Garantia de empréstimos: saiba mais sobre essa e outras funcionalidades ‘diferentes’ da previdência privada
Nova funcionalidade foi aprovada na última quinta-feira (26); conheça todas as vantagens de investir na previdência – para além da aposentadoria – em conteúdo exclusivo
A previdência privada está atraindo a atenção de cada vez mais brasileiros. Há dados que comprovam isso: somente no primeiro semestre deste ano, a captação líquida dos produtos de previdência privada cresceu 23% em relação ao mesmo período de 2023.
E por que será que agora o produto tem chamado mais a atenção?
De forma resumida, mais pessoas estão descobrindo que a previdência privada oferece funcionalidades diversas – algumas vantajosas – para muito além de uma renda extra para a aposentadoria.
Recentemente, o produto ganhou mais uma utilidade: a de garantia em operações de empréstimo.
A nova funcionalidade: garantia de empréstimos
Este “novo” uso da previdência complementar foi regulamentado oficialmente pelo Conselho Monetário Nacional na última quinta-feira (26).
Em nota, o CMN afirmou: “a regulamentação trará maior segurança jurídica e operacional ao produto, além de criar condições para ampliar a concorrência entre as instituições de crédito.”
Funciona da seguinte forma: caso o tomador do empréstimo não possa arcar com o pagamento da dívida, o seu saldo em previdência privada será utilizado para quitá-la.
Com isso, é possível que as condições de empréstimo sejam mais favoráveis desde a contratação, com taxas de juros menores.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS MELHORES FUNDOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA DO MERCADO
Vantagem ou desvantagem?
Em entrevista à Exame, o diretor de relações institucionais da Confederação Nacional das Empresas de Seguros, Esteves Colnago, afirmou: "a previdência será vista como algo que facilita o empréstimo. O consumidor conseguirá um crédito muito mais barato e com taxas bem atrativas. É um ganha-ganha.”
Com isso, esse uso pode ser uma vantagem para quem de fato precisa de maior liquidez no momento e vê em um empréstimo a melhor saída.
Além disso, com uma garantia mais forte, a chance de concessão de crédito e de melhores taxas de juros aumenta. É o mesmo que ocorre com o crédito imobiliário: com a possibilidade da alienação fiduciária, o banco fica mais protegido e os juros são mais baixos que o de um empréstimo pessoal, por exemplo.
Mas, para quem não quer arriscar sua alocação em previdência por conta da quitação de um empréstimo, pode ser um risco. Claro, essa é apenas uma alternativa – e o investidor de previdência não precisa aderir.
Trata-se de mais um benefício para uma modalidade de investimento especial, que apresenta diversos outros pontos bastante vantajosos.
Importante ressaltar que o montante utilizado como garantia fica “travado” na instituição financeira – não pode ser resgatado até que a dívida do empréstimo seja quitada por completo.
As principais vantagens de investir na previdência privada
Além de ser uma renda complementar para a aposentadoria em tempos de incerteza quanto ao futuro do INSS, bem como para outros objetivos, vale relembrar suas vantagens tributárias:
- Possibilidade de conseguir a menor alíquota entre todos os investimentos não-isentos de IR no país (para quem “segurar” a aplicação por mais de 10 anos);
- Isenção de come-cotas (imposto deduzido nos meses de maio e novembro em boa parte dos fundos de investimento do mercado);
- Dedução de até 12% da renda bruta anual na sua declaração de IR na modalidade PGBL;
- Até segunda ordem, ainda não entra no inventário, o que facilita o planejamento sucessório.
Porém, é crucial saber como capturar essas vantagens, para entrar apenas nas melhores oportunidades que a previdência privada oferecer no momento. E, assim, evitar “ingratas” surpresas entrando em ativos não tão bons assim.
E é por isso que o Seu Dinheiro está disponibilizando, como cortesia, um guia completo de primeiros passos na previdência privada.
Conheça os melhores fundos de previdência privada para investir agora
Se você quer começar a investir em previdência privada, mas ainda tem dúvidas, o Seu Dinheiro (portal de notícias parceiro do Money Times) preparou um guia exclusivo para te ajudar.
Com o guia, você poderá conferir quatro fundos de previdência privada que valem a pena, para investir hoje mesmo. Além disso, terá acesso a informações como:
- Tudo sobre tributação (progressiva ou regressiva);
- Como escolher o melhor plano de previdência para você (PGBL ou VGBL);
- Uma planilha financeira exclusiva, “Seu Plano para a Aposentadoria”, para simular seu “salário” ideal com a previdência privada;
- Uma lista dos 175 fundos de previdência para evitar no Brasil.
Lembrando que esse conteúdo é gratuito. Para acessá-lo, é só clicar neste link, ou no botão abaixo.