Temporada de resultados do 3T24 com ‘visibilidade baixa e incerteza alta, representa uma oportunidade de compra muito grande’, aponta analista
Na próxima terça-feira (22) começa a temporada de balanços do 3T24. O trimestre passado começou muito bem, mas se encerrou com a Selic mais alta, risco fiscal pressionando a curva de juros futuros e Ibovespa em queda de 3%.
Assim, as expectativas de grande parte do mercado em relação a eventuais bons resultados das empresas nos meses de julho, agosto e setembro são baixas, aponta Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research.
Contudo, esta não é a visão pessoal da analista. Em entrevista ao podcast Touros e Ursos do portal Seu Dinheiro, Larissa disse estar otimista com os resultados do 3T24.
Ela aponta que um cenário de “visibilidade baixa e incerteza alta, representa uma oportunidade [...] para o investidor paciente comprar bolsa brasileira”.
O mercado está ‘emocionado’
No mês de setembro o pessimismo em relação a economia brasileira aumentou após a divulgação do relatório de receitas e despesas de agosto.
Os números apresentados aumentaram a desconfiança do mercado em relação à capacidade do governo de cumprir a meta fiscal.
Diante dessa quebra que levou à queda dos ativos de risco e aumento das taxas na curva futura de juros, Larissa aponta que o mercado revisou para baixo todas as expectativas de lucro nos resultados do 3T24.
Assim, a analista acredita que, neste momento, “é a emoção que está falando [pelos mercados] e não a razão”. Pois o mercado tem penalizado tanto empresas ruins quanto as boas.
Entretanto, na visão da analista há um certo exagero em tal comportamento. Ela explica que do ponto de vista da economia real não houveram grandes mudanças.
Além disso, a economia continua crescendo forte e, inclusive, as estimativas da Bloomberg são de uma expansão de 28% nos lucros das empresas small caps no terceiro trimestre.
Nesse sentido, enquanto muitos investidores estão pessimistas com os resultados do 3T24, Quaresma alerta que “quando o cenário é nebuloso, as coisas começam a ficar bem atrativas e é hora de comprar Bolsa”.
‘É hora de ir às compras’: acompanhe de perto a temporada de resultados do 3T24 e veja quais as melhores ações para investir
Em geral, os balanços divulgados a cada trimestre funcionam como uma bússola para o investidor. Assim, na visão da analista da Empiricus, os resultados das empresas devem ser bem melhores do que os mercados esperam.
Nesse sentido, durante a sua participação no podcast Larissa Quaresma disse com todas as letras que “é hora de ir às compras”.
Seguindo uma estratégia de alocação e considerando o perfil de risco de cada investidor, a analista acredita que, neste momento, há a oportunidade de comprar empresas “maravilhosas” com múltiplos descontados.
Ou seja, empresas que têm a capacidade de alocar capital, mantendo rentabilidade igual ou até superior, com perspectivas de crescimento de lucro no curto e médio prazo, que estão baratas.
Contudo ela destaca que esta oportunidade é para os investidores que têm paciência. A analista explica que, enquanto a aversão ao risco estiver dominando os mercados, a Bolsa deve andar pouco.
Porém, à medida que esse sentimento passar, fica muito mais difícil para o investidor capturar grandes lucros, pois “aí [a bolsa] já não está mais a 130 mil pontos”.
Assim, a melhor maneira de se preparar e se posicionar é acompanhar de perto a temporada de resultados do 3T24.
Pensando nisso, o Seu Dinheiro/Money Times preparou um especial com tudo o que você precisa saber sobre esta temporada de balanços.
Além disso, em parceria com a Empiricus Research o portal vai disponibilizar:
- Análises de especialistas sobre alguns dos resultados mais relevantes;
- Recomendações de investimento a partir da saúde financeira das companhias.
E você pode ter acesso a estes conteúdos de forma 100% gratuita. Basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções: