Trump eleito, e agora? Veja o que muda para seus investimentos após seu retorno à presidência
Conteúdo exclusivo apresenta os possíveis impactos da vitória de Donald Trump; saiba como acessar
Donald Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos a partir de janeiro de 2025.
Os votos das eleições americanas costumam levar dias (ou até semanas) para serem contados, mas a vitória republicana já pôde ser cravada nas primeiras horas da quarta-feira (6).
Trump possui uma ampla margem frente à democrata Kamala Harris – tanto pelo “número mágico” de 270 delegados quanto pelo voto popular. A eleição, que mostrava-se imprevisível em sua reta final, acabou sendo menos acirrada que o esperado no “dia D”:
Com o desfecho das eleições à vista, vem a pergunta: E agora, o que esperar do governo Trump 2.0?
O que as promessas econômicas de Trump significam para seus investimentos e a economia global? Quais os verdadeiros riscos e oportunidades que se abrem com o retorno do (polêmico) republicano à Casa Branca?
O ‘efeito Trump’ nos mercados globais
As decisões do próximo presidente americano já reverberam nos mercados ao redor do mundo. Prova disso é que, aqui no Brasil, a cotação do dólar disparou na abertura do mercado de quarta-feira (6), atingindo o pico intraday de R$ 5,86 antes de arrefecer à casa dos R$ 5,70.
A alta do dólar pode ser vista, subjetivamente, como um “presságio” das políticas protecionistas de Trump para o próximo mandato… as quais podem influenciar até mesmo a inflação brasileira e, de quebra, o bolso do investidor.
O peso que os Estados Unidos exercem é complexo e exige bastante atenção. Para isso, nada melhor que ouvir o que especialistas no assunto têm a dizer e, assim, guiar nossas decisões financeiras e de investimentos com mais clareza.
Conteúdo exclusivo: saiba onde investir com a vitória republicana
As perspectivas para os mercados globais com Donald Trump na presidência foi um dos temas abordados pelo fórum “Eleições Americanas – O Futuro em Jogo”, realizado pelo Market Makers (um dos maiores hubs de conteúdo financeiro do Brasil) em parceria com o Seu Dinheiro.
No mês de outubro, o fórum entrevistou os maiores especialistas em economia, geopolítica e investimentos do país para entregar um panorama profissional do assunto:
- Andrew Reider, CIO da WHG e especialista em ações globais;
- Bernardo Bonjean, fundador da Metrix (gestora de fundos de criptoativos);
- João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão;
- Lucas Josa, especialista em criptoativos da Mynt (corretora de criptoativos do BTG Pactual);
- Marcos Troyjo, diplomata e ex-presidente do banco dos BRICS;
- Roberto Dumas Damas, mestre em economia e consultor de cenários econômicos.
Agora, as opiniões dos especialistas estão reunidas em um e-book exclusivo e gratuito para você, leitor deste texto.
Nesse e-book, você verá tópicos como:
- As perspectivas econômicas e impactos da vitória de Trump no Brasil
“Se você tem os Estados Unidos cortando o imposto, desregulamentando, obviamente a tendência é que a economia americana se transforme numa gigantesca bomba de sucção de investimentos estrangeiros direto.” (Marcos Troyjo)
- EUA, China e o que esperar das guerras pelo mundo
“As relações entre os Estados Unidos e a China eram vistas como, claro, uma competição, mas elas não tinham ainda o caráter quase que de [...] gerar um novo cenário de Guerra Fria [...]. O presidente Donald Trump mudou essa conversa.” (Marcos Troyjo)
- O que esperar das empresas e do mercado de ações
“Vimos na última eleição que o Trump é um cara que aumenta a confiança dos pequenos empresários. As small caps foram super bem.” (João Piccioni)
- O futuro do mercado de criptoativos com Trump na presidência
“[Trump] vai ser muito benéfico para DeFi [finanças descentralizadas], para a construção de um cenário mais claro para cripto e para o desenvolvimento de novas soluções. [...] É muito mais para o geral, para absolutamente tudo.” (Lucas Josa)
Lembrando que este conteúdo está disponível de forma 100% gratuita. Garanta seu acesso clicando neste link, ou no botão logo abaixo.
Bancões americanos ganham mais com área de investimento e gestão de ativos do que com juros
BofA teve queda na receita com juros de 3%, enquanto o Morgan Stanley amargou redução de 17% nesse item
Tudo indica um cenário favorável para mais bull market nos mercados internacionais
O guitarrista do “The Who” Pete Townshend tinha uma expectativa elegante ao compor a música “Won’t get fooled again”, nos idos de 1971. A música, que mais tarde se tornaria um dos ícones da banda, começava com um som sintetizado que havia sido construído a partir de batidas do coração, ondas cerebrais e mapas astrológicos de […]
Por que os juros nos EUA subiram tanto e levaram a uma reprecificação de ativos? Gestor da Verde explica e conta qual a estratégia da gestora de Stuhlberger neste cenário
Os juros altos nos EUA e os seus impactos foram alguns dos principais temas do podcast Market Makers com Luiz Parreiras, da Verde Asset
Bolsa em alta, disparada do bitcoin (BTC) e encontro com o FMI: 5 coisas que aconteceram um dia após Javier Milei vencer as primárias na Argentina
O candidato de extrema-direita recebeu 30,04% dos votos, superando a chapa Juntos por El Cambio
Com 97% das urnas apuradas, Recep Tayyip Erdogan é reeleito presidente da Turquia para um mandato de mais cinco anos
A vitória de 52,15% foi sobre o representante do Partido Republicano do Povo (CHP) Kemal Kılıçdaroğlu, de 74 anos, de linha de esquerda social-democrata