🔴  É HOJE: ROBÔ QUE PODE GERAR LUCROS DE ATÉ R$ 12 MIL POR MÊS SERÁ RELANÇADO VEJA COMO PARTICIPAR

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens antes de entrar no mercado financeiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.
CALENDÁRIO CHEIO

Quais exposições de arte ver em 2025? Publicação especializada elege as melhores do ano e inclui Masp e Pinacoteca na lista

The Art Newspaper seleciona mostras ao redor do mundo que valem a visita; confira as escolhas na cena artística brasileira

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
4 de janeiro de 2025
9:58 - atualizado às 8:04
SÓ USO EDITORIAL pinacoteca são paulo sp museu arte obras de arte exposições turismo
Imagem: iStock.com/diegograndi

2025 promete ser mais um ano de efervescência para a arte. Para quem gosta de visitar museus em viagens, é hora de ficar de olho na agenda. Cidades como Nova York, Paris, Londres e Tóquio vão receber exposições temporárias para todos os olhares e preferências estéticas. 

Além, é claro, das coleções fixas já surpreendentes por si só em espaços como a National Gallery, o Whitney Museum, o MET, o Grand Palais e tantos outros museus que já se tornaram pontos turísticos “obrigatórios” nos respectivos destinos. 

Mas não é só na gringa que você vai poder aproveitar o melhor da arte em 2025. 

O The Art Newspaper, publicação especializada no setor artístico, selecionou também algumas exposições que valem a pena visitar em São Paulo durante os próximos 12 meses.

Após expansão, Masp traz programação de peso para a capital paulista

Prevista para março, a inauguração do novo prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp), logo ao lado do edifício principal, é um dos eventos mais esperados na cena artística brasileira. 

A expectativa é tamanha que até mesmo o banco norte-americano J. P. Morgan colocou o museu como um dos lugares para visitar em 2025, na seleta NextList.

Leia Também

Somado ao novo espaço, que permitirá a exposição de mais obras do acervo da instituição, algumas mostras temporárias devem fazer o espaço na Avenida Paulista ficar constantemente cheio em 2025. 

Celebrando os 70 anos de existência e o novo prédio, o museu fará a exposição Histórias do Masp, a partir de 21 de março. A partir de setembro, começa a ser exibida a mostra Histórias da Ecologia, que é o eixo temático do museu neste ano. 

Uma exposição das obras do francês Claude Monet está programada para começar em 16 de maio e seguir até 24 de agosto. 

A uma estação de metrô do Masp, o Instituto Moreira Salles terá duas mostras de fotografia que valem a pena a visita, segundo o The Art Newspaper.

A primeira é da artista visual sul-africana Zanele Muholi (1972), “cuja obra documenta a beleza e o ativismo negro e queer da África do Sul”; e a segunda é do norte-americano Gordon Parks, que retratou o cotidiano das pessoas negras durante o período de segregação social nos Estados Unidos. 

Saindo da Paulista, o destino é o centro de São Paulo: a Pinacoteca celebra 120 anos com várias obras de arte contemporânea. A exposição coletiva Pop Brasil, que começa em 30 de maio, conta com peças de arte abstratas, criadas no contexto da ditadura militar.

No segundo semestre, a partir de 30 de agosto, a Pina faz a primeira grande mostra sobre a artista colombiana Beatriz González, reconhecida pelos quadros com cores vibrantes retratando aspectos da vida social na Colômbia. 

Por fim, a publicação também alerta para duas exposições no Instituto Tomie Ohtake, que se encerram já em 2 de fevereiro: uma sobre o artista plástico Carlito Carvalhosa e outra de Mira Schendel. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar