🔴 WEGE3, IGTI11, SANB11 E OUTRAS 6 EMPRESAS DIVULGAM RESULTADOS DO 1T25 ESTA SEMANA – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

IR 2025

Investimento alternativo ou vitória judicial: veja como declarar precatórios no imposto de renda

Se você recebeu o pagamento de um precatório no ano passado ou se investe nesse tipo de ativo alternativo, veja como informar a situação na sua declaração

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
29 de abril de 2025
7:28 - atualizado às 10:35
Leão do imposto de renda 2025
Imagem: Montagem Andrei Morais / Adobe Firefly

Se você recebeu recursos de um precatório em 2024 ou se tem investido nesse tipo de ativo alternativo, nesta matéria nós vamos ver como declarar precatórios no imposto de renda 2025.

Existem basicamente duas situações relacionadas a precatórios no imposto de renda, mas ambas são bem simples de declarar.

A mais tradicional diz respeito aos contribuintes que receberam recursos relativos ao pagamento de um precatório e desejam saber onde informar esta quantia.

A segunda situação refere-se ao investimento em precatórios, que vem se disseminando, aos poucos, também entre pessoas físicas.

Neste último caso, o investidor adquire um precatório, isto é, um direito de receber aqueles recursos quando eles forem finalmente pagos pelo ente público devedor.

Trata-se, assim, de um direito creditório, isto é, o credor original antecipa os valores que lhe são devidos com um desconto ao vender o precatório para um investidor, que terá uma rentabilidade no momento em que o precatório for pago a um preço mais alto que o da compra.

Leia Também

Vejamos como declarar cada uma dessas situações no imposto de renda 2025.

    Como declarar precatórios no imposto de renda

    Se você é o credor original e recebeu o pagamento dos precatórios em 2024

    Se você era o beneficiário original do precatório e recebeu o pagamento no ano passado, você deve declarar esses rendimentos na ficha de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA), porque eles justamente se referem a rendimentos que você deveria ter recebido no passado, talvez de forma espaçada, mas está recebendo agora, com atraso, tudo de uma vez.

    Você deverá seguir o informe de rendimentos providenciado junto à instituição financeira por meio da qual o pagamento foi feito ou então pedir ajuda ao seu advogado para consultar os detalhes do pagamento no processo.

    Na ficha de RRA, abra um novo rendimento, escolhendo a aba mais adequada a depender de quem recebeu o pagamento, se o titular da declaração ou um dos dependentes.

    No item aberto referente a esse pagamento, informe o nome e o CNPJ da fonte pagadora, o valor dos rendimentos tributáveis (se houver parcela isenta, no caso de maiores de 65 anos, informar este valor separadamente, em campo próprio), a parte do valor recebido que é referente a juros e o imposto retido na fonte.

    Se tiver havido desconto de contribuição para Previdência Social e pensão alimentícia, há campos específicos na ficha de RRA também para informar estes valores.

    No fim da ficha, você deverá informar em que mês os valores foram recebidos e dizer a quantos meses eles se referem, o que deve constar no processo. Segundo o advogado tributarista Samir Choaib, sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, esta é a informação mais importante ao se declarar RRA.

    Após preencher todos os valores, você deverá marcar se vai optar pela tributação exclusiva na fonte ou pelo ajuste anual. Marque uma opção e depois a outra para verificar qual delas é a mais vantajosa para você. Você poderá conferir, no canto inferior esquerdo do programa, qual delas resulta em mais IR a restituir ou menos IR a pagar.

    “Geralmente a tributação exclusiva na fonte é melhor, mas o contribuinte consegue verificar a mais vantajosa no próprio programa”, diz Samir Choaib.

    Se você é investidor e adquiriu um precatório como investimento

    Neste caso, enquanto você for o detentor do precatório e ele ainda não tiver sido pago, você deverá declará-lo normalmente como um direito na ficha de Bens e Direitos, pois se trata de um direito de receber um pagamento futuro.

    Como não há um código específico para precatórios, você pode tanto optar pelo Grupo 99 - Outros Bens e Direitos, código 99 - Outros Bens e Direitos, como escolher o Grupo 05 - Créditos, código 99 - Outros Créditos. Mas, segundo Samir Choaib, o código, neste caso, é o de menos, o importante é que o item conste na ficha.

    Na Discriminação é que você vai informar que se trata de um precatório. Informe como ele foi adquirido, os dados do vendedor, se há uma empresa intermediando a transação (por exemplo, uma instituição financeira), bem como os dados dessa empresa.

    O precatório deve ser declarado pelo seu custo de aquisição. Caso ele tenha sido adquirido em 2024, o campo “Situação em 31/12/2023” ficará zerado. Já se ele tiver sido vendido em 2024, o campo “Situação em 31/12/2024” ficará zerado. Se ele já fazia parte do seu patrimônio em 31/12/2023 e continuava entre os seus bens e direitos em 31/12/2024, você deverá declarar o mesmo valor em ambas as datas.

    VEJA TAMBÉM: Como seus investimentos são tributados

    Rendimentos do seu investimento em precatórios

    Se você vendeu um precatório no ano passado ou se finalmente recebeu o pagamento do devedor, você deverá dar baixa do item na ficha de Bens e Direitos. Se houve lucro, este já deverá ter sido apurado e tributado, se for o caso.

    Se o valor de venda ou o pagamento recebido tiver, porventura, sido inferior ao valor da compra do precatório, você teve prejuízo — então, não é preciso fazer mais nada a não ser dar baixa do precatório na sua ficha de Bens e Direitos, zerando o campo “Situação em 31/12/2024”.

    Já se o valor da venda ou o pagamento recebido tiverem sido superiores ao valor da compra do precatório, essa diferença positiva entre os dois valores configura ganho de capital.

    Esse lucro até pode ser isento de imposto de renda, pois se aplica, neste caso, a regra de isenção para bens de pequeno valor, isto é, quando o valor dos bens vendidos por um contribuinte num único mês não ultrapassam R$ 35 mil.

    Do contrário, o ganho de capital com precatórios é tributado, geralmente em 15%, mas a alíquota pode chegar a 22,5%, a depender do valor do lucro.

    Seja como for, o ideal é que o contribuinte, ao receber o rendimento, tenha preenchido o programa Ganhos de Capital (GCAP) — no caso dos valores recebidos no ano passado, o GCAP 2024 — para verificar se há isenção e, em caso negativo, já imprimir o DARF para pagamento do IR devido.

    O prazo de pagamento do imposto de renda sobre ganhos de capital é até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento. Assim, se você recebeu os valores, por exemplo, em julho de 2024, o prazo de pagamento do IR era até o último dia útil de agosto do mesmo ano.

      Quem perde o prazo precisa, posteriormente, recolher o IR em atraso, com multa e juros de mora. A multa corresponde a 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor do imposto devido. Já os juros de mora correspondem à Selic do período que vai do mês seguinte ao do vencimento do tributo até o mês anterior ao pagamento, mais 1% referente ao mês do pagamento.

      Para recolher o imposto em atraso, já com a multa e os juros, você deve calcular o valor do imposto devido (o que pode ser feito no próprio GCAP) e depois utilizar o programa online Sicalc, no site da Receita Federal, para emitir o DARF com os encargos. Basta informar o valor do IR devido e o código 4600, referente ao GCAP.

      Informar os rendimentos na declaração de IR é a parte mais simples. Basta abrir a aba Ganhos de Capital, no menu à esquerda do Programa Gerador da Declaração, e importar o demonstrativo do GCAP.

      Ao fazer isso, não só esta ficha será preenchida automaticamente, como também a ficha de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva ou a de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, conforme o caso.

      COMPARTILHAR

      Whatsapp Linkedin Telegram
      CHINA NO VOLANTE

      Salão de Xangai 2025: BYD, elétricos e a onda chinesa que pode transformar o mercado brasileiro

      29 de abril de 2025 - 8:16

      O mundo observa o que as marcas chinesas trazem de novidades, enquanto o Brasil espera novas marcas

      SD Select

      Mesmo investimentos isentos de Imposto de Renda não escapam da Receita: veja por que eles precisam estar na sua declaração

      29 de abril de 2025 - 8:00

      Mesmo isentos de imposto, aplicações como poupança, LCI e dividendos precisam ser informadas à Receita; veja como declarar corretamente e evite cair na malha fina com a ajuda de um guia prático

      Insights Assimétricos

      Trump quer brincar de heterodoxia com Powell — e o Fed que se cuide

      29 de abril de 2025 - 6:06

      Criticar o Fed não vai trazer parceiros à mesa de negociação nem restaurar a credibilidade que Trump, peça por peça, vem corroendo. Se há um plano em andamento, até agora, a execução tem sido tudo, menos coordenada.

      LOTERIAS

      Bola dividida na Lotofácil deixa ganhadores reclamando de barriga cheia

      29 de abril de 2025 - 5:47

      Concurso 3378 da Lotofácil teve dois ganhadores e nenhum deles ficou milionário; Quina acumula e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões se tiver algum ganhador hoje

      EXILE ON WALL STREET

      Tony Volpon: EUA, novo mercado emergente

      28 de abril de 2025 - 20:00

      Não tenham dúvidas: chegamos todos na beira do abismo neste mês de abril. Por pouco não caímos.

      DIA 99

      Trump vai jogar a toalha?

      28 de abril de 2025 - 19:45

      Um novo temor começa a se espalhar pela Europa e a Casa Branca dá sinais de que a conversa de corredor pode ter fundamento

      FUNDAMENTOS INVERTIDOS

      S&P 500 é oportunidade: dois motivos para investir em ações americanas de grande capitalização, segundo o BofA

      28 de abril de 2025 - 19:15

      Donald Trump adicionou riscos à tese de investimento nos EUA, porém, o Bank Of America considera que as grandes empresas americanas são fortes para resistir e crescer, enquanto os títulos públicos devem ficar cada vez mais voláteis

      COMEÇANDO BEM A SEMANA

      Yudqs (YDUQ3) e Cogna (COGN3) vão distribuir R$ 270 milhões em dividendos; veja quem mais paga

      28 de abril de 2025 - 19:09

      A maior fatia dos proventos é da Yudqs, que pagará R$ 150 milhões em proventos adicionais no dia 8 de maio

      O PIOR JÁ PASSOU?

      Valendo mais: Safra eleva preço-alvo de Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3). É hora de comprar?

      28 de abril de 2025 - 19:01

      Cenário mais turbulento para as empresas não passou despercebido pelo banco, que não alterou as recomendações para os papéis

      EFEITOS DA GUERRA COMERCIAL

      Acabou para a China? A previsão que coloca a segunda maior economia do mundo em alerta

      28 de abril de 2025 - 18:45

      Xi Jinping resolveu adotar uma postura de esperar para ver os efeitos das trocas de tarifas lideradas pelos EUA, mas o risco dessa abordagem é real, segundo Gavekal Dragonomics

      PRIMEIRO EMPREGO

      Momentos finais para se inscrever na Riachuelo, KPMG, Peers e P&G; confira essas e outras vagas para estágio e trainee

      28 de abril de 2025 - 18:42

      Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o segundo semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

      TOP PICK

      Mercado Livre (MELI34) é a ação favorita do Safra para tempos difíceis: veja os três motivos para essa escolha

      28 de abril de 2025 - 18:35

      O banco é otimista em relação ao desempenho da gigante do comércio eletrônico, apesar do impacto das “dores de crescimento” nos resultados de curto prazo

      PESQUISA

      Desaprovação a Lula cai para 50,1%, mas é o suficiente para vencer Bolsonaro ou Tarcísio? Atlas Intel responde

      28 de abril de 2025 - 18:13

      Os dados de abril são os primeiros da série temporal que mostra uma reversão na tendência de alta na desaprovação e queda na aprovação que vinha sendo registrada desde abril de 2024

      DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INCLUSIVO

      Governo federal lança segundo leilão para recuperar áreas degradadas e espera atrair até R$ 10 bilhões

      28 de abril de 2025 - 17:48

      Objetivo é mobilizar recursos para recuperar 1 milhão de hectares de cinco biomas diferentes e transformá-los em sistemas produtivos sustentáveis

      JOGANDO UM CHARME

      Haddad prepara investida para atrair investimentos em data centers no Brasil; confira as propostas

      28 de abril de 2025 - 16:15

      Parte crucial do processamento de dados, data centers são infraestruturas que concentram toda a tecnologia de computação em nuvem e o ministro da Fazenda quer colocar o Brasil no radar das empresas de tecnologias

      CRIPTO HOJE

      Bitcoin (BTC) rompe os US$ 95 mil e fundos de criptomoedas têm a melhor semana do ano — mas a tempestade pode não ter passado

      28 de abril de 2025 - 15:26

      Dados da CoinShares mostram que produtos de investimento em criptoativos registraram entradas de US$ 3,4 bilhões na última semana, mas o mercado chega à esta segunda-feira (28) pressionado pela volatilidade e à espera de novos dados econômicos

      VOO BAIXO

      Azul (AZUL4) chega a cair mais de 10% (de novo) e lidera perdas do Ibovespa nesta segunda-feira (28)

      28 de abril de 2025 - 14:43

      O movimento de baixa ganhou força após a divulgação, na última semana, de uma oferta pública primária

      VAI PAUSAR OU AUMENTAR?

      Copom busca entender em que nível e por quanto tempo os juros vão continuar restritivos, diz Galípolo, a uma semana do próximo ajuste

      28 de abril de 2025 - 14:02

      Em evento, o presidente do BC afirmou que a política monetária precisa de mais tempo para fazer efeito e que o cenário internacional é a maior preocupação do momento

      GUERRA DOS CHIPS

      Huawei planeja lançar novo processador de inteligência artificial para bater de frente com Nvidia (NVDC34)

      28 de abril de 2025 - 13:33

      Segundo o Wall Street Journal, a Huawei vai começar os testes do seu processador de inteligência artificial mais potente, o Ascend 910D, para substituir produtos de ponta da Nvidia no mercado chinês

      A DISPUTA ESTÁ ACIRRADA

      Eletrobras (ELET3): eleição do conselho pega fogo e conselheiro excluído usa o LinkedIn como palco da disputa

      28 de abril de 2025 - 13:31

      Marcelo Gasparino vem divulgando na plataforma informações sobre o processo de eleição e recebeu a terceira advertência da empresa

      Menu

      Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

      Fechar