🔴 NO AR: PARTICIPE DO SEGUNDO DIA DA CEO CONFERENCE 2025 ASSISTA AGORA

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

GANHANDO NA CRISE

Weg (WEGE3) tem companhia: Gerdau (GGBR4) ganha com tarifas de Trump sobre o aço. Como ficam CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5) e outras gigantes do setor?

O presidente norte-americano prometeu taxar em 25% as importações de aço e alumínio dos EUA, medida que pega em cheio o Brasil — o País manda 60% da produção siderúrgica para lá

Carolina Gama
10 de fevereiro de 2025
13:45 - atualizado às 13:38
Montagem com uma bandeira dos EUA na lateral esquerda e os logos da Gerdau e da Weg em Azul e os da Usiminas e CSN em preto
Imagem: Canvas/ Montagem: Seu Dinheiro

Crises geralmente abrem uma porta de oportunidades para quem quer investir e não é diferente agora, que o presidente norte-americano, Donald Trump, colocou o Brasil na mira de suas tarifas com a proposta de taxação de 25% das importações que os EUA fazem de aço e alumínio

O impacto dessas tarifas não será irrelevante para o Brasil. Atualmente, os EUA são o segundo maior mercado comprador de aço brasileiro, consumindo 60% de nossa produção siderúrgica, ficando atrás apenas do Canadá

Mas há quem ganhe com mais essa taxação de Trump e a Gerdau (GGBR4) é uma das empresas brasileiras que podem tirar proveito desse momento já que tem parte da sua produção nos EUA. 

“A Gerdau é normalmente vista como uma beneficiária-chave neste contexto”, dizem os analistas Lucas Marquiori e Fernanda Recchia, do BTG Pactual.

A dupla, no entanto, alerta os investidores de que ainda não está claro por quanto tempo essas tarifas permanecerão em vigor, e que os fundamentos do aço dos EUA permanecem um tanto pressionados no curto prazo — a indústria está operando a cerca de 73% da capacidade. 

“Além disso, também destacamos que os fundamentos do aço brasileiro se deterioraram ultimamente, com descontos relevantes de 4% a 5% nos preços de vergalhões em janeiro, o que deve impulsionar os lucros no curto prazo”, dizem os analistas. 

Leia Também

O BTG tem recomendação de compra para a Gerdau (GGBR4). 

Como ficam as outras siderúrgicas brasileiras?

As outras siderúrgicas brasileiras tem impacto limitado ao mercado norte-americano, segundo Bruno Henriques, Luís Mollo e Marcel Zambello, do BTG.

No caso da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), a exportação para os EUA varia de 3% a 5% de suas receitas. Segundo os analistas, como o faturamento está vinculado a um cliente específico na região, existe a possibilidade de repasse do impacto tarifário.

A Usiminas (USIM5) vai na mesma linha. "As exportações diretas para os EUA são muito pequenas, com a maioria dos embarques indo para a Argentina", dizem os analistas, acrescentando que as exportações de aço para os EUA representam cerca de 5% das receitas consolidadas totais.

No caso da CSN (CSNA3), os volumes de exportação representam cerca de 20% dos embarques ou cerca de 15% da receita consolidada total.

"A CSN tem operações na Alemanha (fabricação de aço) e Portugal (produtos acabados), mas também opera um centro de distribuição nos EUA, vendendo dentro do sistema de cotas atual (200-250kt de remessas de aço enviadas para os EUA). Esperamos que esses volumes sejam impactados por novas tarifas, mas a empresa deve ser capaz de realocá-los facilmente", afirmam.

Ternium deve ter impactos relevantes, segundo os analistas, ainda que as exportações da companhia para os EUA representam apenas 6% dos volumes produzidos no México.

"No entanto, esperamos impactos indiretos relevantes, pois grande parte dos clientes finais da Ternium exportam seus produtos para os EUA, o que pode eventualmente afetar os níveis de demanda de aço da empresa", afirmam.

Gerdau é compra sob efeito Trump, mas não é a única

Se a Gerdau é uma vencedora clara das tarifas de Trump sobre o aço e o alumínio, ela não está sozinha.  A Weg (WEGE3) é outra ação que vale a pena ter na carteira neste momento, segundo o BTG, em meio às taxações do republicano.

A queridinha da bolsa é mais diretamente afetada pelas tarifas de 25% sobre o México e Canadá e os 10% da China

Segundo Marquiori e Recchia, essa taxação provavelmente levará a algumas estratégias de mitigação, incluindo o aumento da capacidade de produção nos EUA, que já está em andamento.

A dupla ainda considera que a Weg vai acelerar o processo para usar toda a capacidade disponível nos ativos da Regal Rexnord — a brasileira comprou no final de 2023 os negócios de motores e geradores do grupo norte-americano por US$ 400 milhões. 

“Acreditamos que a estratégia de mitigação da Weg se concentrará principalmente na realocação da produção para regiões com impostos mais baixos e capacidade disponível, o que pode não compensar tudo”, dizem os analistas. 

ONDE INVESTIR EM FEVEREIRO: Ações, criptomoedas, pagadoras de dividendos, FIIs e BDRs para este mês

E os países? Quem ganha com o tarifaço de Trump

Talvez sem surpresa, o maior vencedor das tarifas comerciais provavelmente sejam os EUA.

As importações de aço norte-americanas diminuíram substancialmente na última década, segundo dados oficiais, caindo 35% entre 2014 e 2024 — apesar de um aumento anual de 2,5% para 26,2 milhões de toneladas métricas no ano passado. 

Muitos especialistas atribuem essa queda às tarifas introduzidas durante o primeiro governo de Trump.

As importações de alumínio dos EUA, no entanto, aumentaram 14% na última década, com as exportações do metal dos EUA aumentando progressivamente desde 2020.

Além disso, desde a primeira onda de tarifas de Trump, em 2018, os EUA viram o investimento aumentar nos setores de aço e alumínio. Além disso, dados do Congressional Research Service mostraram que nos primeiros cinco meses do tarifaço, o governo de Trump arrecadou mais de US$ 1,4 bilhão em receita.

Na primeira gestão, Trump aplicou tarifas sobre as importações de aço e alumínio do Canadá, México e União Europeia (UE) e colocou limites de volume nas importações de várias outras nações, incluindo Coreia do Sul, Argentina e Austrália.

Os países que mais perdem

México e Canadá estão entre os maiores exportadores de aço e alumínio para os EUA e, provavelmente, serão prejudicados se as tarifas entrarem em vigor mesmo depois de receberem uma trégua de 30 dias de impostos gerais sobre todas as exportações.

A Alemanha também é uma grande exportadora de aço para os EUA e deve ser afetada negativamente pelas tarifas.

A alemã Thyssenkrupp, uma das maiores siderúrgicas da Europa, indicou mais cedo que espera um "impacto muito limitado" em seus negócios se os EUA cobrarem tarifas adicionais sobre aço e alumínio.

Os exportadores asiáticos Coreia do Sul, Vietnã e Japão também estão entre os países que verão seus metais atingidos por novas tarifas de importação se Trump seguir em frente.

As importações do Vietnã cresceram mais de 140% em relação ao ano anterior, de acordo com dados comerciais dos EUA. Taiwan também exportou 75% mais aço para os EUA em 2024 em comparação ao ano anterior.

*Com informações da CNBC

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Memórias de uma janela fechada: Ibovespa busca manter alta com Wall Street de volta ao jogo e negociações sobre guerra na Ucrânia

18 de fevereiro de 2025 - 8:01

Diante da agenda fraca, negociações entre EUA e Rússia ocorrem na Arábia Saudita, mas exclui os ucranianos da conversa

HORA DE OLHAR ALÉM

Onde está a ‘mina de ouro’ da Weg (WEGE3)? Para o BTG, um país da América é a fronteira mais promissora para a empresa

17 de fevereiro de 2025 - 14:01

Segundo o banco, investimentos em transformadores colocaram a companhia em posição estratégica para a crescente demanda energética

BTG SUMMIT 2025

Brasil vai sobreviver às tarifas de Trump? A visão de André Esteves sobre os erros e os acertos do republicano até agora

12 de fevereiro de 2025 - 18:45

O chairman do BTG Pactual falou sobre a guerra tarifária que pegou o Brasil em cheio e diz o que desagrada e o que agrada nas políticas recentes anunciadas pelo presidente norte-americano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A um passo do El Dorado: Ibovespa reage a IPCA, tarifas de Trump, Powell no Congresso dos EUA e agenda de Haddad

11 de fevereiro de 2025 - 8:17

Investidores esperam desaceleração da inflação enquanto digerem confirmação das tarifas de Trump sobre o aço e o alumínio

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um olho na estrada, outro no retrovisor: Ibovespa reage à ata do Copom enquanto se prepara para temporada de balanços

4 de fevereiro de 2025 - 8:06

Investidores também repercutem a relatório de produção e vendas da Petrobras enquanto monitoram desdobramentos da guerra comercial de Trump

COMPRAR OU VENDER

Fim da linha para a Weg (WEGE3)? A onda de tarifas de Trump é uma marola ou um tsunami para a queridinha da bolsa?

3 de fevereiro de 2025 - 13:39

As ações da companhia operam em queda nesta segunda-feira (3) na B3, acompanhando a aversão ao risco que tomou conta os mercados mundo afora depois do tarifaço do republicano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A bolsa assim sem você: Ibovespa chega à última sessão de janeiro com alta acumulada de 5,5% e PCE e dados fiscais no radar

31 de janeiro de 2025 - 8:01

Imposição de tarifas ao petróleo do Canadá e do México por Trump coloca em risco sequência de nove sessões em queda do dólar

TEMPORADA DE RESULTADOS

O que esperar da safra de balanços do 4T24? BTG traça previsões para Azul (AZUL4), Gol (GOLL4), Embraer (EMBR3) e Weg (WEGE3)

30 de janeiro de 2025 - 17:45

A previsão do mercado é de resultados mistos entre os setores de transportes e bens de capital — resta saber quais serão as estrelas da temporada

HORA DE APROVEITAR

A ação da Weg (WEGE3) ficou barata? Como a DeepSeek abriu uma janela de oportunidade para comprar a queridinha da bolsa

30 de janeiro de 2025 - 11:43

A versão melhorada do ChatGPT na China fez diversas techs amargarem perdas, mas, para os analistas do Itaú BBA, esta é uma boa oportunidade de colocar WEGE3 na carteira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Super-juros, ativar: Ibovespa busca recuperação improvável em dia de Fed, Copom e reação a relatório de produção e vendas da Vale

29 de janeiro de 2025 - 8:04

Investidores antecipam interrupção de corte de juros nos EUA e aumento da taxa Selic no Brasil na primeira Super Quarta de 2025

SOBREVIVENTE DOS 'ESCOMBROS'?

Weg (WEGE3) se junta à Nvidia e sofre com o ‘ChatGPT da China’: multinacional pode sobreviver ao DeepSeek? O JP Morgan tem a resposta 

28 de janeiro de 2025 - 11:12

Um dia após ter o pior dia na bolsa desde outubro de 2023, a Weg aparentava ser mais uma vítima do ‘Chat GPT da China’ – não na opinião de analistas do JP Morgan

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Depois do bombardeio: Ibovespa repercute produção da Petrobras enquanto mundo se recupera do impacto da DeepSeek

28 de janeiro de 2025 - 7:59

Petrobras reporta cumprimento da meta de produção e novo recorde no pré-sal em 2024; Vale divulga relatório hoje

CARTEIRA RENOVADA

Weg (WEGE3) é a queridinha, mas Localiza (RENT3) exige cautela: as apostas dos gestores no setor de transporte e bens de capital em 2025

27 de janeiro de 2025 - 15:40

Gestores de fundos ouvidos pelo BTG Pactual se mostram pessimistas com o setor neste ano e preferem focar em ações de multinacionais e grandes exportadoras, com foco no curto prazo

MERCADO EM ASCENSÃO

Projeto Stargate vai investir meio trilhão de dólares em IA nos EUA — e a Weg (WEGE3) é uma das poucas empresas que podem lucrar com isso

24 de janeiro de 2025 - 19:34

Iniciativa bilionária prevê investimentos nos próximos quatro anos em infraestrutura ligada à tecnologia, com participação da OpenAI, Oracle, Nvidia e SoftBank

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Metralhadora giratória: Ibovespa reage às primeiras medidas de Trump com volta do pregão em Nova York

21 de janeiro de 2025 - 8:18

Investidores ainda tentam mensurar os efeitos do retorno de Trump à Casa Branca agora que a retórica começa a se converter em ações práticas

UM ATRÁS DO OUTRO

Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) aprovam novas recompras de ações: o que isso significa para os investidores?

20 de janeiro de 2025 - 19:58

As duas companhias devem recomprar juntas mais de 70 milhões de ações nos próximos 12 meses

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Grand Slam do Seu Dinheiro: Vindo de duas leves altas, Ibovespa tenta manter momento em dia de inflação nos EUA

15 de janeiro de 2025 - 8:14

Além da inflação nos EUA, Ibovespa deve reagir a Livro Bege do Fed, dados sobre serviços e resultado do governo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tem certeza que nada presta? Ibovespa tenta recuperação em meio a dados fortes na China, prévia do PIB e inflação nos EUA

13 de janeiro de 2025 - 8:06

Além da agenda de indicadores, mercado já se prepara para o início da temporada de balanços nos Estados Unidos

A VISÃO DO GESTOR

Weg (WEGE3): fábrica de bilionários da B3 segue cobiçada pelos tubarões da Faria Lima e é uma das apostas da AZ Quest em ações para 2025

13 de janeiro de 2025 - 6:07

Em entrevista ao Seu Dinheiro, o gestor de renda variável Welliam Wang alertou para ano turbulento na bolsa brasileira — e revela quais ações estão na carteira da gestora

SOBREVIVÊNCIA NOS MERCADOS

Não é hora de desistir das ações: Bancão revela cinco empresas que podem tirar vantagem dos tempos incertos na bolsa brasileira

10 de janeiro de 2025 - 9:50

Para o Bradesco BBI, essas companhias têm “alavancas de autoajuda” frequentemente subestimadas que podem ajudá-las a tirar proveito das preocupações macroeconômicas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar