🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
ELEIÇÕES 2024

Pesquisa final do Datafolha para o segundo turno em São Paulo mostra Nunes com 57% dos votos válidos contra 43% de Boulos

O levantamento foi feito na sexta-feira (25) e neste sábado (26) e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos; Datafolha também avaliou o cenário eleitoral em Belo Horizonte (MG)

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
26 de outubro de 2024
18:22 - atualizado às 19:10
São Paulo Guilherme Boulos PSOL Ricardo Nunes MDB

A um dia do segundo turno para a eleição municipal em São Paulo, a pesquisa final do Datafolha divulgada neste sábado (26) mostra que Ricardo Nunes (MDB) tem 57% dos votos válidos. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), candidato apoiado por Lula, aparece com 43% dos votos.

Os votos válidos são aqueles que realmente determinam o resultado de uma eleição, pois excluem os votos brancos e nulos. Na pesquisa anterior, Nunes tinha 58% dos votos válidos e Boulos, 42%.

O levantamento foi feito na sexta-feira (25) e neste sábado (26) com 2.052 moradores de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa Datafolha foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-01690/2024. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa capta parte do efeito do último debate entre os dois candidatos e da sabatina de Boulos ao ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 1,7 milhão de votos.

Intenções de voto em SP

No último levantamento do instituto, considerando os votos totais, a diferença entre os dois candidatos havia diminuído de 18 para 14 pontos porcentuais, com o emedebista tendo 49% das intenções de voto, contra 35% do líder sem-teto.

Na ocasião, 14% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 2% não sabiam em quem votar.

Agora, faltando um dia para a votação, o atual prefeito pontua com 48% ante 37% do psolista. Brancos e nulos somam 12%, enquanto os indecisos são 3%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não é apresentado a uma lista com o nome dos dois candidatos que disputam o segundo turno, Nunes tem 39% de intenção de voto (contra 40% no último levantamento) e Boulos, 32% (ante 30%).

Os que dizem que vão votar no "15", número do prefeito, são 4%. E 2% citam o "50", número de urna do psolista. Aqui, os indecisos são 11% e branco/nulo/nenhum, 9%.

Últimos debates dos candidatos

Nunes e Boulos tiveram o último confronto, ontem (25), antes de os 9,3 milhões eleitores paulistanos irem as urnas escolher o próximo a administrar a cidade.

O debate, promovido pela TV Globo, foi morno e teve troca de acusações entre os dois postulantes, mas sem fatos novos. O prefeito defendeu sua gestão e se vendeu como liberal, enquanto o psolista tentou colocar o adversário como alguém sem pulso e rodeado de suspeitas de corrupção.

Horas antes do encontro, Boulos passou por uma sabatina com o influenciador Pablo Marçal, na qual, por quase uma hora, fez acenos ao eleitorado do ex-coach, falando, por exemplo, sobre a pauta do empreendedorismo.

Convidado também a participar, o atual prefeito não apareceu e nem atendeu ao telefonema que Marçal fez durante a transmissão ao vivo.

A participação na transmissão ao vivo foi tida como bem-sucedida pela equipe de Boulos, principalmente porque ele conseguiu fazer o influenciador defender o voto nulo no domingo.

A maior parte do eleitorado de Marçal declara voto no prefeito, portanto, a estratégia de anular o voto tende a beneficiar o deputado federal do PSOL.

Pesquisa Datafolha em Belo Horizonte (MG)

A Pesquisa Datafolha sobre o cenário eleitoral de Belo Horizonte (MG) divulgada neste sábado (26) aponta que o atual prefeito da cidade, Fuad Noman (PSD), tem 53% de votos válidos, enquanto o deputado estadual Bruno Engler (PL) registra 47%.

Nos votos totais, considerando o cenário estimulado, Fuad tem 48% e Engler, 42%. Na pesquisa anterior, o prefeito registrava 46% e, o deputado estadual, 39%. São 7% os votos em branco ou nulos e 4% estão indecisos.

No comparativo com a rodada anterior, Fuad oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro, enquanto Bruno Engler cresceu três pontos porcentuais.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, modalidade na qual as opções de voto no pleito não são apresentadas aos entrevistados, Fuad registra 37% e Engler, 28%. A resposta "no 22", número de urna de Engler, soma 6% de menções, enquanto as menções a "no 55", número de Fuad, equivalem a 4%.

A preferência de voto "no atual" mandatário, sem referência nominal a Fuad Noman, soma 2%. Na espontânea, 16% se dizem indecisos e 7% votam em branco ou nulo.

O Datafolha realizou 1.674 entrevistas presenciais na capital mineira entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, e o índice de confiança é de 95%.

O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue o protocolo MG-01286/2024.

*Com informações do Estadão Conteúdo

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
APÓS AS PASO

Bolsa em alta, disparada do bitcoin (BTC) e encontro com o FMI: 5 coisas que aconteceram um dia após Javier Milei vencer as primárias na Argentina

14 de agosto de 2023 - 19:03

O candidato de extrema-direita recebeu 30,04% dos votos, superando a chapa Juntos por El Cambio

PLEITO EM ANCARA

Com 97% das urnas apuradas, Recep Tayyip Erdogan é reeleito presidente da Turquia para um mandato de mais cinco anos

28 de maio de 2023 - 14:10

A vitória de 52,15% foi sobre o representante do Partido Republicano do Povo (CHP) Kemal Kılıçdaroğlu, de 74 anos, de linha de esquerda social-democrata

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar