🔴 ONDE INVESTIR EM JULHO? CONFIRA +20 INDICAÇÕES – DE GRAÇA!

Estadão Conteúdo
UMA NOVA UNIÃO?

Quem vai ficar com ela? Por que o PL recuou na disputa com o União Brasil pelo comando da Câmara de SP 

Bancada de vereadores do partido afirmou que apoiará o União Brasil na eleição para a Mesa Diretora da Casa em 2025

Estadão Conteúdo
21 de junho de 2024
17:31 - atualizado às 16:20
Câmara dos Deputados
Plenário - Sessão Extraordinária - Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Um novo acordo político foi firmado nesta semana: a bancada de vereadores do PL recuou da intenção de disputar o comando da Câmara Municipal de São Paulo em 2025

O partido ainda afirmou nesta sexta-feira (21) que apoiará o União Brasil na eleição para a Mesa Diretora da Casa. 

A mudança de posicionamento faz parte do acordo para a indicação de Ricardo de Mello Araújo (PL), ex-comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) como vice do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição em outubro.

Mello Araújo é uma indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi confirmado como vice em uma agenda conjunta entre Nunes e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta tarde.

O União Brasil era o único partido da base do MDB ainda contrário à indicação de Mello, mas cedeu na quinta-feira (20), após uma reunião entre o prefeito, o atual presidente do Legislativo municipal, Milton Leite (União), e o presidente nacional do partido, Antonio de Rueda (União). 

Embora a sigla ainda não tenha se manifestado oficialmente, o acordo enterrou a pré-candidatura do deputado federal Kim Kataguiri (União).

Por trás da “união” com o PL

O União Brasil colocou como condição para aceitar Mello Araújo a garantia de que Milton Leite terá apoio para eleger um aliado como presidente da Casa no ano que vem. 

Ontem, o líder do PL, vereador Isac Félix, disse ao Estadão que o partido apresentaria candidato próprio na eleição da Mesa Diretora em 2025 caso conseguisse ter a maior bancada. 

Ao comentar a pretensão do União, Félix afirmou que "muita água ainda passaria debaixo desse viaduto".

Entretanto, menos de 24 horas depois, o PL municipal divulgou nota na qual afirma que houve acerto entre as duas legendas. 

"A bancada do PL está de acordo com a indicação do Coronel Mello Araújo para vice e informa que houve um acordo com o União Brasil, através do presidente da Câmara, Milton Leite, para que o PL caminhe junto com o União Brasil", disse, em nota.

"Em 2025 haverá o apoio do PL municipal para o União na eleição da mesa diretora na Câmara Municipal", diz o texto. Essa união é feita para somar forças com o objetivo de reeleger o prefeito Ricardo Nunes", acrescentou.

  • 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente. 

De olho na Câmara

Milton Leite preside a Câmara desde 2021. Para isso, alterou a Lei Orgânica duas vezes e acabou com o limite de reeleições. 

Ele declarou ao longo dos últimos meses que queria ser vice de Nunes e que não disputaria novo mandato como vereador caso isso não ocorresse.

O vereador tem feito campanha para Silvio Antonio Azevedo, chefe de gabinete e presidente da escola de samba Estrela do Terceiro Milênio, e Silvio Ricardo Pereira dos Santos, chefe de gabinete da subprefeitura de M'Boi Mirim, na zona sul da capital paulista. 

Leite também tem demonstrado proximidade com o vereador Rubinho Nunes (União Brasil), que atualmente é corregedor da Câmara Municipal.

Segundo relatos de parlamentares, o União Brasil também cobrou que o PL e o MDB apoiem o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA) para suceder o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). 

Oficialmente, Ricardo Nunes nega que o assunto tenha sido debatido.

Outros partidos aliados de Nunes, como o PSD e o Republicanos, também têm candidatos a presidente da Câmara dos Deputados: Antônio Brito (PSD-BA), nome mais ligado ao governo, e Marcos Pereira (Republicanos-SP), este último presidente do partido do governador Tarcísio de Freitas.

Compartilhe

Disputa pela prefeitura

Datafolha mostra Nunes com 24% e Boulos com 23% das intenções de voto em São Paulo, invertendo a pesquisa anterior

5 de julho de 2024 - 18:26

Três candidatos aparecem empatados na terceira colocação, segundo o instituto de pesquisa

PLEITO MUNICIPAL

Cabeça a cabeça, Boulos e Nunes empatam nas eleições para prefeitura de São Paulo, mas segundo turno será mais difícil para um deles

2 de julho de 2024 - 9:27

Em um eventual segundo confronto entre os dois, Nunes é preferido por 46%, enquanto 39% optam pelo deputado do PSOL

DE OLHO NAS REDES

Nem Boulos, nem Nunes: o maior inimigo de Tabata Amaral na corrida para a prefeitura de São Paulo é outro; aqui está

25 de junho de 2024 - 16:13

“Eu vou enfrentar quem tiver que enfrentar”. É assim que a deputada e pré-candidata à prefeita do município de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), responde ao ser questionada sobre qual seria seu adversário ideal em um possível segundo turno das eleições.  Em entrevista ao podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro, Tabata ainda destaca que […]

MEMÓRIA (DO) REAL

Nos 30 anos do Plano Real, Pedro Malan relata como o Brasil venceu a “marcha da insensatez”

24 de junho de 2024 - 6:24

Em evento em SP, Malan revelou bastidores da formação da equipe econômica responsável pela criação do Plano Real

OS CANDIDATOS AO PLEITO

De Tarcísio a Huck e Michelle Bolsonaro: o que dizem os possíveis adversários de Lula sobre as eleições de 2026

23 de junho de 2024 - 16:58

Fora do pleito, Bolsonaro organiza a fila de possíveis herdeiros ao seu legado político e rivais para o atual presidente

TOUROS E URSOS NAS ELEIÇÕES

Tabata Amaral, pré-candidata à prefeitura de São Paulo, fala com exclusividade ao Seu Dinheiro sobre privatizações e revela preocupação fiscal com município

23 de junho de 2024 - 13:03

A deputada diz que o fato de ser pouco conhecida é o maior desafio da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Ricardo Nunes confirma bolsonarista como vice, enquanto Lula e Boulos são condenados pelo TRE; entenda

22 de junho de 2024 - 14:03

O anúncio foi feito no mesmo dia em que o presidente e o pré-candidato do PSOL foram condenados por propaganda eleitoral antecipada

TOUROS E URSOS NAS ELEIÇÕES

Exclusivo: Tabata Amaral diz como espera conquistar eleitores de Nunes e Boulos e por que rejeita rótulo de “terceira via”

22 de junho de 2024 - 12:05

A deputada diz que o fato de ser pouco conhecida é o maior desafio da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo

TOUROS E URSOS NAS ELEIÇÕES

Exclusivo: “Estou assustada com a situação fiscal de São Paulo”, diz Tabata Amaral, que critica gastos de Ricardo Nunes na prefeitura

21 de junho de 2024 - 19:22

“Parece que na hora que a bonança chegou, acharam que a responsabilidade fiscal não era mais necessária, disse a pré-candidata à Prefeitura em entrevista ao Seu Dinheiro

TOUROS E URSOS NAS ELEIÇÕES

Exclusivo: Tabata Amaral se coloca contra privatização da Sabesp (SBSP3) e diz o que fará com contratos herdados da prefeitura

21 de junho de 2024 - 11:19

A deputada federal é pré-candidata pelo PSB participou da mais recente edição do Touros e Ursos, o podcast do Seu Dinheiro

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar