e-Título fora do ar? Eleitores reclamam de instabilidade no app e problemas na justificativa de ausência nas eleições 2024
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não se trata de uma instabilidade no e-Título, mas de uma “fila virtual” causada pelo grande número de acessos no aplicativo
Os eleitores brasileiros registram instabilidade no e-Título neste domingo (6) nas primeiras horas de votação do primeiro turno das eleições municipais de 2024.
Gerido pela Justiça Eleitoral, o aplicativo do título de eleitor digital pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação.
- Guia da SD Select reúne 4 pontos que o investidor precisa saber sobre as eleições municipais; veja como receber gratuitamente
Além destes usos, uma outra funcionalidade do app encontra-se “fora do ar”: a realização da justificativa pela ausência na votação.
Pela manhã, internautas reclamaram de instabilidades ou problemas no carregamento do e-título nas redes sociais. Inicialmente, os eleitores receberam uma mensagem de erro na plataforma, que solicitava o acesso novamente em alguns minutos.
Logo depois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que não se trata de uma instabilidade no e-Título, mas de uma "fila virtual" causada pelo grande número de acessos no aplicativo.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou que a instabilidade registrada no carregamento da via digital do título de eleitor se deu por causa de um alto número de acessos na parte da justificativa de ausência.
A ministra afirmou que, em um minuto, foram registradas 7,6 milhões de buscas. Porém, o tribunal corrigiu a informação e disse que houve um pico de acesso às 08h02, com 7.600 buscas por segundo, e depois passou para 2.300 novos acessos a cada segundo.
"O que se teve sobre e-Título no começo da manhã foi que nós tivemos um número enorme de pessoas e era apenas na parte de justificativa que acessaram ao mesmo tempo", comentou a presidente do TSE.
"Não houve problema algum. O que há é uma demora maior na resposta, considerando exatamente o número de acessos que foram feitos. À medida que eles iam sendo atendidos, se regularizou e voltou a resposta normal."
Vale lembrar que o TSE suspendeu a possibilidade de download do aplicativo neste domingo — e somente quem já possui a plataforma instalada no celular poderá fazer uso do e-Título nas votações.
O e-Título nas eleições de 2024
A justificativa de ausência pelo e-Título pode ser feita até às 17 horas deste domingo — que é quando acaba o prazo para a votação no primeiro turno das eleições de 2024.
Somente poderá justificar pelo app o eleitor que estiver fora do seu município de votação e que tiver baixado o e-Título até ontem (5). Confira aqui o passo a passo.
“O app dispõe de geolocalização, apenas permitindo a justificativa se a pessoa estiver, de fato, fora do seu domicílio eleitoral. Além disso, essa modalidade está disponível somente para os títulos em situação regular ou suspensa”, escreveu o TSE.
Hoje, também será possível justificar a ausência presencialmente nas seções eleitorais. A justificativa é obrigatória para eleitores com mais de 18 anos e com menos de 70 anos.
VEJA TAMBÉM — O que as eleições de 2024 revelarão sobre o Brasil: A REVANCHE DE BOLSONARO?
Para o eleitor poder apresentar apenas o e-Título na hora da votação, é necessário que já tenha cadastrado sua biometria na Justiça Eleitoral.
Caso não possua a biometria coletada, é possível votar nas eleições de 2024 — mas será preciso apresentar também outro documento oficial com foto.
Os eleitores que não puderem votar no primeiro ou no segundo turno das eleições de 2024 terão até 60 dias após cada fase da votação para justificar o voto pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, acessado pelos sites do TSE e dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).
*Com informações do TSE, Estadão e Globo.