🔴 TENHA ACESSO GRATUITO À CARTEIRA QUE RENDEU MAIS 200% DO IBOVESPA EM 9 ANOS – VEJA COMO

Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleições 2024 Curitiba: Eduardo Pimentel (PSD) vence Cristina Graeml (PMB) por margem bem mais confortável do que indicavam as pesquisas

Cristina Graeml terminou o primeiro turno com fama de “azarona”, mas não conseguiu derrotar Eduardo Pimental no tira-tema em Curitiba

Larissa Vitória
Larissa Vitória
27 de outubro de 2024
16:52 - atualizado às 18:11
Eleições 2024 em Curitiba terão segundo turno entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD)
Eleições 2024 em Curitiba terão segundo turno entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) -

Eduardo Pimentel (PSD) é o novo prefeito de Curitiba (PR).

Ele derrotou no segundo turno a candidata Cristina Graeml (PMB).

Se em algumas cidades brasileiras o segundo turno das eleições municipais ficou marcado pelos embates entre partidos de campos ideológicos opostos, em Curitiba a disputa se deu entre dois candidatos alinhados à direita.

No tira-teima, Pimentel venceu Graeml por uma margem bem mais confortável do que previam as pesquisas, algumas das quais apontavam para empate na margem de erro.

Graeml terminou o primeiro turno com fama de "azarona" após desbancar o ex-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), pela segunda vaga para a votação deste domingo (27).

Veja como ficou a apuração do 2º turno das eleições municipais de Curitiba:

{{ eleitorado }} Eleitores
{{ urnasApuradasPercentual }}% De urnas apuradas
Abstenções {{ abstencao }} ({{ abstencaoPercentual }}%)
Comparecimento {{ comparecimento }} ({{ comparecimentoPercentual }}%)
última atualização em {{ dataAtualizacao }} às {{ horaAtualizacao }}
Atenção! O TSE declara que nenhum eleito foi atribuído com a seguinte justificativa: {{ ausenciaDeEleitoMotivos }}
Outros candidatos
Nenhum resultado encontrado para "{{ search }}".
Válidos
{{ votosValidos }} ({{ votosValidosPercentual }}%)
Brancos
{{ votosBrancos }} ({{ votosBrancosPercentual }}%)
Nulos
{{ votosNulos }} ({{ votosNulosPercentual }}%)
Anulados
{{ votosAnulados }} ({{ votosAnuladosPercentual }}%)
Pendentes
{{ votosPendentes }} ({{ votosPendentesPercentual }}%)
Carregando...

Disputa entre bolsonaristas em Curitiba

As campanhas dos dois candidatos ao segundo turno em Curitiba ficaram marcadas pela divisão entre os políticos da direita brasileira.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, faz parte da coligação de Pimentel. Paulo Martins, do PL, é vice-prefeito da chapa.

Apesar disso, Bolsonaro fez um aceno a Graeml ainda no primeiro turno ao declarar que tinha "tremenda consideração pela candidata".

“Eu não abro voto por você, você sabe o porquê. Torço por você e ponto final”, afirmou ele em um vídeo utilizado pela campanha do PMB.

Segundo fontes ouvidas pela imprensa, o ex-presidente teria sinalizado que iria a Curitiba apoiar pessoalmente Graeml, mas teria sido convencido a cancelar a viagem por outros membros do PL.

Mas a "azarona" continuou utilizando as sinalizações anteriores de Bolsonaro em sua campanha e se posicionando como uma candidata "contrária ao sistema".

Vale relembrar que seu o prefeito eleito vem de uma família tradicional na política local. Ele é neto do ex-governador Paulo Pimentel e vice-prefeito de Curitiba desde 2017.

O partido de Pimentel também faz parte da base do governo Lula, mas o PT optou por manter-se neutro no segundo turno e o candidato do PSD conta com o apoio de adversários públicos do atual presidente, como o ex-deputado Deltan Dallagnol.

Um dos principais nomes da Operação Lava-Jato, Dallagnol descreveu Pimentel como "referência em criar e gerir cidades inteligentes e preparado para enfrentar os desafios complexos da cidade" em um vídeo publicado nas redes sociais.

"O Eduardo é casado, é dedicado a sua esposa e filhos, participa ativamente de estudos bíblicos e de oração. Ele estudou e viajou o mundo em busca de solução para os problemas complexos de nossa cidade, conhece Curitiba profundamente", disse o ex-procurador, acrescentando que Pimentel recebeu mentoria de "gestores empresariais e líderes religiosos".

Deltan também mencionou o vice de Pimentel, Paulo Martins (PL), lembrando que ele foi indicado por Bolsonaro para integrar a chapa e elogiando seu histórico de combate à "velha política do PT" e sua postura corajosa frente ao "autoritarismo" do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sobre Cristina, o ex-deputado reconheceu sua competência como jornalista, mas questionou sua capacidade como gestora. "Estamos falando de gerir milhares de servidores públicos, enfrentar problemas complexos e administrar um orçamento de R$ 15 bilhões", afirmou.

*Com informações do Estadão Conteúdo

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar