🔴 ESSAS CRIPTOMOEDAS PODEM DISPARAR ATÉ 300 VEZES –  SAIBA COMO INVESTIR

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

IMÓVEIS

Há uma bolha imobiliária em São Paulo? O UBS responde

Levantamento do banco suíço mostra cidades globais com maior e menor risco de bolha nos seus mercados de imóveis

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
24 de setembro de 2025
12:57
Vista noturna de imóveis na cidade de São Paulo
Vista noturna de imóveis na cidade de São Paulo. - Imagem: Shutterstock

Quem procura um imóvel para comprar na cidade de São Paulo pode estar achando tudo muito caro, sobretudo nas construções novas. Mas, mesmo entre as propriedades mais antigas, o preço muitas vezes não condiz com a qualidade e parece também não condizer com a renda da população. Afinal, há uma bolha imobiliária em São Paulo? E, em caso positivo, ela pode vir a estourar e finalmente dar a oportunidade a tantas pessoas de realizarem o sonho da casa própria?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bem, por mais que os paulistanos que ainda moram de aluguel torçam para que sim, segundo levantamento do banco suíço UBS, tudo indica que não, não há bolha imobiliária na maior cidade da América Latina.

De acordo com o UBS Global Real Estate Bubble Index 2025 (Índice de Bolha no Mercado Imobiliário do UBS Global, em tradução livre), São Paulo é, de todas as 21 cidades pesquisadas, a que tem menor risco de bolha imobiliária no mundo.

Trata-se da única com índice negativo (-0,10), o qual ainda registrou uma queda em relação a 2024. Outras cidades com risco baixo são Milão, Paris, Nova York, São Francisco, Londres e Hong Kong.

Segundo o UBS, os preços reais (descontada a inflação) dos imóveis em São Paulo caíram cerca de 25% entre 2014 e 2022. E, apesar das vendas robustas, têm permanecido estáveis desde 2022, devido ao impacto das taxas de juros dos financiamentos imobiliários em dois dígitos, com a alta vista na taxa básica de juros, a Selic.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, boa parte da alta nominal de preços percebida pela população na última década reflete a inflação, que foi de quase 70% entre 2014 e 2022, e de 92% de 2014 para cá, quando medida pelo IPCA.

Leia Também

Ainda de acordo com o levantamento do UBS, alugar em São Paulo continua mais barato do que comprar. Os aluguéis reais subiram 5% no último ano e agora estão aproximadamente 25% acima dos níveis de 2022, refletindo forte demanda de locatários e baixa vacância em áreas bem localizadas.

O banco destaca ainda que, embora a inflação já tenha se moderado, o Banco Central ainda não sinalizou cortes de juros. Assim, enquanto as taxas dos financiamentos imobiliários permanecerem elevadas e penalizarem o uso de dívida para a aquisição de imóveis, grandes altas de preços no mercado imobiliário são improváveis.

Então onde existe risco de bolha imobiliária?

Embora o mercado imobiliário paulistano esteja "fora de perigo", de acordo com o índice do UBS, há sim grandes cidades globais com alto risco de bolha, e outras onde esse risco disparou do ano passado para cá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Miami, na Flórida, lidera o risco de bolha imobiliária global, seguida por Tóquio e Zurique. Todas as três cidades se encontram no nível de alto risco.

Também se destacam como risco elevado as cidades de Los Angeles, Dubai, Amsterdam e Genebra. Dubai e Madri, por sua vez, foram as cidades que apresentaram os maiores aumentos de risco em relação à edição anterior do levantamento.

Nos últimos cinco anos, Dubai e Miami lideraram em crescimento médio dos preços reais de moradias de cerca de 50%, contrariando a tendência global de desaceleração do mercado imobiliário. Tóquio e Zurique vêm em seguida, com altas de 35% e quase 25%, respectivamente. Já Madri teve o maior crescimento real de preços de todas as cidades em relação ao ano passado, de 14%.

Segundo o UBS, em média, os mercados imobiliários globais continuam em desaceleração. “O entusiasmo generalizado diminuiu, com o risco médio de bolha nas grandes cidades caindo pelo terceiro ano consecutivo,” disse, em nota, Matthias Holzhey, autor principal do estudo no CIO do UBS Global Wealth Management.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cidades que apresentavam alto risco de bolha imobiliária em 2021 — como Frankfurt, Paris, Toronto, Hong Kong e Vancouver — tiveram queda média de quase 20% nos preços reais desde o pico, devido ao aumento das taxas de juros. Em comparação, cidades com menor desequilíbrio registraram queda média de 5%.

Risco de bolha imobiliária em 21 cidades. Fonte: UBS

Dificuldade de acesso à moradia

Segundo o UBS, a dificuldade de acesso à moradia limita a demanda por imóveis globalmente e aumenta o risco de intervenção regulatória, quando os governos adotam novas regras de modo a tornar as propriedades mais acessíveis para a população.

Foi o que aconteceu em mercados como Vancouver, Sydney, Amsterdã, Paris, Nova York, Singapura e Londres, diz o estudo, onde regulações mais rígidas — como novos impostos, restrições à compra e controle de aluguel — contribuíram para desinflar os preços.

De acordo com o estudo, Hong Kong é a cidade menos acessível para a população comprar um imóvel, exigindo cerca de 14 anos de renda para a aquisição de um apartamento de 60 metros quadrados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Tóquio, Paris e Londres, os preços também se desvincularam da renda local, com a relação preço/renda superando dez vezes a renda anual média. Em São Paulo, são cerca de oito anos da renda média.

No geral, porém, para um trabalhador qualificado, uma moradia acessível financeiramente está hoje 30% mais barata que em 2021.

O UBS projeta ainda que, com a tendência de cortes de juros à frente, a busca por ativos reais, como os imóveis, deve crescer, e os financiamentos devem ficar mais acessíveis, o que pode trazer novo impulso para os preços. "A oferta limitada na maioria dos grandes centros urbanos também tende a sustentar novas altas" de preços", diz o estudo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NA VISÃO DO MINISTRO

Haddad sai em defesa da reforma tributária e vê abuso de recuperação judicial por setores da economia

27 de setembro de 2025 - 17:27

Em entrevista neste sábado (27), o ministro discutiu medidas para combater a corrupção e fraudes tributárias no Brasil

FALTA POUCO

Petrobras (PETR4) protocola resposta ao Ibama e fica mais perto de explorar a Margem Equatorial

27 de setembro de 2025 - 16:52

O procedimento é a etapa final do processo de licenciamento ambiental para exploração do bloco

NA CARTEIRA

É hora compra de comprar LVBI11? Santander diz que sim e revela FIIs favoritos

27 de setembro de 2025 - 15:33

Apesar de recomendar compra para o LVBI11, o banco ainda prefere outros dois fundos do segmento de galpões

MULHERES NO TOPO?

Mulheres CEOs duram menos tempo no cargo do que homens, mostra levantamento

27 de setembro de 2025 - 12:57

O estudo também revela que as mulheres têm menos acesso aos cargos que tradicionalmente servem de trampolim para o posto de CEO

NOSTALGIA LUCRATIVA

Do streaming ao toca-discos: por que o vinil ainda move fortunas

27 de setembro de 2025 - 12:14

Taylor Swift, Lady Gaga e outros nomes mostram que o vinil não é só música: é objeto desejo, marketing e um formato que movimenta bilhões no mundo

MERCADO CRIPTO

De Apple, Tesla (TSLA) e Coinbase para o Nubank (ROXO34): conheça o novo diretor de criptomoedas do banco digital

27 de setembro de 2025 - 10:09

O novo executivo se dedicará a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento da plataforma Nubank Cripto

ENERGIA EM FOCO

Conta de luz terá alívio em outubro: Aneel reduz bandeira tarifária

27 de setembro de 2025 - 9:36

Com a piora nas expectativas de chuva, os brasileiros viram a bandeira tarifária ser elevada para vermelha patamar 2 em agosto deste ano

LOTERIAS

Lotofácil 3497 faz um novo milionário, e Mega-Sena pode pagar R$ 80 milhões neste sábado (27); confira os sorteios do dia

27 de setembro de 2025 - 8:43

Os fornos da fábrica de milionários estão começando a aquecer: neste sábado, seis loterias sorteiam prêmios chamativos

UBERIZAÇÃO

Número de trabalhadores por aplicativo cresce 170% no Brasil em 10 anos, diz BC; mas condições de trabalho não são das melhores…

26 de setembro de 2025 - 18:23

Pesquisa do BC revela que taxa de desemprego no país aumentaria entre 0,6 e 1,2 ponto percentual sem os aplicativos

CIÊNCIA APLICADA

Cacio e Pepe: a física por trás do molho perfeito que mereceu o prêmio Ig Nobel

26 de setembro de 2025 - 11:49

Pesquisadores europeus levaram o Ig Nobel de Física de 2025 ao decifrarem a fórmula da cremosidade do cacio e pepe

O ESQUENTA JÁ COMEÇOU

Black Friday 2025: Pesquisa da Locaweb revela as marcas que já estão na mira dos consumidores

26 de setembro de 2025 - 10:21

Samsung, Apple, Electrolux, Nike e Adidas estão entre os nomes mais vigiados no pré-Black Friday

LOTERIAS

Mega-Sena 2919 empaca e prêmio em jogo sobe para R$ 80 milhões; Quina, Dia de Sorte e Timemania também acumulam

26 de setembro de 2025 - 7:31

A Lotofácil foi a única loteria a ter vencedores na faixa principal ontem; já a Mega-Sena não foi a única a acumular

NEGOCIAÇÕES FRUSTRADAS

Fim de romance: Gol (GOLL54) e Azul (AZUL4) desistem de fusão e desfazem acordo de codeshare

26 de setembro de 2025 - 6:49

As conversas entre a Gol e a Azul se arrastaram por anos a fio; se concluída com sucesso, a fusão teria criado a maior companhia aérea do Brasil

DE NOVO

Lotofácil brilha sozinha com 3 bilhetes premiados na faixa principal do concurso 3496

26 de setembro de 2025 - 6:41

Com sorteios diários, a Lotofácil volta à cena na noite desta sexta-feira (26) com prêmio estimado em R$ 1,8 milhão na faixa principal

BOLSA FAMÍLIA

Caixa deposita Bolsa Família de setembro para NIS terminado em 8

26 de setembro de 2025 - 5:55

O Bolsa Família de setembro chega nesta sexta-feira (26) à etapa de pagamento para beneficiários com NIS final 8. A Caixa Econômica Federal organiza o cronograma para que os depósitos ocorram em dias úteis diferentes ao longo do mês. Em agosto, quase 20 milhões de famílias foram contempladas pelo programa, o que representou R$ 12,86 […]

NÃO CONTE PARA NINGUÉM

Como anda o investimento sustentável em 2025? Segundo pesquisa da PitchBook, o ESG não morreu, mas aprendeu a falar baixo (especialmente nos EUA)

25 de setembro de 2025 - 13:33

O 2025 Sustainable Investment Survey, da empresa de dados PitchBook, aponta que, embora o interesse público tenha diminuído, a maioria dos investidores que adotaram práticas ESG e de impacto estão mantendo ou até intensificando seus esforços

NA TELONA

Estreias do cinema hoje: DiCaprio lidera com ‘Uma Batalha Após a Outra’, mas monstros, deuses e zumbis também invadem as telas

25 de setembro de 2025 - 12:37

De DiCaprio a animações improváveis, as estreias desta quinta-feira (25) misturam glamour, terror, fantasia e documentário

EM DEBATE

Ofertas de crowdfunding: CVM abre consulta pública para propor novas regras para modalidade voltada a empresas de menor porte

25 de setembro de 2025 - 10:39

A consulta pública propõe elevar o teto de captação e, também, suprimir o teto de faturamento.

FORA DOS MERCADOS

Nova leva de produtos suspensos pela Anvisa tem marcas de whey, creatina e até de café com vidro

25 de setembro de 2025 - 10:33

Produtos como whey protein, creatina e cafés foram suspensos pela Anvisa por irregularidades e riscos à saúde, incluindo presença de fragmentos de vidro

MAIOR EDIÇÃO DA HISTÓRIA

São Silvestre 2025: abertas as inscrições para a 100ª edição da corrida de rua mais tradicional do Brasil

25 de setembro de 2025 - 9:35

Inscrições para a São Silvestre 2025 estão abertas: prova histórica deve reunir 50 mil corredores e oferece kits de R$ 319,90 a R$ 990,90

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar