Proximidade: a metodologia que fez da Renova Invest uma das melhores assessorias do Brasil pelo quinto ano consecutivo
Em entrevista à série Guardiões do Seu Dinheiro, CEO conta segredo do sucesso de seu advisory: ‘estar perto do cliente e ser menos torcedor de mercado’
A Renova Invest foi premiada pelo BTG Pactual como uma das melhores assessorias de investimento do país – pelo quinto ano consecutivo.
No mercado desde 2012, a empresa hoje conta com mais de R$ 4,2 bilhões sob custódia, um time de 70 assessores e presença em quatro estados brasileiros.
Em um mercado com cada vez mais players e concorrência, qual o segredo da Renova para seguir se destacando ano a ano?
Bruno Ismar, CEO da Renova, respondeu essas e outras perguntas como convidado da série Guardiões do Seu Dinheiro, lançada no YouTube do Seu Dinheiro com patrocínio do BTG Pactual.
O segredo da Renova Invest: a proximidade faz parte do método
Segundo Ismar, o grande segredo para se destacar é a proximidade com o cliente, considerada a “principal metodologia” da Renova.
A proximidade se dá de duas formas: na frequência do contato entre cliente e assessor, e também na customização da alocação de carteira.
Para a primeira, o CEO explica que os assessores da Renova têm uma carteira reduzida, e precisam cumprir uma régua de relacionamento, monitorada por uma área de dados dedicada.
Quanto à alocação, Ismar menciona focar no perfil e objetivos individuais de cada investidor, ao invés de seguir apenas os movimentos de mercado:
“A gente acredita que diversificação e alocação adequadas são o que ganham o jogo. O que vai salvar sempre é o ‘feijão com arroz’, é a alocação bem feita. Estar perto do cliente e ser menos ‘torcedor de mercado’. [...] Não dá para errar nisso.”
Seguir a metodologia interna é “um negócio bem religioso” para eles, afirmou.
Os modelos de assessoria da Renova Invest
Entre os diversos modelos de assessoria praticados no mercado, a Renova decidiu atuar com três, em nome do foco no cliente:
“Nós não acreditamos que existe um modelo melhor que o outro. [...] O melhor modelo é entender o que o cliente demanda e trazer uma solução”, afirmou Ismar.
O portfólio atual conta com as seguintes frentes:
- Assessoria de investimentos;
- Consultoria de investimentos (ou consultoria CVM);
- Gestão discricionária.
O assessor e o consultor de investimentos trabalham de formas semelhantes. A diferença está no modelo de remuneração: enquanto o assessor recebe seu fee (comissão) conforme os produtos que recomenda, o consultor é remunerado com uma “taxa de administração” em cima do patrimônio gerido.
Já o gestor discricionário atende clientes com grandes patrimônios diluídos em mais de um banco ou corretora. Ele atua como uma espécie de “procurador”, consolidando a carteira e representando os interesses do cliente entre as instituições financeiras.
É um serviço para o cliente que “quer tranquilidade para a vida dele”, afirmou Ismar.
Mas a assessoria de investimentos, segundo ele, é apenas a “ponta do iceberg”.
Para além da assessoria: um hub de serviços financeiros
A ideia é não parar apenas nos investimentos, mas “acompanhar a evolução da vida do cliente e conectar a soluções”, afirmou Ismar.
E o que isso quer dizer?
Hoje, a Renova também oferece soluções como seguro de vida e financiamentos imobiliários a partir de parcerias estratégicas. Além, também, do portfólio de crédito disponível em parceria com o BTG Pactual: conta corrente nacional e internacional, cartão de crédito, câmbio, dentre outros.
Há também “questões mais sofisticadas”, segundo ele, para grandes patrimônios: como consultoria em planejamento tributário e sucessório.
Em suma, a Renova busca ser um one-stop shop para tudo o que o cliente precisar:
“Nossa proposta é ser um hub de soluções, [...] ser o elo de confiança do cliente nos serviços financeiros que ele vai demandar da vida. Tentar deixá-lo confortável para não ter que ir ‘ao mercado’ buscar uma solução que vamos oferecer para ele ‘dentro de casa’.”
Apesar de absorver tantos serviços, os pés permanecem no chão: “A gente acredita muito no essencialismo. Sermos simples, diretos e objetivos em tudo o que fazemos.”
Confira a entrevista na íntegra no link abaixo: