS EUA

Por que os juros nos EUA subiram tanto e levaram a uma reprecificação de ativos? Gestor da Verde explica e conta qual a estratégia da gestora de Stuhlberger neste cenário

20 de outubro de 2023 - 19:31

Os juros altos nos EUA e os seus impactos foram alguns dos principais temas do podcast Market Makers com Luiz Parreiras, da Verde Asset

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar