🔴 FELIPE MIRANDA PODE AJUDAR VOCÊ A ADMINISTRAR O SEU PATRIMÔNIO POR 100 DIAS – ENTENDA COMO 

Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.
SALDO GERAL

Eleições municipais 2024: Bolsonarismo e centro-direita mostram força nas prefeituras e elegem sete dos dez vereadores mais votados do país 

Líder na votação para vereador, Lucas Pavanato apoiou Marçal em São Paulo; Na disputa para a prefeitura, Boulos vira maior trunfo da esquerda

Renan Sousa
Renan Sousa
7 de outubro de 2024
10:52
Eleições Municipais 2024 mostram força do Bolsonarismo
Eleições Municipais 2024 mostram força do Bolsonarismo - Imagem: Montagem Seu Dinheiro / Divulgação

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 chegou ao fim na noite do último domingo (6) e confirmou um segundo confronto entre os candidatos em 15 capitais pelo país. Naturalmente, com a celeridade da apuração, já é possível tirar algumas reflexões sobre o cenário que se desenha. 

Isso porque as eleições mostraram uma presença cada vez maior de partidos e candidatos alinhados à direita do espectro político, enquanto o campo da chamada esquerda vem perdendo força — e isso vale tanto para vereadores quanto para prefeitos. 

Por exemplo, na lista dos dez vereadores mais votados do país, apenas três são de partidos de esquerda (PT e PSOL), enquanto os demais são de siglas identificadas com a direita ou centro-direita (PL, Podemos, PP e União Brasil). Veja: 

  1. Lucas Pavanato (PL) - São Paulo: 161.386 votos
  2. Carlos Bolsonaro (PL) - Rio de Janeiro: 130.480 votos
  3. Ana Carolina Oliveira (Podemos) - São Paulo: 129.563 votos
  4. Dr. Murillo Lima (PP) - São Paulo: 113.820 votos
  5. Sargento Nantes (PP) - São Paulo: 112.484 votos
  6. Amanda Paschoal (PSOL) - São Paulo: 108.654 votos
  7. Rubinho Nunes (União Brasil) - São Paulo: 101.549 votos
  8. Luna Zarattini (PT) - São Paulo: 100.921 votos
  9. Luana Alves (PSOL) - São Paulo: 83.262 votos
  10. Dra Sandra Tadeu (PL) - São Paulo: 74.511 votos

Vale lembrar que a cidade de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, o que explica diversos candidatos entre as maiores votações.

Eleições mostram força do bolsonarismo — com toques de Marçal

Lucas Pavanato (PL) foi o vereador mais votado da cidade de São Paulo e de todo o Brasil nas eleições do último domingo.

Aos 26 anos, ele assume o cargo pela primeira vez e  afirmou que pretende propor projetos baseados nos valores conservadores que o elegeram e provocou, dizendo que a oposição terá que "aguentar" seu estilo de fazer política.

Leia Também

O agora vereador também apoiou a candidatura de Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo, fazendo diversas publicações em suas redes sociais em favor do ex-coach durante a campanha.

Próximo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), a quem classifica como "grande amigo", Pavanato disse que planeja reproduzir o estilo do parlamentar mineiro em São Paulo, mobilizando o eleitorado de direita em torno de temas importantes para esse segmento.

Já no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi o vereador mais votado da cidade. O filho "02" de 41 anos do ex-presidente segue para o sétimo mandato consecutivo na Câmara Municipal carioca. Desde 2000, Carlos emenda mandatos consecutivos no Legislativo municipal do Rio.

Desde a posse de Carlos, todos os filhos do ex-presidente com idade suficiente para disputar cargos eletivos adentraram na carreira política: Flávio, senador pelo Rio, Eduardo, deputado federal por SP, e Jair Renan, eleito ontem, vereador de Balneário Camboriú (SC). 

Destaques à esquerda

A vereadora mais votada do campo da esquerda foi Amanda Paschoal pelo PSOL e é considerada uma herdeira política da deputada federal Erika Hilton, do mesmo partido. 

Assim como Hilton, a vereadora psolista também é transsexual e recebeu o dobro de votos que Erika obteve na eleição de 2020. Aos 32 anos, Amanda Paschoal é ativista e educadora e compõe a bancada de seis vereadores do PSOL na Câmara de São Paulo. 

Ainda na capital paulista, o PT se consolidou como a maior sigla com oito vereadores eleitos, mantendo o mesmo número de parlamentares da eleição de 2020. O PSOL também manteve sua presença elegendo o mesmo número de vereadores. 

No Rio de Janeiro, PT e PSOL têm quatro vereadores cada, sendo as maiores siglas de esquerda da Câmara carioca. 

Eleições municipais: prefeituras

Por fim, a esquerda também não está tão forte nas eleições para o executivo municipal. Há uma predominância de partidos de direita ou centro-direita disputando as eleições no segundo turno — e, quando a esquerda aparece, há poucas chances de levar a prefeitura. 

Um dos casos mais emblemáticos é a eleição para Fortaleza (CE), onde o candidato do PT, Evandro Leitão, e o candidato do PL, André Fernandes, reeditam a disputa de legendas de Bolsonaro e Lula em 2022. 

Outra votação que chamam a atenção é o da eleição de Porto Alegre (RS), em que o segundo turno acontecerá entre Sebastião Melo, do MDB, e Maria do Rosário, um dos quadros históricos do PT.

De acordo com a pesquisa Quaest, publicada no último sábado (5), um eventual segundo turno aponta para uma vitória de Sebastião Melo sobre a candidata do PT, com 55% dos votos contra 31%. 

Entre aqueles que se elegeram no primeiro turno, há um destaque para João Campos (PSB), único de centro-esquerda que manteve seu mandato. Nas demais capitais onde não haverá segundo turno, os eleitos são de siglas de centro-direita ou direita. 

Mas o saldo para a esquerda pode melhorar sensivelmente se Guilherme Boulos (PSOL) conseguir derrotar Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo.

De todo modo, trata-se de uma missão complicada, já que as pesquisas feitas ainda no primeiro turno mostravam o atual prefeito como vitorioso em um eventual embate contra o deputado, que tem o apoio do presidente Lula.

Veja a seguir o resultado nas capitais:

Cidade (Estado) - Resultado
Aracaju (Sergipe) - Emilia Correa (PL) X Luiz Roberto (PDT)
Belém (Pará) - Bruno Engler (PL) X Fuad Noman (PSD)
Belo Horizonte (Minas Gerais) - Igor (MDB) X Delegado Eder Mauro (PL)
Boa Vista (Roraima) - Arthur Henrique Brandão (MDB)
Campo Grande (Mato Grosso do Sul) - Adriane Lopes (PP) X Rose Modesto (União)
Cuiabá (Mato Grosso) - Abilio (PL) X Lúdio (PT)
Curitiba (Paraná) - Eduardo Pimentel (PSD) X Cristina Graeml (PMB)
Florianópolis (Santa Catarina) - Topázio Neto (PSD)
Fortaleza (Ceará) - André Fernandes (PL) X Evandro Leitão (PT)
Goiânia (Goiás) - Fred Rodrigues (PL) X Mabel (União)
João Pessoa (Paraíba) - Cicero Lucena (PP) X Marcelo Queiroga (PL)
Macapá (Amapá) - Dr. Furlan (MDB)
Maceió (Alagoas) - João Henrique Caldas (PL)
Manaus (Amazonas) - David Almeida (Avante) X Capitão Alberto Neto (PL)
Natal (Rio Grande do Norte) - Paulinho Freire (União) X Natália Bonavides (PT)
Palmas (Tocantins) - Janad Valcari (PL) X Eduardo Siqueira (Podemos)
Porto Alegre (Rio Grande do Sul) - Sebastião Melo (MDB) X Maria do Rosário (PT)
Porto Velho (Rondônia) - Mariana Carvalho (União) X Léo (Podemos)
Recife (Pernambuco) - João Campos (PSB)
Rio Branco (Acre) - Tião Bocalom (PL)
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) - Eduardo Paes (PSD)
Salvador (Bahia) - Bruno Reis (União)
São Luís (Maranhão) - Eduardo Braide (PSD)
São Paulo (São Paulo) - Ricardo Nunes (MDB) X Guilherme Boulos (PSOL)
Teresina (Piauí) - Silvio Mendes (União Brasil)
Vitória (Espírito Santo) - Silvio Mendes (União Brasil)

*Com informações do Estadão Conteúdo e TSE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ELEIÇÕES 2024

Por que a eleição em São Paulo indica Marçal como ameaça a Bolsonaro e revela decepção com Lula, segundo este especialista

5 de outubro de 2024 - 14:29

Enquanto o petista não funcionou como cabo eleitoral, Bolsonaro enfrenta uma clara ameaça com o fortalecimento do coach e empresário

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Quem ganhou, quem perdeu e quem se destacou no último debate para prefeitura de São Paulo em meio triplo empate técnico entre candidatos

4 de outubro de 2024 - 9:05

Na mais recente pesquisa do Datafolha, Boulos estava à frente com 26% das intenções de voto, seguido por Nunes e Marçal, ambos com 24% das intenções

ELEIÇÕES 2024

Posso beber no dia? Votar de chinelo? Bloquear a estrada? Veja tudo que você precisa saber sobre o dia da eleição municipal

3 de outubro de 2024 - 14:50

As medidas, que não são impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral, (TSE) mas que podem ser determinadas pelos entes da Federação

CONTAS PÚBLICAS

Vitória bilionária: STF autoriza Executivo a alterar alíquota de créditos do Reintegra — e  livra governo de impacto de quase R$ 50 bilhões

3 de outubro de 2024 - 7:15

O resíduo tributário é formado por impostos pagos ao longo da cadeia produtiva, como matéria-prima e materiais de embalagem

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

Para 41%, economia brasileira piorou no último ano sob governo Lula, segundo pesquisa Genial/Quaest

2 de outubro de 2024 - 8:17

A pesquisa foi feita em setembro de 2024 com dois mil entrevistados e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em meio ao aumento da tensão no Oriente Médio, Ibovespa reage à alta do petróleo e à elevação do rating do Brasil

2 de outubro de 2024 - 7:58

Agência Moody’s deixou o rating soberano do Brasil a apenas um degrau do cobiçado grau de investimento — e a perspectiva é positiva

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Uma semana de ouro: Depois de salto das bolsas da China, investidores miram dados de emprego nos EUA em dia de agenda fraca no Brasil

1 de outubro de 2024 - 8:02

Ibovespa acumulou queda de pouco mais de 3% em setembro, mas agenda fraca por aqui tende a deixar a bolsa brasileira a reboque de Wall Street

PROJEÇÃO OTIMISTA

Lula fala em PIB de 3,5% neste ano, mas ainda não vê “espetáculo do crescimento”

30 de setembro de 2024 - 17:32

O presidente deu a projeção para o desempenho da economia nesta tarde, em evento empresarial que acontece no México

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Pablo Marçal ultrapassa Ricardo Nunes na nova pesquisa Atlasintel; Boulos segue na liderança com 29,4% das intenções de voto

30 de setembro de 2024 - 14:19

O percentual de indecisos caiu de 5,8% para 2,1%, enquanto brancos e nulos também saíram de 2,2% para 0,4%

QUASE PLENO EMPREGO

Campos Neto não curtiu? Desemprego atinge o menor nível para agosto — mas parte dos economistas acha isso ‘ruim’

27 de setembro de 2024 - 11:42

Além da queda da taxa de desemprego próxima de uma situação de pleno emprego, o rendimento real dos trabalhadores cresceu

APOSTA SEM PIX?

Confira as mudanças que o Congresso quer fazer na Lei das Bets para limitar as apostas

27 de setembro de 2024 - 11:15

Inadimplência das famílias e problemas com vícios em apostas online levaram deputados e senadores a reverem a lei das bets – veja o que muda

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Transformando um inimigo em aliado: Com influência de estímulos da China perto de limite, Ibovespa mira no IPCA-15

25 de setembro de 2024 - 8:01

Analistas projetam aceleração da prévia da inflação em setembro em relação a agosto, mas desaceleração na leitura anual

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O Fim do Brasil não é o fim da História – e isso é uma má notícia

24 de setembro de 2024 - 20:01

Ao pensar sobre nosso país, tenho a sensação de que caminhamos para trás. Feitos 10 anos do Fim do Brasil, não aprendemos nada com os erros do passado

PRESIDENTE BRASILEIRO

Do embargo de Cuba a alfinetada em Elon Musk: os 5 principais temas do discurso de Lula na ONU

24 de setembro de 2024 - 16:16

O presidente tocou em temas sensíveis em nível global, citando as tentativas de resolução dos conflitos, extremismos políticos e regulação de empresas de tecnologia

Novo governo francês

França anuncia novo gabinete de centro-direita após vitória da esquerda nas eleições parlamentares; conheça os membros

21 de setembro de 2024 - 18:16

Novo premiê, Michel Barnier, montou gabinete já aprovado e anunciado pela presidência neste sábado

CONTAS PÚBLICAS

Governo descongela R$ 1,7 bi do Orçamento e projeção de déficit primário fica dentro da margem de tolerância de 2024; veja as projeções

21 de setembro de 2024 - 13:08

Contenção do orçamento cai de R$ 15 bi para R$ 13,3 bi, e estimativa de déficit primário recua de R$ 32,6 bilhões para R$ 28,3 bilhões

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dia de uma super decisão: bolsas amanhecem voláteis em meio à espera das decisões sobre juros no Brasil e EUA

18 de setembro de 2024 - 8:17

Enquanto as apostas de um corte maior crescem nos Estados Unidos, por aqui o Banco Central está dividido entre manter ou elevar a Selic

REONERAÇÃO SANCIONADA

Lula aprova lei de arrecadação de impostos que pode ‘abocanhar’ dinheiro esquecido nos bancos, mas com vetos

17 de setembro de 2024 - 12:40

Presidente sancionou as propostas de reoneração gradual da folha de pagamento e Tesouro Nacional pode usar dinheiro esquecido para calibrar contas públicas

FORA DO ARCABOUÇO

Dino estabelece ‘orçamento de guerra’ para combate a incêndios — e autoriza governo a emitir créditos fora da meta fiscal

16 de setembro de 2024 - 7:11

‘Orçamento de guerra’ para combate a incêndios tem modelo similar ao adotado durante a pandemia; liberação vale até o fim do ano

NO RADAR DO GOVERNO

Por que a volta do horário de verão é improvável — ao menos no curto prazo

15 de setembro de 2024 - 15:28

Essa política geralmente era adotada no mês de outubro de cada ano, até fevereiro do ano seguinte, mas foi extinta em 2019

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar