🔴 JÁ FEZ A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2025? VEJA O PASSO A PASSO CLICANDO AQUI

Dinheiro é assunto de mulher? A independência feminina depende disso

O primeiro passo para investir com inteligência é justamente buscar informação. Nesse sentido, é essencial quebrar paradigmas sociais e colocar na cabeça de mulheres de todas as idades, casadas, solteiras, viúvas ou divorciadas, que dinheiro é assunto delas.

9 de março de 2025
7:50 - atualizado às 17:37
Ilustração de mulher olhando para cédula de dinheiro
O número de investidoras mulheres cresce, mas ainda é inferior ao de homensImagem: iStock.com/Denis Novikov

Sentados em mesinhas separadas, centenas de clientes lotavam o salão. O feirão de imóveis da incorporadora tinha bons descontos e aproveitei para fechar negócio. Só faltava assinar a papelada. Um rapaz do jurídico se aproximou de mim, mas não me entregou o contrato. Puxou papo sobre amenidades, como se estivesse enrolando. Depois de 15 minutos, ele me perguntou: “seu marido está chegando?”.

Respondi: “não, eu estou sozinha”. O moço levou um susto e imediatamente me entregou a pasta. Olhei ao redor e vi que todos os outros clientes eram casais ou homens. Eu era a única mulher sozinha comprando um imóvel.

Resgatei essa história para a estreia da minha coluna aqui no Seu Dinheiro, coincidentemente, na mesma época de celebração do Dia Internacional da Mulher. É inegável a evolução da sociedade em relação ao papel da mulher nos últimos anos, mas algumas questões não estão completamente superadas.

Infelizmente, ainda causa “estranhamento” uma mulher comprar um apartamento sozinha. E também não é comum uma mulher investir na bolsa ou ser CEO de uma empresa.

Sou a funcionária número 1 do Seu Dinheiro. Entrei em 2018 como editora-chefe para montar a redação. Hoje sou Diretora-Executiva dos sites Seu Dinheiro e Money Times, responsável pela estratégia de negócios dessas marcas.

Nesta coluna, vou abordar temas como Liderança, Inovação, Negócios, Investimentos, Tendências, Marketing e Carreiras.

Leia Também

Dinheiro não deveria ser questão de gênero

Certa vez um amigo me falou que, como homem, se sentia pressionado para ser rico e bem-sucedido. No caso das mulheres, a pressão por “casar e ter filhos” me parece maior do que “ser bem-sucedida”. Essa visão de que “cuidar do dinheiro” é papel do homem e “cuidar da família” é papel da mulher ainda é muito presente na nossa sociedade.

Cada casal tem sua dinâmica e longe de mim querer meter o bedelho na vida dos outros. Mas uma divisão de tarefas estigmatizada por gênero cria pressões sociais negativas para homens e mulheres. Afinal de contas, cada um de nós, independente do gênero, é um indivíduo, com sonhos, ambições, potencialidades e funções em diferentes searas sociais.

Mas é inegável que o estigma social de que “dinheiro é preocupação de homem” ainda existe e inibe a ascensão de mulheres investidoras.

Fico surpresa em ver até mesmo mulheres esclarecidas aceitando passivamente esta condição e terceirizando completamente para cônjuges suas questões financeiras. Conheço mulheres que não sabem quanto têm na conta, onde seu dinheiro está aplicado, qual a renda e a despesa mensal da família, e até mesmo qual a senha da própria conta bancária!

Já ouvi histórias de senhoras de alta renda que ficaram viúvas e perderam fortunas por não saber onde estava o dinheiro da família. E também conheço outras mulheres que terceirizaram para marido ou filhos a gestão financeira e acabaram na desconfortável posição de precisar pedir autorização para usar o próprio dinheiro.

Ah, mas isso só acontece com as mulheres “antigas”, certo? Infelizmente, não. Trabalho com Jornalismo Econômico há quase 20 anos e, nas reuniões de amigos, frequentemente, sou “puxada” para a rodinha de conversa dos homens para discutir o cenário econômico ou alternativas de investimentos. Na rodinha das mulheres, esse assunto não é tão pop.

Essa falta de interesse de muitas mulheres sobre finanças reflete no perfil do investidor brasileiro. Das 5,26 milhões de pessoas físicas cadastradas na B3, 1,38 milhão são mulheres, uma fatia de 26%. Aqui no Seu Dinheiro, 65% dos leitores são homens.

É verdade que o número de investidoras na bolsa de valores e no Tesouro Direto vem crescendo e este número bateu recorde em dezembro de 2024, segundo informações da própria B3. E vale ressaltar que existem muitas mulheres cuidando muito bem, obrigada, do seu dinheiro.

Mas ainda são poucas em um país onde mais da metade da população é feminina. No último Censo Demográfico, de 2022, constatou-se que as mulheres são 51,48% da população brasileira. Ao todo, existem 6 milhões de mulheres a mais do que homens no país.

Não existe independência sem independência financeira

O primeiro passo para investir com inteligência é justamente buscar informação. Nesse sentido, é essencial quebrar paradigmas sociais e colocar na cabeça de mulheres de todas as idades, casadas, solteiras, viúvas ou divorciadas, que dinheiro é assunto delas.

Nenhum adulto deveria se privar de cuidar do próprio dinheiro. Isso não quer dizer que não podemos ouvir conselhos ou terceirizar parte da gestão financeira para assessores, consultores ou mesmo familiares com mais conhecimento. Mas é essencial acompanhar suas finanças para maximizar rendimentos, ampliando seu patrimônio.

Caros leitores homens, deixo aqui a sugestão para que incentivem as mulheres das suas vidas (esposas, mães, irmãs, amigas, tias, filhas, etc) a buscarem educação financeira. E, fica o apelo às leitoras mulheres para que sejam as protagonistas da sua vida financeira.

A pauta feminina é ampla. Mas, sem dúvida, será muito mais fácil para as mulheres enfrentarem desafios e buscarem ser cada vez mais independentes para fazer o que bem entenderem de suas vidas com dinheiro na conta.

PS: se você, homem ou mulher, está em busca de ideias de investimento, deixo o convite para assistir ao vídeo “Onde Investir em março”, no YouTube do Seu Dinheiro.

Um abraço!

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Agora 2025 começou: Ibovespa se prepara para seguir nos embalos da festa do estica e puxa de Trump — enquanto ele não muda de ideia

23 de abril de 2025 - 8:06

Bolsas internacionais amanheceram em alta nesta quarta-feira diante dos recuos de Trump em relação à guerra comercial e ao destino de Powell

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Orgulho e preconceito na bolsa: Ibovespa volta do feriado após sangria em Wall Street com pressão de Trump sobre Powell

22 de abril de 2025 - 8:11

Investidores temem que ações de Trump resultem e interferência no trabalho do Fed, o banco central norte-americano

IR 2025

Como declarar fiagros e fundos imobiliários (FIIs) no imposto de renda 2025

21 de abril de 2025 - 9:20

Fundos imobiliários e fiagros têm cotas negociadas em bolsa, sendo tributados e declarados de formas bem parecidas

RESUMO DA SEMANA

Com ou sem feriado, Trump continua sendo o ‘maestro’ dos mercados: veja como ficaram o Ibovespa, o dólar e as bolsas de NY durante a semana 

18 de abril de 2025 - 11:34

Possível negociação com a China pode trazer alívio para o mercado; recuperação das commodities, especialmente do petróleo, ajudaram a bolsa brasileira, mas VALE3 decepcionou

IR 2025

Como declarar opções de ações no imposto de renda 2025

18 de abril de 2025 - 7:03

O jeito de declarar opções é bem parecido com o de declarar ações em diversos pontos; as diferenças maiores recaem na forma de calcular o custo de aquisição e os ganhos e prejuízos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Que telefone vai tocar primeiro: de Xi ou de Trump? Expectativa mexe com os mercados globais; veja o que esperar desta quinta

17 de abril de 2025 - 8:36

Depois do toma lá dá cá tarifário entre EUA e China, começam a crescer as expectativas de que Xi Jinping e Donald Trump possam iniciar negociações. Resta saber qual telefone irá tocar primeiro.

IR 2025

Como declarar ETF no imposto de renda 2025, seja de ações, criptomoedas ou renda fixa

17 de abril de 2025 - 7:03

Os fundos de índice, conhecidos como ETFs, têm cotas negociadas em bolsa, e podem ser de renda fixa ou renda variável. Veja como informá-los na declaração em cada caso

DRAGÃO À ESPREITA

É hora de aproveitar a sangria dos mercados para investir na China? Guerra tarifária contra os EUA é um risco, mas torneira de estímulos de Xi pode ir longe 

17 de abril de 2025 - 6:12

Parceria entre a B3 e bolsas da China pode estreitar o laço entre os investidores do dois países e permitir uma exposição direta às empresas chinesas que nem os EUA conseguem oferecer; veja quais são as opções para os investidores brasileiros investirem hoje no Gigante Asiático

MOMENTO DESAFIADOR

EUA aprovam bolsa de valores focada em sustentabilidade, que pode começar a operar em 2026

16 de abril de 2025 - 13:14

A Green Impact Exchange pretende operar em um mercado estimado em US$ 35 trilhões

DESTAQUES DA BOLSA

Ações da Brava Energia (BRAV3) sobem forte e lideram altas do Ibovespa — desta vez, o petróleo não é o único “culpado”

16 de abril de 2025 - 12:40

O desempenho forte acontece em uma sessão positiva para o setor de petróleo, mas a valorização da commodity no exterior não é o principal catalisador das ações BRAV3 hoje

HORA DE BATER O MARTELO

Acionistas da Petrobras (PETR4) votam hoje a eleição de novos conselheiros e pagamento de dividendos bilionários. Saiba o que está em jogo

16 de abril de 2025 - 11:44

No centro da disputa pelas oito cadeiras disponíveis no conselho de administração está o governo federal, que tenta manter as posições do chairman Pietro Mendes e da CEO, Magda Chambriard

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Até tu, Nvidia? “Queridinha” do mercado tomba sob Trump; o que esperar do mercado nesta quarta

16 de abril de 2025 - 8:37

Bolsas continuam de olho nas tarifas dos EUA e avaliam dados do PIB da China; por aqui, investidores reagem a relatório da Vale

IR 2025

Como declarar ações no imposto de renda 2025

16 de abril de 2025 - 7:37

Declarar ações no imposto de renda não é trivial, e não é na hora de declarar que você deve recolher o imposto sobre o investimento. Felizmente a pessoa física conta com um limite de isenção. Saiba todos os detalhes sobre como declarar a posse, compra, venda, lucros e prejuízos com ações no IR 2025

O PAÍS DA RENDA FIXA

As empresas não querem mais saber da bolsa? Puxada por debêntures, renda fixa domina o mercado com apetite por títulos isentos de IR

15 de abril de 2025 - 14:32

Com Selic elevada e incertezas no horizonte, emissões de ações vão de mal a pior, e companhias preferem captar recursos via dívida — no Brasil e no exterior; CRIs e CRAs, no entanto, veem emissões caírem

ANTES DA OPA

Península de saída do Atacadão: Família Diniz deixa quadro de acionistas do Carrefour (CRFB3) dias antes de votação sobre OPA

15 de abril de 2025 - 9:29

Após reduzir a fatia que detinha na varejista alimentar ao longo dos últimos meses, a Península decidiu vender de vez toda a participação restante no Atacadão

REESTRUTURAÇÃO DA AÉREA

Azul (AZUL4) busca até R$ 4 bilhões em oferta de ações e oferece “presente” para acionistas que entrarem no follow-on; ações sobem forte na B3

14 de abril de 2025 - 10:17

Com potencial de superar os R$ 4 bilhões com a oferta, a companhia aérea pretende usar recursos para melhorar estrutura de capital e quitar dívidas com credores

DEU PARA SOBREVIVER

Após semana intensa, bolsas conseguem fechar no azul apesar de nova elevação tarifária pela China; ouro bate recorde a US$ 3.200

11 de abril de 2025 - 18:50

Clima ainda é de cautela nos mercados, mas dia foi de recuperação de perdas para o Ibovespa e os índices das bolsas de NY

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dia de ressaca na bolsa: Depois do rali com o recuo de Trump, Wall Street e Ibovespa se preparam para a inflação nos EUA

10 de abril de 2025 - 8:12

Passo atrás de Trump na guerra comercial animou os mercados na quarta-feira, mas investidores já começam a colocar os pés no chão

PETRÓLEO NO VERMELHO

Brava Energia (BRAV3) e petroleiras tombam em bloco na B3, mas analistas veem duas ações atraentes para investir agora

9 de abril de 2025 - 12:22

O empurrão nas ações de petroleiras segue o agravamento da guerra comercial mundial, com retaliações da China e Europa às tarifas de Donald Trump

TIRA CASACO, BOTA CASACO

Sem pílula de veneno: Casas Bahia (BHIA3) derruba barreira contra ofertas hostis; decisão segue recuo de Michael Klein na disputa por cadeira no conselho

9 de abril de 2025 - 10:06

Entre as medidas que seriam discutidas em AGE, que foi cancelada pela varejista, estava uma potencial alteração do estatuto para incluir disposições sobre uma poison pill; entenda

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar