Datafolha: Nunes e Boulos seguem empatados e lideram eleições em SP; Datena e Marçal aparecem em 3º; veja os resultados
A pesquisa encomendada pela Folha e divulgada nesta quinta-feira (8) aponta que Nunes tem 23% das intenções de voto, contra 22% de Boulos
Uma nova pesquisa sobre a intenção de votos para a Prefeitura de São Paulo mostra que o atual prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), segue empatado tecnicamente com o deputado Guilherme Boulos (PSOL) na disputa das eleições municipais.
O levantamento, realizado pelo Datafolha e divulgado nesta quinta-feira (8), aponta que Nunes tem 23% das intenções de voto, contra 22% de Boulos.
Segundo a pesquisa, o cenário é de estabilidade em relação à rodada anterior, feita há um mês. O atual prefeito e o deputado federal haviam marcado 24% e 23%, respectivamente. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, a diferença mínima configura empate técnico.
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) aparecem empatados em terceiro lugar, ambos com 14% das intenções de voto.
Na sequência, vêm a deputada federal Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo), pontuando com 7% e 4%, respectivamente.
Em seguida, aparecem João Pimenta (PCO), com 2%, e Altino (PSTU), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Os eleitores que dizem votar em branco ou nulo são 11%, enquanto 3% não responderam.
Pesquisa avalia cenário eleitoral sem Datena
A pesquisa também analisou um cenário em que Datena deixa a corrida eleitoral. Nesse caso, o prefeito Ricardo Nunes lidera com 26%, à frente de Boulos com 24%.
Já o influenciador Pablo Marçal aparece em terceiro lugar, com 14% das intenções de voto, seguido por Tabata, com 9%, e a pré-candidata do Novo, pontuando 5%.
Cenário espontâneo de votos
O levantamento eleitoral também considerou a intenção de voto espontânea, quando o eleitor declara o voto sem ver uma lista de nomes. Nesse cenário, Boulos segue à frente com 14%, seguido por Ricardo Nunes com 10%, Marçal e Datena (3%) e Tabata (2%).
O Datafolha ouviu 1.092 eleitores na capital paulista na última terça-feira (6) e na quarta (7). A margem de erro do levantamento, encomendado pela Folha de S.Paulo e registrado sob o número SP-03279/2024 na Justiça Eleitoral, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
- Qual é a melhor opção para se aposentar sem depender do INSS? Simule na nossa ferramenta gratuita
Pesquisa AtlasIntel: Boulos lidera intenções de voto em SP, mas é considerado menos preparado para lidar com áreas da gestão
Apesar de liderar as intenções de voto em São Paulo, o deputado federal e candidato à Prefeitura Guilherme Boulos (PSOL-SP) é considerado pelos eleitores menos preparado para lidar com áreas da gestão pública em comparação com seu maior rival na disputa, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Segundo a pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quinta-feira (8), Nunes aparece na frente de Boulos numericamente nas nove áreas apresentadas aos entrevistados.
Considerando os 2 pontos porcentuais da margem de erro do levantamento, Nunes lidera em seis das categorias apresentadas, enquanto empata tecnicamente nas outras três.
A pesquisa apontou Boulos à frente na intenção de votos com 33%, ante 25% no atual prefeito.
As dimensões em que o atual prefeito ganha com folga de Boulos são: limpeza urbana, obras públicas, saúde, ordem urbana e segurança pública, transporte público e pavimentação de ruas e calçadas.
Outras três categorias apresentam empate técnico entre os dois candidatos, ou seja, considerando a margem de erro da pesquisa: áreas verdes/lazer e meio ambiente, educação e cultura, turismo e eventos.
LEIA TAMBÉM: A segurança vai unir os dois? Boulos sugere trabalho conjunto com Tarcísio de Freitas se vencer a prefeitura de SP
Levantamento também avaliou o desempenho da Prefeitura
A pesquisa AtlasIntel ouviu 2.037 pessoas, entre os dias 2 e 7 de agosto. Registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código SP-05924/2024, o levantamento tem margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
O mesmo levantamento perguntou aos eleitores como eles avaliam o desempenho da Prefeitura nas mesmas áreas.
Apesar de os entrevistados considerarem Nunes melhor preparado que Boulos, em todas as categorias, as opções "ruim" ou "péssimo" ganharam das respostas "ótimo" ou "bom".
A pior avaliação da atual gestão foi ordem e segurança pública, com 46% dos entrevistados considerando o desempenho "péssimo" e outros 19% avaliando o trabalho como "ruim".
*Com informações da Folha e Estadão Conteúdo