Eleições 2024: primeira pesquisa Datafolha para o segundo turno aponta Nunes à frente de Boulos em São Paulo
84% dos eleitores que votaram em Pablo Marçal (PRTB) declararam voto no prefeito que tenta a reeleição; entre os eleitores de Tabata Amaral (PSB), 50% migram para o candidato apoiado por Lula
A primeira pesquisa Datafolha após o fim do primeiro turno em São Paulo mostra o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 55% das intenções de voto e Guilherme Boulos (PSOL) com 33% na disputa do segundo turno no maior colégio eleitoral do país.
Segundo o levantamento, 10% dos entrevistados indicaram que votariam em branco ou nulo. Outros 2% não responderam. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.
Este é o primeiro levantamento de segundo turno produzido pelo instituto. Nos anteriores, os cenários testados envolviam também o coach Pablo Marçal (PRTB), que ficou em terceiro lugar na primeira etapa da votação.
Na última sondagem, divulgada na véspera do primeiro turno, a simulação de uma disputa direta entre Nunes e Boulos apontava a vitória do atual prefeito, com 52% contra 37%.
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores de São Paulo entre os dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (STF) é o SP-04306/2024.
Em relação aos eleitores que votaram em Marçal no primeiro turno, 84% agora indicam voto em Nunes, contra 4% que votam em Boulos. No eleitorado de Tabata Amaral (PSB), 35% têm como opção o atual prefeito, e 50% migram para o candidato apoiado pelo presidente Lula.
Eleições municipais: como impacta nos investimentos? Confira guia completo
Pesquisa espontânea
A pesquisa também apurou as intenções de voto no cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados.
Nesse formato, Nunes tem 41% das menções, ante 29% de Boulos. Outros 2% afirmaram que votariam "no atual" e também 2% votariam "no 15", em referência ao número de urna de Nunes.
Outros 4% deram respostas diversas; 10% votariam em branco ou nulo e 12% não souberam responder.
Decisão do voto
A maioria dos entrevistados (85%) afirmou já estar "totalmente decidido" sobre o voto. Os outros 15% afirmaram que ainda podem rever e mudar de decisão.
Entre os eleitores do atual prefeito, 85% disse estar decididos a votar nele, enquanto em Boulos esse índice é de 86%.
Escolha do candidato
A pesquisa questionou os entrevistados sobre se julgam o candidato que escolheram como "ideal" ou se votarão nele apenas porque "não há opção melhor".
A maioria (59%) afirmou não haver opções melhores, enquanto para 40%, o candidato é, sim, ideal.
Entre os eleitores de Nunes, 68% julgam que votam nele por falta de alternativa melhor, enquanto 31% o consideram ideal. Já entre o eleitorado de Boulos, 56% avalia que o psolista é ideal, enquanto 43% acredita que não há opção melhor.
*Com informações da Folha de S.Paulo e Estadão Conteúdo
Bolsa em alta, disparada do bitcoin (BTC) e encontro com o FMI: 5 coisas que aconteceram um dia após Javier Milei vencer as primárias na Argentina
O candidato de extrema-direita recebeu 30,04% dos votos, superando a chapa Juntos por El Cambio
Com 97% das urnas apuradas, Recep Tayyip Erdogan é reeleito presidente da Turquia para um mandato de mais cinco anos
A vitória de 52,15% foi sobre o representante do Partido Republicano do Povo (CHP) Kemal Kılıçdaroğlu, de 74 anos, de linha de esquerda social-democrata