🔴 AÇÕES, CRIPTOMOEDAS E MAIS: CONFIRA DE GRAÇA 30 RECOMENDAÇÕES

Bruna Martins
Bruna Martins
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
Conteúdo SD Select

Quanto investir na previdência privada? Acesse o simulador do Seu Dinheiro em parceria com o BTG Pactual e conheça seu plano ideal

Ferramenta é 100% gratuita e mostra o plano de previdência ideal para você, com projeções de rendimento e composição da carteira

Bruna Martins
Bruna Martins
30 de julho de 2024
16:00 - atualizado às 14:01
simulador de previdência privada aposentadora investimento
Imagem: Canva Pro

Você já parou para pensar em quanto precisa investir a partir de agora para poder se aposentar com tranquilidade? O ideal é que qualquer pessoa comece a planejar isso cedo, poupando aquele dinheiro que agora pode não fazer tanta falta – mas que, lá na frente, poderá prover uma velhice sem grandes problemas financeiros.

Afinal, a gente sabe que não dá para depender exclusivamente do INSS e da aposentadoria do governo para alcançar a qualidade de vida na terceira idade.

Para se ter ideia, atualmente, 28 milhões de brasileiros recebem apenas um salário mínimo de aposentadoria (ou seja, R$ 1.412 por mês), o equivalente a 69% do total de beneficiários do INSS no país.

Mas segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), o salário mínimo ideal para atender às necessidades básicas de uma família de quatro pessoas, em junho de 2024, seria equivalente a R$ 6.995,44.

Chegar a um número ideal para ser guardado todo mês pode não ser fácil – mas você não precisa tomar essa decisão sozinho. Para te ajudar, o Seu Dinheiro se uniu ao BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, e acaba de lançar o Simulador de Previdência.

Essa ferramenta online e 100% gratuita te mostra uma projeção de quanto é necessário investir mensalmente na previdência privada para atingir os seus objetivos financeiros dentro do prazo que você definir.

GRATUITO: ACESSE AQUI O SIMULADOR DE PREVIDÊNCIA 

Como funcionam os planos de previdência privada? Entenda melhor

Os planos de previdência privada têm como objetivo principal servir de complemento à aposentadoria fornecida pelo INSS, que é a Previdência Social no Brasil. 

Hoje existem diversas opções de planos disponíveis no mercado, oferecidos por bancos como o BTG Pactual e outras instituições financeiras. Ao contratar um plano de previdência privada, o investidor terá seu dinheiro aplicado em um determinado fundo de previdência.

Para você entender melhor, eles são como os fundos de investimentos tradicionais, com a diferença que seu foco principal está na construção de patrimônio no longo prazo.

Esses fundos possuem indexação em diferentes ativos (entre renda fixa e renda variável) e diferentes prazos de aporte e projeções de rentabilidade.

Por isso, cada opção é mais indicada para um objetivo e um perfil de investidor – desde os mais conservadores até os mais sofisticados. 

E é justamente nisso que o Seu Dinheiro e o BTG Pactual querem te ajudar. Com o Simulador de Previdência, você é capaz de identificar qual a melhor estratégia para ser adotada em busca da sua aposentadoria tranquila – ou seja, qual o plano de previdência privada mais indicado para você.

ACESSE O SIMULADOR GRATUITO E CONHEÇA O SEU PLANO DE PREVIDÊNCIA IDEAL

Conheça o tipo de previdência privada mais recomendado para você

Além de possuírem diferentes prazos de aporte e projeções de rendimento, os planos de previdência privada disponíveis no mercado também se dividem entre dois tipos principais: o PGBL e o VGBL.

O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é sugerido principalmente para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda. Isso porque o valor depositado todos os meses nesse tipo de plano pode ser deduzido em até 12% da sua renda tributável anual e, com isso, é possível aumentar a restituição.

Ou seja, o consumidor recebe de volta o dinheiro que pagou de imposto ao longo do ano. No entanto, o IR é cobrado no resgate total ou parcial (recebimentos mensais, por exemplo) do plano sobre todo o saldo resgatado.

Já o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) costuma ser sugerido para quem não declara Imposto de Renda ou faz a declaração simplificada, uma vez que ele não oferece a possibilidade de dedução fiscal. 

Mas a vantagem desse plano é que, no momento do resgate, o desconto do IR incidirá apenas sobre os rendimentos acumulados.

Regime progressivo ou regressivo?

Existem, ainda, dois modelos de tributação dentre os planos de previdência privada.

O primeiro deles é o progressivo, em que as alíquotas aumentam com o passar do tempo e de acordo com o montante anual investido, indo de 0% até 27,5%. 

Já no regime regressivo, as alíquotas de IR independem do valor resgatado, estando atreladas apenas ao prazo entre cada aporte e seu resgate. Elas começam em 35% (até 2 anos) e vão até os 10% (acima de 10 anos).

PREVIDÊNCIA PRIVADA: DESCUBRA AQUI QUAL O TIPO DE PLANO E REGIME RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Muito além da aposentadoria: previdência privada também ajuda a alcançar outros objetivos

A previdência privada é um investimento que se destaca por viabilizar uma velhice tranquila, de forma a complementar a renda da aposentadoria.

Mas ela também pode ajudar no alcance de outros objetivos, como:

  • Aumentar o patrimônio de maneira crescente;
  • Aproveitar os benefícios do Imposto de Renda; e
  • Garantir segurança financeira para a sua família.

O Simulador de Previdência do Seu Dinheiro, em parceria com o BTG Pactual, te ajuda a encontrar o plano mais recomendado para você – independentemente de qual seja o seu propósito com esse investimento. 

Além disso, se você já possui um plano de previdência privada, a ferramenta pode fornecer uma sugestão de portabilidade personalizada, visando a alcançar seus objetivos financeiros de forma mais eficiente.

GRATUITO: FAÇA SUA SIMULAÇÃO DE PREVIDÊNCIA AGORA

Acesse agora o Simulador de Previdência em parceria com o BTG Pactual

O Simulador de Previdência é uma ferramenta 100% gratuita. Para utilizá-lo, tudo o que você vai precisar fazer é informar dados como:

  • Seu investimento inicial;
  • Quanto pretende guardar por mês;
  • Por quanto tempo deseja manter o investimento, antes de iniciar o resgate;
  • Qual tipo de declaração de IR costuma utilizar (completa ou simplificada);
  • Se já contribui para o INSS e qual a sua renda mensal.

Além disso, antes de mostrar o plano mais recomendado para você, o simulador também considera o seu perfil quando o assunto são finanças: iniciante, tradicional (com foco em segurança), antenado às novidades ou muito experiente.

Com todos esses dados, o Simulador de Previdência do Seu Dinheiro junto com o BTG Pactual é capaz de te mostrar um resultado em poucos minutos. 

Você descobrirá, sem precisar pagar nada, qual o tipo de plano e tributação mais recomendados para você, a composição da carteira recomendada (entre renda fixa e renda variável) e a projeção do rendimento da carteira (dentro do período indicado e de acordo com os valores de investimentos informados).

Faça agora mesmo a sua simulação e garanta a tranquilidade financeira na terceira idade com a previdência privada:

Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar